QUALIDADE DE VIDA

Traga os clones: Instagrammers estão replicando geneticamente seus animais de estimação

caoclone118/01/2022 - A clonagem de cães e gatos é cara e polêmica. Mas os humanos por trás das contas do petfluencer dizem que vale a pena. Udvar-Hazy, uma californiana de 29 anos, documentou Willow desde o momento em que a adquiriu, e os seguidores assistiram Willow crescer de um cachorrinho a um adolescente robusto que percorria o deserto da Califórnia em caminhadas com seu dono. Então, em 2018, a tragédia aconteceu: Willow escapou de sua babá e foi atropelada por um carro.

“Quando cheguei lá, ela ainda estava viva. Meu amigo estava nos levando ao veterinário”, diz Udvar-Hazy, com a voz trêmula. “Ela faleceu enquanto eu a segurava no banco de trás.” No entanto, Udvar-Hazy continua a executar @wander_with_willow até hoje. Se você não soubesse melhor, pensaria que fotos recentes do enorme canino rastejando pela neve, uivando na floresta e sentado em frente a uma cordilheira eram de Willow. Mas o assunto dessas fotos é, na verdade, outro cão-lobo de aparência idêntica chamado Phoenix. Phoenix, agora com dois anos, é um clone.

Udvar-Hazy, de 29 anos, usou a empresa ViaGen, com sede no Texas – que duplicou a cadela Samantha da cantora Barbra Streisand em 2018 – para clonar Willow. Ela acabou com Phoenix, mais cinco outros filhotes geneticamente idênticos que ela deu a amigos. (Ocasionalmente, os sósias têm reuniões, que Udvar-Hazy documenta em sua conta do Instagram.) Para alguns observadores, isso parece bizarro, até grotesco. “Recebo muita porcaria sobre clonagem”, diz Udvar-Hazy. “As pessoas dizem que eu tenho cachorros zumbis, ou me chamam de garota rica e louca. Foi doloroso para mim no começo.”

Leia também - 8 Coisas que mudam no seu corpo quando você para de fumar

Embora o pacote de clones de Udvar-Hazy possa parecer excepcional, o ato de trazer de volta um animal de estimação está se tornando mais comum – e é especialmente evidente no Instagram. A equipe por trás do top petfluencer Tinkerbelle, um papitese de 2,5 quilos com mais de 500.000 seguidores no Instagram, revelou em 2019 que o DNA de Tinkerbelle estava sendo armazenado para clonagem. (A postagem de anúncio é rotulada como uma “parceria paga” com a ViaGen.)

A conta @ipartywithbrucewayne, que tem 55.000 seguidores no Instagram, apresenta quatro chihuahuas clonados que aparecem ao lado do original, Bruce. Enquanto isso, contas menores de petfluencer como @clash_of_the_clones, @the_peanut_clones e @baxter_the_clone, divulgam abertamente o fato de que os cães em exibição são réplicas genéticas.

Fonte: https://www.inputmag.com/