QUALIDADE DE VIDA

Isotônicos na Mira: Descubra Como Essas Bebidas Podem Colocar em Risco a Saúde de Crianças e Adolescentes

isotonicocrian topoUma pesquisa conduzida no Reino Unido indicou que um considerável contingente de crianças e adolescentes está exposto ao risco de comprometer a saúde dentária e desenvolver obesidade devido ao consumo frequente de bebidas isotônicas com elevado teor de açúcar. Um estudo realizado pela Universidade de Cardiff, que entrevistou crianças entre 12 e 14 anos, revelou que 68% delas afirmaram utilizar esses produtos semanalmente. Os pesquisadores ressaltaram a falta de conhecimento por parte da maioria dos pais e crianças sobre a inadequação dessas bebidas para o público infantil. A associação britânica de refrigerantes argumentou que as bebidas isotônicas foram concebidas para serem ingeridas após a prática ...

de "atividade física vigorosa". O levantamento, conduzido pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Cardiff e publicado, indicou que 160 crianças de quatro escolas no sul do País de Gales foram entrevistadas. A pesquisa apontou que os estudantes são atraídos pelas bebidas isotônicas devido ao sabor adocicado, custo acessível e ampla disponibilidade.

isotonicocrian1

Metade das crianças afirmou consumir a bebida isotônica mais por motivos sociais do que como complemento após atividades esportivas. Além disso, apenas 18% relataram usar o produto por perceber benefícios no desempenho esportivo. Contudo, os pesquisadores demonstraram preocupação ao constatar que um quarto das crianças adquiriu isotônicos em áreas de lazer.

Maria Morgan, pesquisadora de saúde pública com foco odontológico, afirmou: "O propósito das bebidas isotônicas está sendo mal compreendido, e este estudo evidencia claramente que crianças em idade escolar estão sendo atraídas por essas bebidas com alto teor de açúcar e baixo pH, aumentando o risco de cáries, desgaste do esmalte dentário e obesidade". A Faculdade de Esporte e Medicina do Exercício propõe uma regulamentação mais rigorosa na publicidade de isotônicos para proteger as crianças, destacando que essas bebidas são destinadas a atletas envolvidos em atividades físicas intensas e devem ser supervisionadas por profissionais de saúde.

isotonicocrian2

Russ Ladwa, da Associação Dental Britânica, afirmou que as bebidas esportivas raramente representam uma escolha saudável e que promovê-las para o público em geral, especialmente para jovens, é irresponsável. Gavin Partington, da Associação Britânica de Refrigerantes, enfatizou que as bebidas esportivas foram desenvolvidas para reidratação durante ou após atividades físicas vigorosas e devem ser consumidas com moderação. Ele também mencionou o compromisso das fabricantes de refrigerantes em não fazer publicidade de bebidas com alto teor de açúcar para menores de 16 anos, inclusive na internet, como parte de uma nova iniciativa.

REFERENCIAS: BBC

                        NOTICIAS AO MINUTO BRASIL

                        YOUTUBE

                        WIKIPEDIA