11 Fertilizantes e Pesticidas Orgânicos Feitos em Casa

    pestis topoPara quem tem desejo de cultivar, não importa se em uma varanda, um jardim ou em uma horta, o importante é fazê-lo! Mas muitas vezes plantar não é fácil e para complicar o trabalho, já duro e cansativo, chegam uma infinidade de insetos e parasitas que, se não forem controlados, podem estragar nossas plantas e frustrar nossos esforços. Abaixo sugerimos algumas "receitas" para fazer fertilizantes e repelentes 100% orgânicos, que vão ajudar você a manter afastados insetos indesejáveis, respeitando plenamente a natureza e sua saúde.

    1) O Estrume

    Existe maneira melhor para enriquecer o solo do seu jardim ou quintal que o bom e velho esterco? Você pode comprá-lo em lugares especializados ou, melhor ainda, produzi-lo (para evitar resíduos de medicamentos e de cereais transgênicos), se você tiver animais como galinhas, cabras e coelhos (alimentados sem rações e cereais transgênicos). As fezes deste último são aquelas com a maior taxa de nitrogênio e podem ser usadas espalhando-as diretamente à terra. Aquelas dos outros animais, em geral, devem ser bem curtidas antes (composteiras).

    2) Inseticida Spray de Alho e Cravo

    O alho é um poderoso repelente natural, capaz de desencorajar muitos insetos e espantá-los para outros lugares. Para preparar o nosso inseticida, batemos no liquidificador uma cabeça de alho com alguns cravos da índia, juntamente com dois copos de água até obter um composto bem homogêneo. Deixe-o descansar por um dia para depois ser misturado em 3 litros d’água. A mistura assim obtida pode ser vaporizada com um spray, diretamente sobre as folhas das plantas.

    Leia também - Benzoato de sódio e 10 dicas para evitar conservantes prejudiciais

    3) Chá de Urtiga

    Quantas vezes você, sem querer, acabou tocando uma folha de urtiga e ficou sentindo aquela coceira irritante? Bem, a urtiga pode não ser tão irritante assim quando se torna uma grande aliada para seus cultivos. Calce um par de luvas grossas e colha um pouco de urtiga. Coloque-as de molho em um balde cobrindo-as com água e deixe-as descansar por pelo menos uma semana e estará pronto o seu novo fertilizante líquido 100% orgânico.

    4) Inseticida Spray de Tomate

    As folhas de tomate são ricas em alcaloides, excelentes repelentes para pulgões, vermes e lagartas. Encha dois copos com folhas de tomate picadas e adicione água. Deixe descansar por pelo menos uma noite e dilua a mistura em outros dois copos d’água. Pronto! pode pulverizar seu spray de tomate sobre as plantas. Mantenha o repelente longe dos animais domésticos pois, pode ser tóxico à eles.

    5) Cascas de Ovos

    pestis2

    As cascas de ovos são um ingrediente interessante para o nosso jardim. Elas possuem um duplo benefício, podem ser usadas seja como fertilizantes seja como repelentes, em pedaços ou trituradas. Se trituradas, polvilhe o pó sobre a base das suas plantas, ou use pedaços, criando uma espécie de anel na base da planta: esta barreira pode afastar os caracóis e algumas lagartas.

    6) Tabaco Macerado

    40 gramas de fumo de corda ou de rolo. Encontrado em agropecuárias.
    100 gramas de sabão de coco ou de sabão neutro
    2 litros de água

    Como preparar: Corte o fumo em pedacinhos, o sabão em quadradinhos, misture tudo com a água e deixe descansar por no mínimo 24 horas.
    Passe o líquido em um coador para retirar os restos do fumo e impurezas. Use o líquido para pulvelizar as plantas.

    7) Inseticida Spray de Pimenta

    A pimenta é um excelente repelente natural contra pragas. Para preparar o spray, bata no liquidificador em alta velocidade por 2 minutos, cerca de 6 a 10 pimentas (qualquer tipo) com dois copos d’água. Deixe a mistura descansar durante a noite. No dia seguinte, filtre-a e adicione um copo d’água. Despeje o líquido no pulverizador e pronto!

    8) Adubação com Ervas

    Seu gramado não está tão verde como você gostaria? Não se preocupe, basta apenas um simples cuidado: quando você cortar a grama não a recolha, deixe-a no chão! Será uma valiosa fonte de nitrogênio. A grama recém cortada, por ser muito curta, decompõe-se rapidamente, enriquecendo o solo de nutrientes e fazendo o seu gramado ficar mais verde do que nunca!

    9) Adubação com a Borra do Café

    pestis3

    Se você ama e bebe muito café, não jogue fora sua borra que é uma excelente fonte de nitrogênio para o solo, além de ser rica em antioxidantes. Adicione a borra à sua compostagem ou polvilhe-a diretamente sobre o solo.

    Leia também - A conjuntivite pode ser aliviada com remédios caseiros!

    10) Nematóides Amigos

    Eu sei, pode parecer estranho existirem vermes amigos de seu jardim, mas è verdade! Muitas vezes, para controlar a população de pragas são necessárias outras pragas, ou melhor, outros insetos antagonistas. Este tipo de Nematóide bom é capaz de matar muitas de suas pragas do seu jardim, incluindo besouros, gorgulhos e muitos outros. Você pode comprá-los em lojas especializadas.

    11) Façamos Compostagens!

    pestis4

    A compostagem é definitivamente um dos métodos mais simples e eficazes para enriquecer o solo e fazer o seu jardim florescente e produtivo. O que você precisa é de restos de comida e de todas as substâncias ricas em nitrogênio, como grama, folhas ou palha. Você pode fazer a compostagem mesmo vivendo na cidade. Como vimos, podemos fazer muito para preservar nossas lavouras sem o uso de produtos químicos e poluentes. Mais uma vez é a natureza que nos dá soluções para os problemas.

    O Processo

    Por Nathalia Brancalleão - O processo de compostagem é formado por três fases. Na primeira fase, conhecida como mesolífica, os microrganismos mesófilos, que atuam em temperaturas próximas da temperatura ambiente, metabolizam principalmente nutrientes mais fáceis de serem degradados, como moléculas mais simples. O tempo médio de duração dessa fase é de 15 dias.

    A segunda fase é a fase termofílica, com a presença de microrganismos que sobrevivem em temperaturas mais elevadas (entre 65° a 70°). Esses microrganismos degradam compostos mais complexos e há eliminação de agentes patológicos e metais pesados. A fase termófila dura em torno de dois meses. E por fim, a última fase é a de maturação, em que a atividade microbiana diminui, juntamente com a temperatura e acidez do material. O composto final é o húmus, matéria orgânica livre de toxicidade, metais pesados e patógenos. O húmus é um composto rico em matéria orgânica com nutrientes minerais, que pode ser utilizado em hortas e jardins como adubo orgânico. Na agricultura, pode ser utilizado como substituto de fertilizantes sintéticos, devolvendo ao solo todos os nutrientes que necessita.

    Com a popularização da técnica de compostagem, as composteiras ganharam mais espaço nas casas das pessoas. A composteira é o local em que a matéria orgânica é depositada e processada, transformando lixo orgânico em adubo. No mercado é possível encontrar diferentes tipos de composteiras, de diferentes formas e tamanhos. E, para os mais animados, é possível encontrar na internet vários tutoriais de “como fazer sua própria composteira”.

    Leia também - Comprometimento da equipe requer ambiente propício

    A compostagem traz muitas vantagens para o meio ambiente e para a saúde pública. A principal vantagem é a reciclagem da matéria orgânica, que deixa de ir para os aterros sanitárias, diminuindo a emissão de gás metano, altamente nocivo ao meio ambiente e potencializador do efeito estufa. Além disso, contribui para diminuir a quantidade de lixo nos aterros, aumenta a vida útil desses, proporciona o aumento da utilização de adubos orgânicos e consequentemente a diminuição do uso de fertilizantes sintéticos. A busca de um mundo melhor começa pelo consumo consciente e pela reutilização da matéria já disponível. A compostagem é uma técnica simples que tem um efeito muito importante no meio ambiente e consequentemente para nossas vidas. Que tal começar uma composteira em sua casa?

     

    Fontes: http://greenme.com.br
                 http://solariscpu.com.br
                 https://cienciainformativa.com.br

    Translate

    ptenfrdeitrues

     

     

     Ajude a manter o site no ar.

     

    Curta O Arquivo no FacebookCurta O ARQUIVO no Facebook

    O Arquivo

    Sobre  |  Fale Conosco