QUALIDADE DE VIDA

O Exercício Cerebral de 6 Passos que Steve Jobs usava para estimular sua criatividade

jobmen1Até mesmo um cérebro aparentemente calmo pode ser um lugar incrivelmente ocupado. É realmente só através da meditação que aprender a trabalhar com – não mudarmos – este nível de ocupação. Gosto dessa colocação de Steve Jobs – um pensador criativo por excelência: “Se você simplesmente sentar e observar, vai ver quão inquieta é sua mente. Se você tentar acalmá-la, só irá piorar as coisas, mas com o tempo ela se acalma, e quando isso acontece, há espaço para ouvir as coisas mais sutis – é quando sua intuição começa a florescer e você começa a ver as coisas mais claramente e está mais no presente. Sua mente apenas fica mais lenta, e você vê uma tremenda expansão no momento. Você vê muito mais do que podia ver antes.”

O que Steve descreveu neste trecho é a meditação Zen. Steve descobriu a prática quando visitou a Índia na década de 70. Nos anos que se seguiram, ele continuou a praticar e aprimorar suas técnicas de meditação e sensibilização. Isso era inédito no mundo dos negócios no momento. Mas hoje, Meditação Zen é praticamente onipresente nas mentes criativas. Aqui estão 6 passos simples juntados por Geoffrey James, um amigo de Steve Jobs.

Passo 1

Sente-se de pernas cruzadas em um lugar tranquilo e pacífico. De acordo com a religião hindu, a pose de pernas cruzadas desperta ‘kundalini’ – a energia dormente no corpo.

Passo 2

Feche os olhos e se concentre em seus pensamentos existentes. Seu objetivo não é mudá-los ou torná-los mais simples; tudo o que você está tentando fazer é prestar atenção a eles. Preste atenção em como seus pensamentos saltam de um assunto para outro. Faça isso por cinco minutos.

Passo 3

Você está observando um fluxo selvagem, louco? Budistas se referem a isso como a “mente de macaco”. Nesta etapa, você vai tentar mudar o foco para a sua “mente boi.” A “mente boi” está ciente do caos em torno dela, mas simplesmente contempla a vida.

Leia também - 10 coisas que você não deve fazer quando visita um recém-nascido

Passo 4

Conforme você percebe-se brincando com a ideia de sua “mente boi,” peça ao seu cérebro para abrandar. Não tente forçá-lo; basta pedir. Geoffrey James recomenda este método: “Tente imaginar o seu boi interior andando sem pressa por uma estrada rural. Esta imagem mental deve ajudar a pacificar o seu macaco interno. Não espere que ele adormeça instantaneamente. Macacos são naturalmente inquietos! No entanto, em breve você vai perceber que o seu macaco interno irá tornar-se mais calmo, e menos propenso a agitação. “ Quando você sentir que sua “mente boi” assumiu o controle, passe para o próximo passo.

Passo 5

Continue concentrando-se em sua “mente boi.” Você deve sentir a sua respiração a abrandar. Vai se tornar ciente das sensações em seu corpo, como o fluxo de ar. Conforme você abrir os olhos, o mundo parecerá muito diferente. Os objetos ao seu redor devem aparecer exatamente como seus pensamentos – não exigindo mudança.

Passo 6

Continue praticando. Com o tempo, você vai ficar em sintonia consigo mesmo. Idealmente, a meditação se tornará um instinto. Sempre que você se deparar com um problema que não consegue resolver, irá recorrer à prática de meditação Zen.

Fonte: David Wolfe
           https://osegredo.com.br