QUALIDADE DE VIDA

Cinco alimentos desintoxicantes que auxiliam na purificação do nosso organismo

alidetox topo16/08/2022 - "O consumo de produtos industrializados e altamente processados representa ameaças à nossa saúde – descubra como promover a saúde do seu corpo de maneira simples e orgânica! Cada vez mais, ingerimos alimentos que passam por diversos estágios entre a colheita e o momento em que chegam à nossa mesa. Os produtos industrializados e altamente processados são consumidos praticamente todos os dias e trazem riscos graves, como perturbações hormonais, falta de nutrientes essenciais à saúde e o aumento na produção de moléculas reativas. Consumir dessa maneira favorece o envelhecimento precoce das nossas células e impõe diversos ônus ao nosso corpo. Por outro lado, existem alimentos que, quando incorporados à dieta, contribuem para a purificação do organismo. Comumente conhecidos como "desintoxicantes" (ou detox), esses alimentos auxiliam na eliminação de substâncias tóxicas do corpo por vias fisiológicas e, ocasionalmente, medicinais. O processo ocorre principalmente por meio do fígado, mas também engloba o intestino, os rins, a pele e a atuação de antioxidantes produzidos pelo próprio corpo. Não há base científica que sustente a indicação de estratégias dietéticas ou suplementares capazes de garantir uma verdadeira "desintoxicação" após excessos alimentares ou de estilo de vida. "Entretanto, temos conhecimento de que adotar uma dieta saudável, equilibrada, diversificada e natural, rica em fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis, juntamente com a ingestão adequada de água e atividades físicas moderadas, ...

bem como hábitos de sono e lazer, certamente auxiliará o corpo na eliminação das toxinas que eventualmente entram em contato com o organismo de forma natural", explica a médica especializada em nutrologia, Marianna Magri. Entre os benefícios para a saúde e o corpo, a abordagem detox ajuda a reduzir a carga inflamatória, eliminar toxinas e combater os radicais livres no organismo. Conforme Marianna, qualquer pessoa pode seguir uma abordagem natural para a desintoxicação. Para isso, é essencial incluir na alimentação alimentos como nozes, grãos, legumes, abacate, aveia, gengibre e manter-se bem hidratado, uma vez que a ingestão adequada de água diária é uma das principais estratégias para a eliminação de toxinas do corpo por meio do fígado, intestino, rins ou pele.

Quando se trata de cuidados, é recomendável evitar restrições extremas, priorizar a constância de hábitos saudáveis e escolhas ponderadas. "A alimentação associada a uma rotina de exercícios físicos regulares e sono de qualidade é o principal fator para otimizar e aprimorar o funcionamento do organismo", afirma a especialista. É crucial lembrar que toda modificação na dieta e na rotina deve ser supervisionada por um profissional da saúde, uma vez que cada corpo é único, e a busca das soluções mais adequadas requer a orientação de quem possui expertise na área."

Água

detoxagua

A ingestão de líquidos desempenha um papel fundamental na promoção de reações bioquímicas no corpo, facilitando a purificação de substâncias prejudiciais. Manter um nível apropriado de hidratação diária é uma das principais táticas para favorecer a eliminação de toxinas por meio do fígado, intestinos, rins ou pela pele.

No que diz respeito à alimentação, alimentos como nozes, grãos e legumes

 

detoxcastanha

São fontes de zinco, cobre e selênio, minerais essenciais para a síntese de enzimas antioxidantes endógenas.

Gengibre

detoxgengibre

O alimento possui características anti-inflamatórias e propriedades antioxidantes, além de ser uma fonte de poucas calorias e conter minerais essenciais, como magnésio e potássio.

Abacate

detoxabacate

O abacate contém fibras solúveis, que contribuem para equilibrar o trânsito intestinal. Além disso, é rico em magnésio, que participa de mais de 300 reações enzimáticas, algumas das quais desempenham um papel crucial no processo de desintoxicação

Aveia

detoxaveia

Abundante em fibras, proteínas, carboidratos e uma série de minerais essenciais, incluindo ferro, cálcio, magnésio, zinco e potássio. Alimentos que contêm tanto fibras solúveis quanto insolúveis, como frutas e farelos de cereais integrais, como a aveia, promovem a regularidade intestinal e a remoção de substâncias tóxicas.

REFERENCIAS : https://ciclovivo.com.br

                        Vida e saúde

                        R7