QUALIDADE DE VIDA

Estamos na 'era da distração' - entenda o valor de se desconectar

deconec107/07/2015, por John rennie Short - Uma experiência comum: você está caminhando pela rua e alguém vem em sua direção. Você o vê, mas ele não vê você. Ele está mandando uma mensagem, ou olhando para o celular. Está distraído, tentando fazer duas coisas ao mesmo tempo: caminhando e se comunicando. Também existe o famoso caso do motorista no telefone: ele está dirigindo ou muito devagar ou muito rápido, apenas parcialmente ligado no que está acontecendo ao seu redor. Conectado a alguém em outro lugar, não está presente no aqui e agora. Essas ocorrências são comuns o suficiente para batizarmos nossa época de 'a era da distração'.

Uma condição perigosa

A era da distração é perigosa. Um relatório recente feito pelo Conselho de Segurança Nacional mostra que caminhar e mandar mensagens aumenta o risco de acidentes. Mais de 11 mil pessoas se machucaram em 2014, nos EUA, ao andar e falar em seus telefones. Ainda mais perigoso é o motorista distraído. Eles possuem uma velocidade maior, mudam de faixa menos vezes do que o necessário e, em geral, tornam a direção mais perigosa e menos eficiente para aqueles ao seu redor. O envio de mensagens durante a direção resultou em 16 mil fatalidades nas estradas entre 2001 e 2007. Mais de 21% dos acidentes de carro agora são atribuídos a motoristas falando em seus celulares e 5% a motoristas mandando mensagens.

Problemas cognitivos

Fazer muitas tarefas relativamente complexas ao mesmo tempo, como operar um celular para mandar mensagem enquanto falamos ou dirigimos, não é um uso eficiente do nosso tempo e também é um mau uso de nossas habilidades. Somos usuários de informações mais eficientes quando nos concentramos em uma tarefa por vez. Quando tentamos fazer mais de uma coisa, sofremos com a cegueira de atenção, uma falha ao reconhecer outras coisas, como pessoas caminhando em nossa direção ou outros motoristas. Adeptos do 'multitask' têm uma menor performance em testes de reconhecimento de padrões ou de memória. Em um estudo que se tornou clássico, pesquisadores de Stanford descobriram que os multitaskers eram menos eficientes por serem mais suscetíveis ao uso de informações irrelevantes e de memórias inapropriadas.

Leia também - Os 14 Benefícios do Suco da Melancia Para Saúde

O multitask também pode não ser bom para a sua saúde. Uma pesquisa, feita em 2010, que analisou 2 mil meninas de 8 a 12 anos nos EUA e no Canadá descobriu que usar muitas mídias ao mesmo tempo estava associado com indicadores sociais negativos. Já o contato cara a cara é associado com indicadores positivos como sucesso social, sentimento de pertencimento e mais horas de sono. Mesmo que o mecanismo causal ainda precise ser compreendido - o que causa o que (multitask causam os traços negativos ou o contrário?) - a conclusão é que o multitask não é uma fonte de felicidade.

Criaturas que buscam distração?

Existe uma série de razões por trás desse crescimento da distração. Um dos motivos mais citados é a pressão do tempo. Existe menos tempo para fazer tudo o que precisamos. Então o multitask seria o resultado da pressão para fazer mais coisas no tempo limitado. Mas vários estudos apontam para o uso discricionário do tempo entre os mais ricos, especialmente entre os homens. Essa superlotação do tempo varia entre gênero e classe. E, paradoxalmente, é um empecilho menor para quem o articula mais.

Mesmo com a superlotação do tempo sendo uma realidade, especialmente para muitas mulheres e grupos de baixa renda, a era da distração não é simplesmente um resultado disso. Também pode ser um reflexo de outra forma de existir. Precisamos reconsiderar o que significa ser humano, não como seres que pensam continuamente e completam tarefas, mas como criaturas que buscam por distrações e querem escapar a prisão do 'aqui e agora' com o apelo constante de outra pessoa ou outro lugar. O teórico de mídia Douglas Rushkoff afirma que nossa noção de tempo foi transformada em uma conjugação distorcida do presente que ele chama de 'digifrenia', o efeito criado pelas mídias sociais de estarmos em vários lugares e de termos mais de uma identidade.

Também há algo mais triste. As mensagens, emails e ligações constantes, especialmente em locais públicos, podem ser menos sobre comunicação com outras pessoas e mais sobre sinalizar aos outros que você é ocupado, importante e conectado, que você existe em mais lugares do que aqui e agora. Há um status em ser altamente conectado e constantemente comunicativo. Isso pode explicar porque tanta gente fala tão alto em celulares em locais públicos.

Reações

A era da distração é tão recente que ainda precisamos compreênde-la totalmente. Por vezes a arte é uma boa mediadora das questões mais novas. Uma instalação em vídeo feita por Siebren Verstag é chamada de "Nem lá e nem lá". Consiste de duas telas. De um lado tem um homem olhando para seu telefone. Devagarmente sua forma se desmancha quando pixels se movem para a tela adjacente. A forma do homem se move de tela para tela, em dois lugares ao mesmo tempo, mas em nenhum de forma completa. Um estudo que analisou o efeito de banir celulares em escolas descobriu que o desempenho acadêmico melhorava bastante sem os eletrônicos, com as maiores melhoras sendo as de estudantes de notas mais baixas. Eles ganhavam o equivalente a uma hora a mais de aprendizado por semana. Em muitos câmpus universitários, professores possuem uma política de 'laptops fechados' depois que foi notado que os estudantes usavam o computador para ver emails, fuçar na internet e distrair os vizinhos. Isso foi confirmado por estudos que mostravam que 'donos' de laptops abertos aprendiam menos e lembravam menos das aulas do que estudantes que não usavam o computador em aula.

Estamos testemunhando uma mudança cultural que ocorre com o banimento de eletrônicos, o uso de celular está sendo controlado em certos lugares públicos e políticas proibem o envio de mensagens na direção. Isso é reativo. Também precisamos de uma etiqueta cívica proativa para que o pedestre, motorista e outros naveguem por novos códicos de comportamentos públicos. Muitos cafés na Austrália, por exemplo, não permitem que pessoas peçam nada no balcão enquanto estão nos celulares.

Leia também - MUITA atenção com a soja

Mais clubes de golfe estão banindo os celulares no campo e é ilegal em 38 estados dos EUA que motoristas novos usem celulares enquanto dirigem. Também há a decisão pessoal, disponível a todos nós, uma prevista pelo escritor e crítico social Siegfried Kracauer, que viveu de 1889 a 1966. Em um artigo de jornal sobre o impacto da modernidade, publicado em 1924, ele reclamou do estímulo constate, da publicidade e da mídia de massa que conspirava para criar uma receptividade permanente que é bem parecida com o nosso mundo de mensagens e celulares.

Uma das respostas, argumentava Kracauer, é se render ao sofá e não fazer nada para atingir um tipo de 'felicidade que é de fora deste mundo'.

Uma resposta radical é se desconectar, viver no momento e se concentrar em fazer uma coisa importante por vez. Tente por uma hora, depois por um dia. Você pode até ligar para seus amigos para falar da sua missão - só não enquanto caminha, dirige, trabalha, ou falando alto em um espaço público.

*John Rennie Short é professor de Políticas Públicas na University of Maryland.

Esse texto foi publicado primeiramente no The Conversation