QUALIDADE DE VIDA

Rúcula

rucur1A rúcula é uma hortaliça procedente de áreas do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental. Integra a família das Crucíferas, em conjunto com o nabo, o repolho, os brócolis, o agrião, o rabanete e as couves, entre outros. A rúcula cresce entre 10 e 15 centímetros de altura, com folhas alongadas e recortadas. O crescimento é rápido e forma pequenas touceiras. Seu sabor forte não passa despercebido; possui uma legião de apreciadores e está presente em saladas deliciosas, outros não suportam seu sabor picante.

USOS E PROPRIEDADES

A rúcula tem grande quantidade de vitaminas A e C, potássio, enxofre e ferro. Exerce uma função especial sobre o funcionamento dos intestinos, atuando como antiinflamatório nas colites. É usada em saladas cruas. O suco da rúcula, combinado com o de agrião, provoca uma verdadeira limpeza e desintoxicação do organismo. Mas como o sabor delas é muito forte, e aconselhável misturá-los ao de laranja ou cenoura. Também é indicada no tratamento de gengivites; basta ingerir algumas folhas frescas junto com os talos, pela manhã, mastigando bem, após a higiene da boca e dos dentes.

ÉPOCA

Produz melhor no outono e inverno, quando o clima é mais ameno. Na época quente do ano, solta flores amarelas ou brancas, seu crescimento diminui e a qualidade das folhas é prejudicada. Nas áreas de verão mais suave, pode ser semeada o ano inteiro. Em regiões mais quentes, os melhores meses vão de março a agosto.

No Sitio, produzimos rúcula o ano todo. Isso tem sido possível, porque nosso cultivo é feito em estufas, que as protege do calor e das chuvas de verão. Em anos anteriores, as folhas ficavam muito furadas e a produção caia bastante. Com o cultivo em estufas, colhemos também a Rúcula Baby, isto é, folhas colhidas muito jovens, quando estão com apenas 6 cm de altura. A textura é muito macia, e o sabor mais delicado. Colhemos nossa rúcula diariamente; com isso nossos clientes recebem o produto sempre fresco.

Leia também - A moda da honestidade e moralidade

AO COMPRAR

As folhas devem estar firmes e brilhantes. Ao adquirir um molho, observe se os talos das folhas não estão quebrados; com são muito finos, as folhas ficam caídas e murcham com mais facilidade. Nesse caso, terá que consumi-las o mais rápido possível. As folhas mais novas tem sabor mais delicado, quanto maior a folha, mas picante ela se torna.

ARMAZENAMENTO

Guarde-a em saco plástico na geladeira, e utilize o mais rápido possível, pois a rúcula mela com facilidade.

PREPARAÇÃO

Lave bem as folhas, uma a uma, sob água corrente. Você pode descartar os talos mais longos, mas eles são tão saborosos quanto as folhas. Retire algum pedacinho de raiz que possa estar preso ao talo, e deixe escorrer. Se você usar uma centrifuga de folhas para escorrê-las, não ponha muitas ao mesmo tempo, pois quebram com facilidade. A rúcula pode ser usada em saladas, sozinha ou misturada com alfaces diversas. É também usada em risotos, massas, tortas, e é deliciosa em sanduíches, principalmente se combinada com tomate, tomate seco, e mussarelas de búfala.

RECEITAS
SALADA DE RUCULA, TOMATE E RICOTA

Ingredientes:

6 xícaras de folhas de rúcula, já lavadas e escorridas
½ xícara de tomates cereja
200 gramas de ricota, cortada em cubos pequenos
2 colheres das de sopa de alcaprras escorridas

Ingredientes para o Molho Vinagrete:

1 colher das de sopa de vinagre balsâmico
3 colheres das de sopa de azeite extra virgem

rucur2

Modo de fazer:

Coloque as folhas de rúcula em uma vasilha grande.
Em uma vasilha menor, misture bem o vinagre e o azeite. Com metade do molho, tempere as folhas de rúcula.
Arrume as folhas em uma travessa ou em pratinhos individuais.
Coloque os tomates cereja e a ricota sobre as folhas e tempere com o restante do molho. Salpique a salada com as alcaparras e sirva imediatamente.
Serve 6 pessoas.

Descrição e característica da planta

A rúcula é uma hortaliça herbácea, folhosa, anual, porte baixo, com 15 a 20 centímetros de altura.

A folha é a parte comestível e comercial da planta. A sua cor é verde-clara a verde-escura, forma alongada, profundamente recortada, tenra, sabor picante e, em condições de alta temperatura, ficam rijas, menores, picantes e amargas. Nestas condições, as plantas florescem precocemente.

Elas se desenvolvem bem em condições de clima ameno, solos férteis, ricos em matéria orgânica e com boa disponibilidade de água durante todo o desenvolvimento vegetativo. Como a planta não tolera solos encharcados, recomenda-se preparar canteiros no local de plantio. Em regiões de clima ameno, consegue-se produzir o ano todo. A propagação é feita por sementes.

A semeadura pode ser feita diretamente nos canteiros ou em bandejas próprias para produção de mudas e depois elas são transplantadas nos canteiros. A colheita é feita 30 a 50 dias após a semeadura, através da retirada de folhas mais velhas ou pelo corte das plantas, em torno de 2 centímetros acima do solo para permitir a rebrota.

A rúcula pode ser cultivada nos canteiros em campo aberto ou em ambiente protegido (estufas), ou em hidroponia. A hidroponia é um sistema que não utiliza o solo como substrato, mas a água, onde são colocados todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Neste caso, o início da colheita é mais precoce do que as conduzidas em condições de campo. É importante informar que a produção hidropônica e a produção orgânica são dois sistemas de produção bem diferentes.

Produção e produtividade


A rúcula é uma hortaliça muito consumida e importante, principalmente no sul da Europa, no Egito e no Sudão. Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, é uma hortaliça bem conhecida e consumida. A produtividade normal é de 1.700 a 2.000 maços por hectare. Cada maço é constituído por um feixe de folhas e talos com cerca de meio a um quilo de peso. Os estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil são os maiores produtores dessa hortaliça.

Utilidade


As folhas e talos jovens podem ser consumidos ao natural, crua ou cozida, em saladas, massas, pizzas e outras receitas. São ricas em vitamina C, minerais como ferro, potássio e enxofre. A planta é considerada medicinal, com propriedades antiinflamatória, digestiva, estimulante e diurética.

Fonte: globoruraltv.globo.com

Rúcula

A rúcula é membro da mesma família do brócolis e do repolho e assemelha-se ao dente-de-leão. Tem saber picante e apimentado quando cultivado durante os meses frios da primavera e outono, e um sabor mais forte, parecido com o da mostarda, se colhido durante o verão. A rúcula é uma das verduras mais nutritivas dentre todas as usadas nas saladas, além disso tem baixa quantidade de calorias. Uma xícara contém apenas 12 calorias. A verdura pode ser preparada crua, em saladas, ou até mesmo refogada. Ao comprá-la certifique-se de que as folhas estejam bem verdes, firmes e viçosas. Se as folhas estiverem amareladas, murchas ou com pequenos pontos pretos, não servem para o consumo.

Propriedades Nutricionais

Apresenta grandes quantidades de cálcio e de outros minerais como ferro, fósforo, potássio, sódio, manganês e magnésio. Além disso, possui vitamina C e betacaroteno (próvitamina A).

Leia também - Tâmara: benefícios para saúde

Valor Calórico

100 gramas de rúcula crua fornecem 19 calorias

Propriedades Medicinais

Ajuda no funcionamento do intestino, atuando como antiinflamatório nas colites.

Informação Nutricional

A rúcula é uma boa fonte de vitaminas A, C e sais minerais, principalmente cálcio e ferro. Auxilia na prevenção da anemia e é um excelente estimulante de apetite.

Porção: 100 g
Kcal: 17,22
Carboidrato: 2,03
Proteína: 1,60
Gordura: 0,30
Fibras: 1,47
Colesterol: 0

Conhecida também como mostarda persa, é uma planta da família da mostarda. A rúcula tem sabor picante, porém mais forte e amarga do que a mostarda. Informação Nutricional: Rica em vitamina A e C, e sais minerais principalmente cálcio e ferro. Auxilia na prevenção da anemia e excelente estimulante de apetite.

 

Fonte: www.sitiodomoinho.com
www.geocities.com
https://www.portalsaofrancisco.com.br