QUALIDADE DE VIDA

Os Benefícios surpreendentes do Capim-limão

limaocapin107/2023 - Plantas de fins medicinais, aromáticos e temperos estão ganhando destaque no universo da jardinagem caseira. Um exemplar notável entre essas plantas é o capim-limão, que está conquistando uma crescente base de entusiastas de jardinagem, atraídos por suas virtudes e aroma cítrico. O capim-limão oferece um leque abrangente de aplicações terapêuticas, tanto em âmbito industrial como em hortas domésticas. Suas características terapêuticas abrangem propriedades antissépticas, antimicrobianas, analgésicas e anti-inflamatórias.

Essa planta é recomendada para o alívio de desconfortos, como dores, cólicas uterinas e intestinais, aprimoramento da digestão, função diurética, controle do colesterol e auxílio no gerenciamento da diabetes. Embora muitos desses usos se baseiem em saberes tradicionais, investigações científicas têm confirmado os benefícios associados ao capim-limão.

Quanto ao uso do capim-limão, ele pode ser empregado de diversas maneiras. Na culinária, as folhas dessa planta são utilizadas para conferir sabor a chás, pratos com curry, sucos, geleias e sopas. Adicionalmente, o óleo extraído do capim-limão pode ser aplicado topicamente para tratar problemas de pele, feridas e infecções por fungos.

Vantagens do capim-limão - Além das propriedades terapêuticas, o capim-limão é uma planta dotada de riqueza nutricional, contendo vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco e ferro. Essa combinação de nutrientes amplifica os benefícios medicinais dessa planta. Algumas das vantagens do capim-limão incluem:

  1. Suporte no alívio de desconfortos - A propriedade analgésica do capim-limão é eficaz no tratamento de dores de cabeça, dores intestinais, câimbras e espasmos musculares.
  2. Ajuda em casos de insônia - O chá de capim-limão possui propriedades sedativas que auxiliam no relaxamento dos nervos, sendo benéfico para aqueles que enfrentam dificuldades para dormir.

Benefícios para a pele

O capim-limão, quando empregado como tônico, apresenta características adstringentes e antissépticas que auxiliam na purificação da pele, especialmente em situações de pele excessivamente oleosa e com problemas de acne.

Cuidados com os pés Devido às propriedades antibacterianas que possui, o capim-limão pode ser utilizado em imersões para os pés, contribuindo para a redução do odor desagradável.

Saúde estomacal

O óleo essencial proveniente do capim-limão exibe uma potente ação diurética, colaborando na prevenção de distúrbios gastrointestinais, como úlceras, e no combate a infecções originadas por agentes patogênicos. Adicionalmente, essa planta estimula a eliminação de líquidos retidos.

Efeitos adversos e contraindicações

Indivíduos que apresentem sensibilidade às características do capim-limão podem manifestar sintomas como vertigem, boca seca, sonolência, debilidade, náuseas, hipotensão e outros desconfortos. O uso do capim-limão não é aconselhável para mulheres grávidas ou em período de amamentação. Além disso, pessoas com problemas de controle da pressão arterial devem evitar o consumo dessa planta.

Aspectos interessantes sobre o capim-limão O capim-limão é conhecido por diferentes denominações ao redor do mundo. Em Portugal, é denominado como belgata e chá-do-gabão. Na França, é reconhecido como citronelle, enquanto em nações de língua inglesa, é chamado de lemongrass. Na Índia, é conhecido como surwai. No Brasil, entre os nomes populares estão capim-cidreira, capim-cidrão, capim-santo, erva-príncipe, chá-de-estrada, chá-príncipe, chá-do-gabão, capim-cidrilho, capim-cidró, capim-cheiroso, capim-marinho, capim-membeca, palha-de-camelo e erva-cidreira.

REFERENCIAS:   TUA SAÚDE

                          CAPITALISTA

                          TERRA

                          ECYCLE