QUALIDADE DE VIDA

A Ciência por Trás dos Efeitos Curativos do Gengibre

Ogenbu1 gengibre é uma daquelas plantas amplamente conhecida por ter benefícios para a saúde, mas de alguma forma ele não é reconhecido pela medicina convencional. Ele tem sido usado por diferentes culturas durante séculos, não apenas como tempero, mas também como tratamento medicinal para uma variedade de condições. E a ciência moderna concorda, conforme comprovado por um grande número de estudos compilados pelo site Green Med Info, sobre as condições de saúde que o gengibre pode ajudar a remediar.

A parte comestível do gengibre é uma porção da raiz chamada rizoma. Tem um sabor e aroma distintos e pode ser apreciado como é, em forma de chá, seco e em pó, ou até mesmo cristalizado. É rico em vários fitoquímicos que o tornam um remédio caseiro eficaz, bem como um tratamento natural para uma variedade de condições.

Náusea

Alguns recomendam o gengibre para náusea; conselhos que a pesquisa com mérito. Um estudo controlado comparou os efeitos do gengibre e de um placebo em cadetes navais enjoados. Os pesquisadores descobriram que aqueles que tomaram gengibre relataram menos sintomas de enjoo, incluindo vômitos e náuseas. Uma combinação de proteína e gengibre também demonstrou ter efeitos benéficos em pacientes com câncer que estão passando por náusea pós-quimioterapia, bem como mulheres grávidas. Os autores do estudo atribuíram isso não apenas às propriedades naturais anti-náuseas do gengibre, mas também à sua capacidade de reduzir a disritmia gástrica.

Dor muscular

Aqueles que gostam de se exercitar acham que o gengibre é uma planta maravilhosa, com sua capacidade de aliviar a dor muscular de início tardio resultante de uma atividade desacostumada ou de um exercício excêntrico. Isso é atribuído à capacidade do gengibre de prevenir a inflamação, bem como às suas propriedades analgésicas. Tomar gengibre também ajudou a melhorar a amplitude de movimento dos músculos afetados. O estudo usou cápsulas contendo gengibre seco.

Doença cardíaca

Leia também - Soja x Soja Fermentada


Existem muitos fatores que contribuem para o risco de doenças cardíacas e o gengibre ajuda a abordar muitos deles. Por exemplo, um estudo mostrou seus benefícios contra níveis elevados de colesterol, uma causa comum de aterosclerose e ataque cardíaco. Um estudo clínico de dupla ocultação controlado determinou que o gengibre possui potentes habilidades de redução de lipídios, causando maiores reduções nos níveis de triglicérides e colesterol do que o placebo. Um estudo separado descobriu que o gengibre pode reduzir a pressão arterial, bloqueando os canais de cálcio dependentes de voltagem. Isso faz com que o gengibre seja um remédio eficaz para a hipertensão, uma condição que prejudica não apenas o coração, mas também os rins.

Obesidade

Ir além do peso recomendado aumenta o risco de muitas doenças, incluindo diabetes e problemas cardíacos. Verificou-se que o gengibre aumenta os efeitos térmicos dos alimentos, resultando em uma sensação de saciedade e desencorajando a ingestão de alimentos. O tempero faz isso sem alterar parâmetros metabólicos ou hormonais nos participantes. Os pesquisadores interpretaram essas descobertas como uma demonstração da capacidade do gengibre de ajudar na perda de peso.

Câncer

O câncer, em todas as suas formas, é talvez uma das doenças mais temidas hoje em dia. Testes sobre os efeitos do gengibre em vários tipos de câncer mostraram, até agora, resultados promissores. Uma vez que esse teste descobriu que o extrato de gengibre poderia inibir o crescimento e proliferação de tumores de câncer de pâncreas. Além disso, causou a morte de células como resultado da reciclagem celular ou autofagia – das células cancerígenas. Outro estudo estabeleceu que o gingerol, um composto encontrado no gengibre, pode ajudar a matar as células cancerígenas da mama. O que torna isso ainda mais notável é que o gingerol fez isso de forma seletiva, o que significa que causou pouco ou nenhum dano às células normais, ao contrário de muitos tratamentos convencionais de câncer hoje em dia.

Doenças caninas

Os benefícios do gengibre não são apenas para humanos; eles também podem ser para cães. Um estudo relatou que a administração intravenosa de gengibre pode ser um tratamento eficaz contra dirofilariose, um parasita comum em cães.

Fonte: http://www.noticiasnaturais.com