QUALIDADE DE VIDA

Aquecedor solar com garrafas PET

petsol1Hà oito anos, JOsé Alano, um mecânico aposentado e brasileiro, começou a recolher garrafas plásticas (PET) e caixas de leite usadas para desenvolver um sistema de aquecimento de água simples, barato e que qualquer pessoa pudesse construir. The Ecologist dedica um grande artigo contando sua história: Vendo que em sua pequena cidade de Tubarão não havia nenhuma infraestrutura para reciclar as garrafas e caixas de leite e sentindo-se incapaz de jogar as garrafas no lixo. Alano e sua esposa, logo encontraram uma sala cheia de garrafas e caixas de leite fazias. Usando sua inteligência e experiência com captadores solare, ele e sua esposa construiram uma versão alternativa usando 100 garrafas e 100 caixas de leite. O protótipo funcionou perfeitamente, dando nova vida a todos aqueles resíduos de forma ...

responsável. Desde a invenção deste aquecedor solar, por volta do ano de 2002. Alano tem continuado a espalhar esta idéia no Brasil, através de conferências e workshops em comunidades vizinhas e escolas. Autoridades locais, meios de comunicação e, até mesmo, empresas de energia tem colaborado na divulgação desta magnífica prática. Os números exatos não são conhecidos, embora Alano menciona alguns:

Mais de 7000 pessoas ja estão sendo beneficiadas por estes aquecedores faça voce mesmo, apenas no estado de Santa Catarina., ja existem duas ooperativs, uma em Tubarão e outra em Florianópolis. No estado do Paraná, o número de aquecedores instalados em 2008 foi foi de 6000, através de oficinas e folhetos dsitribuídos entre a população. O que impressiona é ouvir como Alano descreveu a si mesmo: "Eu não me considero um inventor, mas um simples cidadão a tentar encontrar soluções para os problemas."

Leia também - Gás gerado a partir do lixo vira energia no Rio Grande do Sul

Estes são os materiais básicos necessários:

- garrfas de plástico de 2l (60)

- caixas de papelão (50)

- tubo de PVC de 100 mm (70 cm)

- tubo de PVC 20 mm (11,7 m)~

- joelho de PVC de 90 graus e 20 mm (4)

- conectores T de PVC 20mm (20)

- conector de PVC de 20 mm (2)

- cola de PVC

- tinta preta fosca e rolo

- lixa

- fita auto-fusão

- martelo de borracha

- serra

- madeira ou outro material de apoio

Utiliza-se o tubo de PVC de 100 mm de mode e corta-se o fundo das garrafas. Corta-se o tubo de PVC de 20 mm 10 x 20 x 1 m e 8,5 cm de pedaços e conecta-os com conectores T. Corta e pinta-se as caixas de leite com tinta preta fosca, bem como os tubos de um metro de comprimento. E monta-os.

Os painéis devem ser colocados pelo menos a 30 cm abaixo do tanque e deve estar localizado ao sul, no hemisfério norte, e para o norte do hemisfério sul, na parede ou teto. Para otimizar a absorção de calor, os painéis devem ser montados com o angulo de latiturde, mais 10 graus. Isto varia dependendo da área geográfica onde esta instalado.

Garrafas PET são substituidas a cada 5 anos ou quando ficarem claras por estarem expostas a intempéries e a caixa é só repintar, e com tudo isso descrito, só precisamos de um fim de semana disponível para montar e ter aquecedor solar sustentável em casa.

Acompanhe a montagem do aquecedor solar através de imagens:

petsola1petsola2

petsola3petsola4

petsola5petsola6

petsola7petsola8

petsola10petsola11

 

Projeto de aquecedor solar com garrafas PET é destaque no Casa Brasil Vidal Ramos

 

10/08/2007 - Trabalhar questões ambientais relacionadas à comunidade local. Esta foi a preocupação que levou a Casa Brasil Vidal Ramos, em Florianópolis, a desenvolver o projeto de aquecimento solar com aproveitamento de garrafas PET.

O projeto foi criado pelo aposentado José Alcino Alano, que patenteou a invenção para que não seja utilizada comercialmente. Através de parceria com as Centrais Elétricas de Santa Catarina - CELESC-são realizadas oficinas em comunidades carentes. Nestas oficinas, aprende-se a fazer o coletor e instalar. O objetivo principal das oficinas é formar multiplicadores, que auxiliarão outras pessoas nas suas comunidades.

Leia também - 15 Hábitos Diários Que Danificam Nossos Rins

Após seis horas em média, a água pode chegar a uma temperatura de até 38º Celsius no inverno sul-catarinense ou 50º no verão. "No inverno, como o frio é demais na nossa região, ás vezes ligamos o chuveiro elétrico com controle eletrônico no mínimo somente para dar uma aquecida a mais, pois o sistema já quebrou aquele gelo. Já no verão a água fica realmente quente e é preciso misturar com água fria para não se queimar", conta seu José Alano, que usa o aquecedor de pet em sua casa desde outubro de 2002. "Resolvi elaborar esse projeto ao perceber o grande desperdício de plástico e de papel que promovemos ao jogarmos essas garrafas e caixas no lixo". Na sua residência,o sistema
abastece dois banheiros e custou um investimento total de R$ 83,00.

Na Casa Brasil, a oficina aconteceu nos dias 08 e 09 de agosto. Foram construídos 2 coletores solares que serão instalados na própria casa. Os participantes ficaram entusiasmados com a idéia e já planejam como construir seus próprios aquecedores.

O manual para fazer o aquecedor pode ser obtido no endereço:
http://www.planetareciclavel.com.br/desperdicio_zero/Kit_res_17_solar.pdf

Mais informações:
48 3271-8073 / 3271-8074

Fonte: https://jardimdomundo.com/
           https://www.fenae.org.br/