QUALIDADE DE VIDA

Os perigos de comer soja processada

sojapro1Por Wilson Rondó Junior, 31/12/2018 - Atualmente tem crescido o número de pessoas que se alimenta com proteína da soja. E ainda acham que essa é uma opção saudável... O grande problema é que ela libera seus fito-hormônios aumentando o risco de certos tipos de câncer, torna a digestão de proteínas muito mais difícil e bloqueia a absorção de minerais importantes. E à medida que mais pessoas se convencem dos perigos desse produto, os interessados em vendê-lo buscam promover novos supostos benefícios para a saúde, a fim de aumentar o consumo.

Agora, a virtude da vez é dizer que comer soja produz ossos fortes. Para fazer esse teste de como ela afeta os ossos de uma mulher após a menopausa, pesquisadores da University of Missouri avaliaram 40 ratos de meia-idade. Removeu-se os ovários em metade deles para simular os efeitos hormonais de passar pela menopausa. Em seguida, alimentaram metade dos animais em cada grupo com farelo de soja ou farinha de milho. Ao final de 30 semanas, os ratos alimentados com soja melhoraram sua resistência óssea em comparação com os ratos com farinha de milho...

E a conclusão dos pesquisadores foi rápida, dizendo que comer mais soja pode fortalecer os ossos em mulheres na menopausa. Só que tem uma grande falha neste experimento. Eles estavam comparando a soja ao milho, ambos alimentos terríveis para os seres humanos. Isso não é parâmetro para uma boa saúde. Um estudo do Yale New Haven Hospital é muito claro mostrando que a soja interfere na construção dos ossos. Nessa avaliação comparou-se o cálcio em mulheres que ingeriram soja com aquelas que consumiram carne. Os resultados mostraram que a proteína de soja causou uma queda acentuada na biodisponibilidade do cálcio. Em outras palavras, se você come soja, seu corpo não pode usar cálcio. Essa é uma maneira infalível de sabotar seus ossos.

Além disso, quase todas as culturas de soja são transgênicas, o que significa que as plantas têm seu o DNA alterado para resistir aos pesticidas e são inundadas com produtos químicos mortais. E como seu corpo interpreta os transgênicos como invasores estrangeiros (xenobióticos) e não como alimentos, eles causam:

· resposta inflamatória que causa urticária

· erupções cutâneas

Leia também - Comer muito queijo aumenta risco de câncer de bexiga

· inchaço

· dores de cabeça

· problemas digestivos e muito mais...

Estudos em animais mostram que os transgênicos levam à inflamação do estômago e problemas de fertilidade. Também têm sido associados à depressão, fadiga, infecções, nevoeiro cerebral, náusea e até câncer.

Como construir ossos fortes

O segredo é simples. Aumente sua ingesta proteica. Esqueça as segundas sem carne, o tofu e o leite de soja. Para a sua saúde óssea, o que você precisa é proteína de alta qualidade. Nossos ancestrais comiam uma dieta primitiva, cheia de carne de caça, de órgãos e peixes gordurosos. Eles nunca souberam o que era um hambúrguer de soja. E seus ossos e articulações eram extremamente fortes. Suas melhores fontes de proteína são essas carnes de órgãos, peixes e ovos. Se possível, coma essas proteínas vindas de animais criados livres pastoreando. Inclua também salmão e outros peixes selvagens de águas frias. E deixe a soja de lado. Seus ossos e sua saúde em geral precisa de proteínas animais, pode ter certeza disso!

fONTE: https://www.jb.com.br/