QUALIDADE DE VIDA

Torniquete em primeiros socorros

torni topoAo ocorrer um acidente onde há perda de sangue, seja por corte, fratura, perfuração e afins, o torniquete acaba sendo uma das técnicas mais antigas utilizadas nesse caso. Mas afinal, no que consiste um torniquete? Os torniquetes são dispositivos de contenção de hemorragias que são aplicados nos membros (inferiores e superiores) geralmente para conter lesões de extremidades exsanguinantes. O primeiro relato data de 1674, durante a guerra franco-holandesa, onde teria sido utilizado em campo de batalha.

Os torniquetes deverão ser utilizados como um último recurso e, somente, para controlar os sangramentos provocados por ferimentos graves nas extremidades, quando todos os outros métodos de controle falharem. Lembre-se também que não se deve aplicar torniquetes sobre áreas de articulação (cotovelos e joelhos). A localização mais segura e efetiva para a colocação do torniquete é cerca de 5 cm acima do local da lesão. Se o torniquete tiver que ser usado, deverá ser aplicado de forma correta, ou seja:

• Uma bandagem larga deve ser dobrada até que fique com aproximadamente 10 cm de largura. Amarre esta atadura larga, duas vezes ao redor da extremidade lesada;

• Dê um nó firme na atadura. Coloque um bastão de madeira ou outro material similar sobre o nó e amarre novamente com um segundo nó firme;
• Utilize o bastão de madeira como uma manivela para rodar e apertar a atadura;

• Aperte o torniquete até o sangramento cessar. Uma vez controlada a hemorragia, não rode mais o bastão e mantenha-o firme no lugar.

Quando interna

De maior gravidade, pois os sintomas demoram um pouco mais para aparecer e quando aparecem, debilitam rapidamente a vítima. Acompanhe atentamente até a chegada de uma equipe especializada, pois não podemos ajudar muito e ela pode levar o acidentado rapidamente ao estado de choque.
Os principais sinais apresentados são:

• Pulsação acelerada ou fraca;

• Pele fria e pálida;

• Mucosas na boca e nos olhos esbranquiçadas;

• Extremidades arroxeadas pela pouca irrigação sanguínea;

• Sede;

• Tontura;

• Inconsciência.

Como proceder?

• Deite a vítima de maneira que a cabeça fique mais baixa que o corpo;

• Coloque compressas frias ou bolsa de gelo no local da hemorragia;

• Não permita que a vítima tome líquidos;

• Observe atentamente, pois os riscos de parada cardíaca ou respiratória aumentam;

• A vítima precisa de atendimento médico com a maior urgência.

Agora que já entendemos mais sobre o que são torniquetes e como devemos proceder para aplicá-los, precisamos ater a alguns detalhes importantes. Como já dito anteriormente, é uma técnica que deve ser utilizado somente em último caso e em situações extremas, quando as outras técnicas de socorro não contemplem a natureza da lesão, ou não sejam capazes de conter o sangramento. Também deve-se ater que apesar de fortemente difundido em filmes e na televisão, o ideal é que se realize o torniquete com material destinado a esse fim. Um torniquete improvisado e realizado com pouco conhecimento pode causar complicações. Sendo assim, só recorra a esse método quando não houver a possibilidade de usar material adequado e mesmo com um material improvisado, consiga se garantir que é melhor alternativa ao ferido.

 

Cinco Mitos sobre o uso de torniquetes

 

torni2

 

1 – TORNIQUETES SÓ DEVEM SER USADOS COMO ÚLTIMO RECURSO.

Este mito é o mais comum e mais recorrente. Usar o Torniquete como último recurso é antiquado e perigoso. Há inúmeras pesquisas científicas que desbancam este mito. Em uma zona de conflito, um ambiente tático ou quando se está lidando com um Atirador Ativo, o Torniquete deverá ser a primeira opção quando há suspeita de sangramento arterial vindo de alguma extremidade. Por muito tempo o sangramento de uma das extremidades foi a principal causa de mortes no campo de batalha, recentemente isso foi ultrapassado por sangramentos em juntas como sangramentos na virilha e axila. Melhoramentos significantes em treinamento e a maior oferta de torniquetes tem contribuido para uma baixa em mortalidade. Através de informação e persistência, o Exército Americano tem tido sucesso em convencer profissionais da área médica e civis de que o Torniquete é a opção adequada. Alguns médicos e enfermeiros no Brasil, principalmente que nao se atualizam ou se informam sobre os avanços da medicina moderna, tem tido dificuldade e resistência quanto ao uso do Torniquete.

2 – COLOCAR UM TORNIQUETE RESULTA EM PERDA DA EXTREMIDADE.

A verdade é que a perda de um membro inferior ou superior é extremamente raro. O perigo de hemorragia, de longe, é mais alto do que o mínimo risco de perda do membro. E a vida é mais importante que um braço, ou uma perna. Há vários casos documentados de pacientes que tiveram Torniquetes comerciais aplicados por mais de 8 horas sem a perda do membro. Os casos onde há perda da extremidade são resultado direto do trauma, como ferimento por arma de fogo, fragmentacao ou lesão por explosão.

3 – CINTOS SãO EXCELENTES TORNIQUETES.

Isso é bobagem! Cintos são Torniquetes péssimos. É muito difícil, senão completamente impossível parar o fluxo sanguineo arterial usando apenas um cinto. Utilizar o cinto e a fivela nunca resultará em uma pressão suficiente para frear a hemorraria. Algo muito grande e forte, como uma perna de uma cadeira, teria que ter que ser usado para apertar o cinto devido à sua rigidez. Cintos estão disponíveis a todo momento e certamente são melhor do que nada. Mas o objetivo aqui é de promover o uso de Torniquetes comerciais.

4 – TORNIQUETES IMPROVISADOS SãO CONSIDERADOS EQUIPAMENTOS MÉDICOS APROPRIADOS.

Usar o que está ao seu alcance e disponível não é somente aceitável mas recomendado. Há vários casos e relatos de pessoas que improvisaram equipamentos e salvaram uma vida. Pesquise sobre Brian Ludmer, o professor que, durante um tiroteio no aeroporto de Los Angeles, foi alvejado na panturrilha. Brian so arrastou até uma loja de roupas e usou uma camisa para improvisar um torniquete em volta de sua perna para diminuir o sangramento. A frase chave aqui é “Diminuir o Sangramento”, isso é o que Torniquetes improvisados fazem. Torniquetes comerciais PARAM o sangramento. Hospitais, socorristas, médicos e enfermeiros estão sendo negligentes se não estiverem equipados com um Torniquete Comercial.

5 – EXISTE UM TORNIQUETE QUE É MELHOR QUE TODOS.

Um Torniquete comercial, assim como qualquer outro produto, terá suas vantagens e desvantagens, prós e contras. Todos tem suas diferenças e regras quanto à sua aplicação. Sou sempre perguntado qual Torniquete recomendo e sempre respondo com: “Recomenda pra quem, quando e onde?”. O Torniquete que funciona bem usado por um Militar com colete balistico não necessariamente significa que servirá de igual propósito para um civil, que usa pouca roupa e acessórios em um verão intenso. O Torniquete que eu carrego em patrulha ou missões da SWAT para socorrer outros policias não seria uma boa opção em um atendado a uma escola, onde espero lidar mais com pacientes pediátricos. O Torniquete que uso em um ambiente controlado e ilumidado não seria o mesmo que uso em uma situação estressante e com pouca luminosidade.

Torniquetes são vendidos nos mais variados tipos, cores e tamanhos. Dão conta do recado em variadas formas. Como em qualquer tipo de missão, a resposta está em como usar a ferramenta adequada para o trabalho.

 

Torniquete: Pare De Sangrar Após Um Ferimento De Bala

 

torni4

 

2019 - Os torniquetes são dispositivos muito importantes para serviços de emergência, principalmente em situações em que as feridas são críticas e podem causar a morte. Sua ação é específica para interromper o sangramento e permitir que socorristas e paramédicos intervenham imediatamente sem complicações. Situações com risco de vida podem surgir em qualquer lugar, especialmente nos momentos em que os casos de violência armada aumentam em números dia a dia. Embora existam medidas para manter a si e aos entes queridos protegidos da ameaça potencial de levar um tiro, às vezes o inevitável acontece. Este artigo abordará como usar um torniquete para ajudar a parar o sangramento após um ferimento de bala.

O que são torniquetes?

Um torniquete é uma faixa apertada que costumava ser amarrada no braço ou na perna de uma pessoa atingida por um ferimento, como um ferimento a bala, para impedi-lo de sangrar. Não pode ser utilizado para a cabeça ou o tronco. Idealmente, ele deve ser usado apenas por médicos e equipes de emergência devido às complicações que isso pode trazer não é feito adequadamente. Somente em situações de vida ou morte é recomendado um torniquete, pois pode causar danos significativos aos tecidos, mesmo quando feito corretamente. O torniquete aplica pressão e interrompe o fluxo sanguíneo no membro lesionado até que a pessoa possa receber assistência médica de emergência o mais rápido possível.

Um torniquete está disponível comercialmente, mas em tempos de emergência, se você não tiver acesso a um, precisará improvisar com um curativo triangular ou material e algo para usar como molinete, como um graveto. Outros itens que podem ser usados ​​incluem cintos, toalhas ou camisas.

Aplicando um torniquete:

torni3

1) Encontre a fonte

O primeiro passo é encontrar a fonte do sangramento.

2) Pressione

Aplique pressão na ferida para controlar o sangramento. O processo é extremamente doloroso, mas salvará a vida deles.

torni2

3) Aplicativo

Abra ou rasgue qualquer roupa que interfira, pois o torniquete precisa ser aplicado sobre a pele nua.

4) As articulações

Posicione o pano, toalha, camisa ou cinto alguns centímetros acima da ferida; escolha um local que seja o mais próximo do coração. Se a lesão estiver abaixo do joelho ou cotovelo, posicione-a acima da articulação e use um nó quadrado comum para amarrar o material.

5) O molinete ou algo similar

Adicione um pedaço de pau ou material forte o suficiente para substituir um molinete, como canetas, lápis, colheres ou palitos de metal. Coloque este molinete no nó que você fez e amarre as pontas soltas do nó no molinete.

6) Torção

Agora comece a torcer o molinete para aumentar a quantidade de pressão. Este é um procedimento muito doloroso para os feridos e seria aconselhável fazê-los morder um pedaço de madeira ou couro para evitar morder a língua.

torni1

7) Continue girando

Continue girando o molinete até que o sangramento diminua ou pare completamente.

8) Corrigir o torniquete

Quando o sangramento parar, prenda o molinete amarrando-o ao corpo do paciente e escreva a hora em que foi administrado.

Como um torniquete funciona:

Um torniquete é uma ferramenta que aplica pressão acima de uma ferida em um ponto mais próximo ao coração do paciente. Quando o molinete é girado, corta o fluxo de sangue para esse apêndice específico e pode salvar a vida de uma pessoa do sangramento até a morte.

 

Confira 9 coisas que você NUNCA deve fazer se for prestar os primeiros socorros

 

torni5

 

1. 1. Lavar as feridas com água oxigenada e tratá-las com iodo ou álcool pode ser perigoso

Qual é o problema: a água oxigenada destrói as células do tecido e a ferida demora mais para cicatrizar. O iodo, o mertiolate ou o álcool queimam as células vivas e podem causar um choque doloroso e queimaduras ao entrarem na ferida.

O que fazer: lavar o machucado com água limpa ou fervida, aplicar uma pomada com antibiótico. Não coloque curativos nem gaze, se não for tão necessário, caso contrário, a ferida vai demorar mais tempo para cicatrizar.

2. A massagem cardíaca pode resultar em costelas quebradas e pulmões danificados

O que está errado: ao realizar a massagem cardíaca, é fácil quebrar as costelas, que podem danificar severamente os pulmões e o coração.

O que fazer: a massagem cardíaca deve ser realizada somente em último caso, se não houver pulsação, a pessoa não respirar e não houver médico ou resgate nas proximidades. Enquanto alguém chama a ambulância, o outro deve executar as compressões. O ritmo correto é de 100 compressões por minuto (ao compasso da melodia da música 'Staying Alive' dos Bee Gees. A massagem cardíaca para crianças pequenas é realizada usando os dedos (e não a mão toda). Atualmente, os protocolos de primeiros socorros ão recomendam leigos fazer respiração boca a boca (ventilação).

3. O paracetamol pode causar problemas no fígado

O que está errado: ok, aqui não estamos falando de emergências médicas. Mas você deve saber que o paracetamol contém acetaminofeno. Reduz a dor, a febre e age como um anti-inflamatório, que é encontrado em muitos medicamentos populares. Uma dose excessiva de paracetamol causa insuficiência renal e hepática.

O que fazer: estudar cuidadosamente a dose. No caso dos adultos, a dose máxima de cada vez é de 1 grama, a dose diária máxima é de 4 gramas. O acetaminofeno é encontrado em várias drogas (geralmente aquelas que aliviam os sintomas de constipação e a dor de cabeça) e, como resultado, é fácil ultrapassar as doses autorizadas e isso pode causar intoxicação.

4. Se tiver hemorragia nasal, não leve a cabeça para trás nem se deite de costas

Qual é o problema: se durante a hemorragia nasal você leva a cabeça para trás ou deita de costas, a pressão sanguínea na cabeça aumenta. Determinar a natureza e risco do sangramento é impossível, assim que o sangue pode entrar nos pulmões e causar náuseas.

O que fazer: mantenha a cabeça erguida para baixar a pressão arterial rapidamente. Aplique algo frio no nariz. Usando o seu indicador e polegar tampe as narinas alternadamente durante 15 minutos e respire pela boca. Se o sangramento persistir, repita o procedimento. Chame uma ambulância, se o sangramento não parar ou se tiver sido causado por uma lesão

5. Em caso de acidente de carro, não tire a pessoa do veículo, para colocá-la em uma posição confortável

O que está errado: geralmente, a morte após um acidente de carro ocorre depois de uma lesão no pescoço e na coluna vertebral. Qualquer movimento, a fim de ajudar o ferido a se deitar mais confortavelmente, pode matá-lo ou incapacitá-lo pelo resto da vida. Só faça isso em casos extremos, se tiver certeza, por exemplo, que o carro vai explodir ou cair numa ribanceira com a pessoa dentro.

O que fazer: Se alguém se machucou durante um acidente, há uma chance de que sua cabeça, seu pescoço ou sua coluna vertebral tenham sido danificados (por exemplo, não sentir os membros, mas não apresentar sangramento). Você deve chamar uma ambulância e cuidar para que a pessoa respire até que cheguem os médicos.

6. Em caso de intoxicação grave, não tome medicamentos que provoquem o vômito

O que está errado: as drogas que causam vômitos podem provocar queimaduras no esôfago e deixar que o vômito entre nos pulmões.

O que fazer: Se você suspeitar de envenenamento grave, chame o resgate, descreva os sintomas e a possível fonte de intoxicação, observando as recomendações do médico. Não tente avaliar por si mesmo o grau de perigo ou buscar conselhos na Internet: a overdose de vitaminas ou uma intoxicação por álcool podem ser tão perigosos quanto beber um copo de gasolina. Sem ajuda médica, a morte pode ocorrer dentro de uma hora.

7. Fazer torniquete para estancar sangramentos. Usar torniquete para estancar o sangramento poderá provocar amputações das extremidades do corpo

O que está errado: uma aplicação incorreta do torniquete pode pressionar as extremidades. O torniquete não detém o sangramento, mas interrompe a circulação do sangue nos membros, o que provoca a necrose dos tecidos.

O que fazer: Coloque um monte de gaze estéril ou um pano limpo sobre a ferida e mantenha-a sob pressão. É suficiente, enquanto a ambulância está a caminho. A exceção é uma forte hemorragia em que a chance de morte é maior do que o risco de amputação de um membro.

8. Não coloque uma colher na boca e não tire a língua da pessoa que tiver uma convulsão

Qual é o problema: durante a convulsão, a pessoa pode se sufocar por causa do objeto colocado na boca para proteger a língua.

O que fazer: durante uma convulsão, a pessoa pode tremer incontrolavelmente e até mesmo ficar azul. Mas os ataques acabam sozinhos e o corpo não é capaz de prejudicar a si mesmo gravemente. O importante é chamar o médico o mais rápido possível, tomar cuidado para que a pessoa não se bata durante a convulsão e que consiga respirar. Engolir a língua é fisiologicamente impossível e mordê-la não é perigoso. Vire a cabeça da pessoa de lado.

9. No caso de uma picada de cobra ou insetos venenosos é proibido sugar o veneno da ferida

O que está errado: na melhor das hipóteses, não vai acontecer nada e a pessoa morrerá do mesmo jeito. O veneno misturado com saliva atinge a boca criando uma outra fonte de infecção. Isto irá acelerar o envenenamento do corpo, o que pode causar edema pulmonar e parada cardíaca.

O que fazer: Se a mordida foi em um membro, adote uma posição horizontal, na qual a área afetada fique num nível abaixo do coração. Chame a ambulância e descreva em detalhes o que aconteceu, além de beber muito líquido. Faça a vítima se movimentar o mínimo possível.

Importante: não tente levar o paciente para o hospital por sua própria conta. Deixe que os especialistas façam isso. Incorreto: levar o doente para o hospital mais próximo.

O que fazer: chamar a ambulância, descrever a situação por telefone para o operador, para que, de acordo com essa informação, ele diga para onde deve levar o doente. Nem todos os hospitais têm medicamentos, especialistas e equipamentos necessários e começar a mover a pessoa de um lugar para outro pode ser muito perigoso.

Fonte: https://blog.portaleducacao.com.br/
           https://www.ctte.com.br/
           https://emergency-live.com/
           https://incrivel.club/