QUALIDADE DE VIDA

Os vícios comportamentais mais comuns

vicihum1Em nossa sociedade, a palavra vício é frequentemente associada ao abuso de substâncias. No entanto, existem vícios comportamentais que são caracterizados por fazer algo de forma viciante. Neles, as pessoas usam o mesmo padrão de ação que aparece no vício de uma substância. O comportamento viciado é sempre uma forma de escapar da realidade e, por vezes, o uso de uma substância específica não é a única forma de fazer isso. Por exemplo, alguém que usa compulsivamente a internet muitas horas por dia e evita fazer qualquer outra atividade pode estar apresentando um vício. O psicólogo deve estabelecer os critérios para saber se é um vício ou não. Para tanto, é registrado quanto tempo do dia a dia da pessoa ...

é utilizado para realizar essa atividade, se ela interfere na rotina e se há desconforto ou sofrimento significativo.

Vícios comportamentais: não há substância, mas somos “atraídos" para fazer algo

Se dissermos a alguém que correr é um problema, eles nos responderão surpresos e possivelmente questionarão a nossa abordagem. Obviamente, teremos que ser habilidosos para descrever o comportamento de corrida como um vício de maneira rápida e convincente. Um psicólogo pode saber, após uma boa avaliação, se estamos enfrentando um vício ou não e a que ponto estamos. Por outro lado, para a sociedade, se já é problemático detectar o vício em um comportamento tóxico, é ainda mais difícil saber se estamos enfrentando o vício em uma atividade.

Leia também - Conseqüências do Gás Radônio na Saúde Humana

Vamos ver quais são as principais características que definem os vícios comportamentais:

Os vícios comportamentais são comportamentos repetitivos que, pelo menos nas primeiras fases, são agradáveis ​​e geram dependência psicológica e perda de controle.

O que é característico do processo de dependência NÃO é o comportamento em si (por exemplo, trabalho), mas a maneira como a pessoa se relaciona com o comportamento.

É urgente realizar o comportamento, apesar das interferências que provoca (perda da família, saúde, etc.).

Eles não são listados como transtornos mentais nem no DSM nem no ICD, com exceção do jogo patológico.

Portanto, com essa definição, o termo dependência é ampliado e adaptado a novas realidades. O surgimento de novas tecnologias e o estilo de vida sedentário estão causando, por exemplo, o vício em novas tecnologias que é tão problemático quanto o vício em substâncias.

Vícios comportamentais: vício em internet

vicihum2

Se há algo que caracteriza a sociedade atual, é o uso massivo da internet. Precisamos da internet para fazer transferências bancárias, redigir e-mails, realizar procedimentos burocráticos ou teletrabalho de forma cada vez mais generalizada. Embora esses usos sejam a forma de justificar o uso diário da internet de forma ideal e necessária, todos sabemos que o uso da internet vai muito além. O principal deles, para fins que poderíamos chamar de “recreativos”, é a utilização das redes sociais, videogames online ou postagens em diversos fóruns ou chats online.

Quando esse uso se torna um vício? Quais são as características do vício em internet?

Dedicação excessiva de tempo: 40-80 horas semanais com sessões de até 20 horas ininterruptas.

Ocultação do comportamento viciante.

Uso de estimulantes.

Alteração dos padrões de sono.

Fadiga excessiva.

Comprometimento acadêmico ou laboral.

Problemas de saúde (por exemplo, síndrome do túnel do carpo).

O vício geralmente é em um aplicativo específico que atua como um gatilho para o uso excessivo da internet.

Leia também - Johnson & Johnson é multada por talco infantil causar câncer

Como podemos ver nesta série de características, o vício em internet tem padrões de uso abusivos e sintomas claros. Às vezes, nós próprios não sabemos o que é um uso importante da internet devido a uma obrigação de trabalho ou um uso devido a um comportamento viciante. Essas características são uma ajuda clara para nos guiar.

Vícios comportamentais: vício em comer ou ações hiperfágicas

Problemas alimentares são comumente estudados em conexão com a bulimia e a anorexia. Porém, no vício pelo ato de comer não há preocupação com o corpo ou o peso, e estão presentes todos os componentes para ser considerado um vício em si.Algumas das características principais são as seguintes:

Ingestão voraz.

Comer grandes quantidades de comida sem sentir fome física.

Continuar comendo até sentir uma sensação desagradável de saciedade.

Sentimentos de culpa e desolação após comer demais.

Importância dos aspectos emocionais. A hiperfagia costuma ser a consequência de estados ansiosos e depressivos prolongados.

Assim, o vício alimentar possui algumas peculiaridades que o afastam dos transtornos alimentares. Um dos maiores desafios é saber diagnosticá-lo bem.

Vício em exercícios físicos

ZZZR22

Como mencionamos no início do artigo, comportamentos como correr ou fazer exercícios estão longe de ser conceituados como negativos. Porém, existe o vício do exercício físico como evitação de outras atividades e a busca na compulsão do ato físico de um prazer desequilibrado com relação ao restante das áreas vitais. Vejamos as principais características do vício em exercícios físicos:

Preocupação excessiva e pensamentos obsessivos sobre a prática de exercícios físicos.

Continuar se exercitando mais de uma vez por dia, apesar de lesões ou doenças.

Presença de sintomas de abstinência quando não está se exercitando.

Vício em compras, trabalho e sexo

vicihum3

Existem outros vícios comportamentais muito frequentes que, apesar de não estarem incluídos nos manuais de diagnóstico, são tão problemáticos quanto qualquer vício em substâncias e causam a mesma interferência na vida de uma pessoa.

Vício em compras

vicihum5

Geralmente, o vício em compras ocorre em mulheres de 30 a 40 anos. O início ocorre entre os 18 e os 20 anos e seu curso é contínuo. Há uma alta comorbidade com ansiedade, depressão, dependência de substâncias e transtornos alimentares. Antes de comprar, a pessoa geralmente apresenta um humor disfórico que é seguido de empolgação com a expectativa da compra. Uma variedade de itens supérfluos são agradavelmente adquiridos para abrir caminho para o arrependimento pelo dinheiro gasto e perda de controle. Este ciclo é repetido inúmeras vezes para evitar o aumento do desconforto.

Vício no trabalho

vicihum4

Nesse vício, a pessoa tem pensamentos recorrentes sobre a necessidade de produzir, além de distorções cognitivas em relação às demandas do trabalho. A irritabilidade, a ansiedade e o humor instável ocorrem quando o desempenho no trabalho é prejudicado, por exemplo, pelos períodos de férias.

Vício em sexo

A pessoa que sofre tem comportamentos sexuais impulsivos com a incapacidade de controlá-los, apesar de não querer praticá-los. É um comportamento indesejado imparável. Existe gratificação pessoal e emocional exclusivamente por meio de sexo consensual com adultos, bem como de comportamentos parafílicos.

Leia também - 5 Coisas que te impedem de enxergar o seu propósito na vida

O comportamento como fonte de gratificação

Em todos esses vícios comportamentais, o início do problema tem a ver com o comportamento que aparece como a principal e exclusiva fonte de gratificação. Muitos dos comportamentos não são patológicos em si e são, em muitos casos, até mesmo socialmente aceitos e valorizados. Portanto, é conveniente lembrar que para que seja considerado um comportamento viciante, devem estar presentes as seguintes características clínicas: perda de controle sobre o comportamento, dependência psicológica ou craving, tolerância, abstinência e efeitos prejudiciais graves.

Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/