QUALIDADE DE VIDA

Ora-Pro-Nóbis: Benefícios, Cultivo e como usar

orapro129/05/2019, por Deise Aur - Quem é de Minas Gerais, há muito tempo conhece a planta ora-pro-nóbis. É comum ver na região mineira esta planta nos quintais das casas e nas cercas vivas de sítios e chácaras, além de ser típico da região utilizá-la como alimento em casas e restaurantes. Em Minas, essa planta é conhecida como "bife de pobre" por ser um alimento econômico, nutritivo, proteico e acessível. Várias pessoas ainda não a conhecem e neste conteúdo serão passadas informações importantes sobre os atributos desta planta e suas propriedades nutricionais, pois é rica em proteínas e aminoácidos. As folhas da planta ora-pro-nóbis são uma boa alternativa alimentar, por sua rica constituição nutricional, para quem pratica o veganismo.

O que é Ora-pro-nóbis?

Ora-pro-nóbis é uma cactácea com hábito de liana (cipó), de flores vistosas e folhas ricas em componentes nutricionais. Sendo uma cactácea trepadeira, é espinhosa, possui folhas bem resistentes e se desenvolve com facilidade em diversos tipos de solo, se adaptando bem mesmo em terras pouco férteis e úmidas. Suas folhas são utilizadas seja como alimentos seja para fins medicinais. Seus frutos, que são bagas amarelas e redondas, também servem como alimento.

Leia também - Os benefícios da Maca Peruana

Nome científico

Pereskia aculeata, é o nome científico desta planta conhecida popularmente por ora-pro-nóbis. A planta recebeu esse nome, Pereskia, em referência ao botânico francês Nicolas-Claude Fabri dePeiresc, e o termo aculeata, em latim ăcŭlĕus, significa agulha ou espinho. Existem várias Pereskias, mas a única que se pode comer é Pereskia aculeata, de flores brancas e miolo alaranjado.

Procedência do nome ora-pro-nóbis

Essa planta recebeu esse nome popular porque em Minas Gerais é comum encontrá-la nos quintais das casas. Em tempos de outrora, os mineiros colhiam as folhas de ora-pro-nóbis no quintal de um padre, enquanto ele rezava a missa, repetindo o refrão em latim: ora pro nobis, que significa ora por nós. Devido a esse fato sui-generis, esta planta passou a ser chamada popularmente de ora-pro-nóbis.

Origem e ocorrência da planta

Esta cactácea trepadeira folhosa é nativa do continente americano, espalhada desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina, sendo encontrada também nas Ilhas do Caribe. No Brasil, a planta é encontrada nos estados de Maranhão, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Cultivo da ora-pro-nóbis

Pode-se realizar o plantio dessa planta através de estacas plantadas em solo fértil, para criar raiz. Depois de enraizada, é transferida para local definitivo. Em períodos de chuva, pode ser plantada diretamente no local permanente, só não é recomendado plantar em lugares encharcados, pois a planta prefere lugares mais secos. Quando plantada por estaquia, a planta se desenvolve de forma lenta nos primeiros 3 meses. Ao formar as raízes, o crescimento dela se acelera. Sua floração, de flores brancas, pequenas e perfumadas (também comestíveis), pode ocorrer na época de janeiro a abril. Os frutos amarelos e redondos desta planta, aparecem no período de junho a julho.

orapro2

Propriedades e benefícios da ora-pro-nóbis


A planta ora-pro-nóbis possui várias propriedades e benefícios, além de ser de cultivo fácil, de ter grande valor nutricional, possui acentuado poder terapêutico, curativo.

Propriedades medicinais

A planta ora-pro-nóbis possui propriedades

anti-inflamatórias
cicatrizantes
depurativas
revigorantes
regenerativas.

Contém em sua composição nutricional, principalmente, os seguintes minerais como:

fósforo
cálcio e ferro
fibras
aminoácidos essenciais como lisina e triptofano
além de proteínas e
vitaminas C, A, B

Agora, conheçam a seguir, os benefícios da planta ora-pro-nóbis como alimento ou chá:

Pelo seu alto teor de fibras contribui para o bom funcionamento intestinal e digestivo

Promove a saciedade, por isso, indicada para pessoas que precisam emagrecer

É reconstituinte da flora intestinal

Evita prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e tumores no intestino.

As folhas da planta têm efeito depurativo (limpa o organismo)

Esta planta é boa fonte de vitamina C (4 vezes mais que a laranja), por isso, reforça o sistema imunológico

A planta ora-pro-nóbis é rica em vitamina A (retinol), por isso:

combate radicais livres,

previne o envelhecimento celular precoce,

melhora a visão e contribui para a saúde da pele, olhos e cabelos.

Esse vegetal é fonte de ácido fólico, nutriente essencial na dieta das gestantes e para a saúde dos fetos.

Leia também - Mandioca: "Alimento do Século 21"

Essa planta tem muita proteína (por volta de 25% de sua composição), o espinafre só tem 2,2%, e, por isso, é um ótimo alimento substitutivo para a carne, sendo uma ótima opção alimentar para quem pratica veganismo ou vegetarianismo

Devido à alta quantidade de cálcio, a ingestão desta planta fortalece ossos e dentes e melhora a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos

Estudos realizados na Universidade Federal de Lavras comprovaram que esta planta diminui o nível de colesterol ruim, trata furúnculos e sífilis, contribui para a prevenção de doenças como câncer de cólon, hemorroidas, tumores intestinais e diabetes.

Emagrece

Como vimos, por ser um alimento rico em fibras, a ora-pro-nóbis contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo, diminui o inchaço abdominal, dando a sensação de barriga enxuta para aqueles que sofrem de constipação (prisão de ventre) ou problemas digestivos. Ademais, sendo um alimento pobre em calorias e rico em proteínas, promove a saciedade e por isso, pode ser ideal para pessoas que precisam emagrecer.

orapro3

Efeitos colaterais

Não foram encontrados efeitos colaterais no uso dessa planta, não havendo portanto, contraindicações de uso. Contudo, consuma a planta como alimento com moderação. Se tiver tomando medicamentos, informe o médico sobre o uso da planta como chá medicinal.

Como usar ora-pro-nóbis

Esta planta pode ser utilizada como alimento, para fins medicinais, e é ainda uma excelente cerca viva, podendo também ser usada para ornamentação de jardins ou para cercar plantações em sítios, chácaras ou fazendas. Na alimentação, a planta ora-pro-nóbis pode ser usada como ingrediente para farinha, recheio, salgados, tortas, pães, refogados, sopas, saladas,entre outros. Serve também para alimentação animal, in natura ou adicionada à ração. As folhas da planta ora-pro-nóbis, pelas propriedades curativas que possuem, trata várias doenças. O preparo das folhas da planta ora-pro-nóbis, como ingrediente na culinária, é extremamente simples, como qualquer verdura que costumamos utilizar. Devemos lavá-las bem e utilizar uma grande quantidade, pois, após o preparo, seu volume se reduz bastante, semelhante ao espinafre.

O sabor das folhas de ora-pro-nóbis é neutro, sua textura é macia. As flores da ora-pro-nóbis têm um sabor adocicado e também podem ser consumidas. Sendo muito bonitas, podem ser usadas como ingredientes em saladas ou para dar enfeitar pratos. É preciso ter cuidado para colher as flores, porque a planta possui espinhos que podem machucar na hora da retirada das flores. A florada ocorre em um único dia, entre os meses de janeiro e abril.

Chá de ora-pro-nobis

O chá das folhas de Pereskia aculeata, pelas propriedades e benefícios que possui, serve para tratamento medicinal de diversas doenças, além de ser um eficiente restaurador para o organismo. Este chá é indicado principalmente para problemas inflamatórios, úlceras, varizes e cistite e, por ser rico em ferro, trata problemas de anemia.

Receita do Chá de Ora Pro Nobis:

Coloque 5 folhas em 300 ml de água fervente, deixe ferver por mais 10 minutos.
Apague o fogo e aguarde esfriar.
Adoce com 1 colherinha de açúcar demerara ou adoçante a base de estévia ou se preferir tome sem adoçar.
Beba 1 vez por dia, até melhorar dos sintomas.

Lembrete: O chá não substitui tratamento médico necessário, conforme o caso.

Receitas culinárias com ora-pro-nóbis
SUCO VERDE DE ORA-PRO-NÓBIS

Ingredientes

20 folhas de ora-pro-nobis
Suco de meio limão ou laranja
Gengibre descascado em fatias ou em pó
4 copos de água gelada e, se preferir, adicione gelo
Preparo

Bata tudo no liquidificador durante 2 minutos
Coe
Consumir de imediato após o preparo, para aproveitar os princípios ativos da planta, o que deixa de ocorrer, se guardada na geladeira.
Se for colocar gelo, o faça depois de batido no liquidificador.
PATÊ VEGANO DE ORA-PRO-NÓBIS

Ingredientes

2 cebolas médias picadas
1 dente de alho picado
4 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa rasa de sal
50 g de tofu
300g de folhas de ora-pro-nóbis
3/4 de copo normal de água fervente
Modo de preparo

Doure a cebola junto e o alho.
Coloque sal a gosto.
Adicione as 4 colheres de óleo, ou menos, se preferir.
Adicione as folhas do ora-pro-nóbis picadas e refogue.
Depois de pronto o refogado, o bata no liquidificador com o tofu.
Caso haja necessidade, adicione um pouco de água fervente para deixar a pasta macia.
Guarde em uma vasilha preferivelmente de vidro, com abertura larga para facilitar a utilização, pois, pode ser consumido para passar em biscoitos salgados, torradas ou pães ou recheio de pastéis e de massas em geral.

Leia também - Torneira Gera Eletricidade pelo movimento da água

orapro4

Dica para encontrar e incluir ora-pro-nóbis na alimentação

Depois de tantas qualidades enumeradas, difícil de não querer incluir essa planta em nossa alimentação. Para quem tem dificuldade de encontrá-la em sua região, a alternativa é comprar a muda em lojas de plantas virtuais na Internet, para plantar em casa e, assim, poder tê-la, não só como planta no quintal, vegetação ornamental no jardim ou cerca viva no muro da casa, mas também, para consumi-la como alimento ou como chá, para fins terapêuticos e medicinais. Como visto, os benefícios da planta ora-pro-nóbis são múltiplos e vale a pena ter essa planta por perto, realmente, com todas essas virtudes, ela "Ora por nós" e nossa saúde agradece!

 

Fonte: https://www.greenme.com.br/