Bem-Estar e Saúde

Gengibre e Limão: A Dupla Poderosa para Combater o Frio e Perder Peso

gengibrebom12023 - Os seres humanos têm registrado o uso deste remédio fitoterápico ancestral ao longo de séculos. Estudos revelaram que as baixas temperaturas do inverno ampliam a susceptibilidade a problemas cardíacos e agravam as condições respiratórias, representando um risco para a saúde e segurança humana. Recentemente, no Japão, a "mistura de água com gás de limão e gengibre" ganhou popularidade. Essa bebida é conhecida por aquecer o corpo e estimular o metabolismo, auxiliando na perda de peso. A preparação da água com gás de gengibre e limão é bastante descomplicada. Basta moer o gengibre em forma de purê, misturá-lo com o suco de limão e adicionar à água com gás. Água com gás de gengibre e limão como auxílio à perda de peso - Toshio Moritani, professor emérito da Universidade de Kyoto, no Japão, explicou que o aroma do limão e o sabor picante do ...

gengibre têm o potencial de intensificar a atividade do sistema nervoso simpático, o qual desempenha um papel central na sensação de saciedade, podendo suprimir o apetite e contribuir para a perda de peso. Além disso, a atividade do sistema nervoso simpático também estimula a queima de gordura. Toshio sugere consumir a água com gás de gengibre e limão antes das refeições para evitar excessos alimentares.

Os riscos do clima frio

Uma das ameaças mais significativas das baixas temperaturas durante o inverno é o aumento do risco de problemas cardíacos, incluindo ataques cardíacos e derrames. Além disso, o frio pode agravar condições respiratórias, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica. Um estudo publicado na revista The Lancet em 2015 analisou mais de 74 milhões de óbitos em todo o mundo, revelando que mais de 7% dessas mortes foram relacionadas à exposição a temperaturas frias. O professor Antonio Gasparrini, autor principal do estudo e professor na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, afirmou que há evidências conclusivas de que o frio aumenta o risco de diversos problemas de saúde.

Gengibre, com propriedades "quentes", pode aliviar a tosse

O gengibre é um ingrediente comum na culinária chinesa e é considerado um remédio tradicional na medicina chinesa. Ao longo da história, os chineses têm afirmado que o consumo de gengibre é parte integrante de uma dieta saudável. Segundo os Analectos, Confúcio costumava consumir o gengibre como parte de suas refeições, reconhecendo seu valor. A farmacologia moderna identificou componentes ativos no gengibre, como gingerol, shogaol e zingerona, que possuem propriedades antioxidantes e anticâncer.

He Xia, um praticante de medicina tradicional chinesa (MTC) com base no Japão, explicou em uma entrevista ao Epoch Times que o gengibre é naturalmente picante e quente. Ele tem a capacidade de induzir a transpiração, dissipar o frio, prevenir náuseas e aliviar a tosse. É frequentemente utilizado no tratamento de sintomas de resfriados comuns, desconforto estomacal, sensação de frio e redução do apetite. O gengibre combina bem com o limão, que é rico em vitamina C e antioxidantes naturais que inibem a produção de melanina. A vitamina C desempenha um papel fundamental na síntese de colágeno, importante para a manutenção da elasticidade da pele. De acordo com a teoria da MTC, a maioria dos alimentos é classificada em três naturezas térmicas: alimentos refrescantes, alimentos quentes e alimentos equilibrados e neutros. A escolha dos alimentos pode equilibrar a temperatura corporal, já que os alimentos refrescantes têm um efeito refrescante e os alimentos quentes proporcionam um efeito de aquecimento. De acordo com essa teoria, tanto remédios quanto alimentos têm a mesma origem e podem ser usados para tratar condições de saúde.

Certas pessoas devem evitar o consumo de gengibre

He Xia observou que a perda de peso requer abordagens específicas, dependendo das características físicas individuais. Embora o gengibre tenha o potencial de acelerar o metabolismo, ele não é apropriado para todos. Por exemplo, indivíduos com deficiência de yin não devem consumir gengibre. A teoria tradicional chinesa do yin e yang é um arcabouço conceitual usado para compreender e analisar o mundo material, influenciando a medicina chinesa tradicional. Normalmente, o yang está associado ao aspecto funcional de um objeto, caracterizado por movimento, expansão, calor, brilho, atividade e funcionalidade elevada, possuindo qualidades energéticas. Por outro lado, o yin está relacionado à forma física de um objeto, envolvendo quietude, contração, frio, escuridão, latência e funcionalidade reduzida, com qualidades menos energéticas.

Yin e yang são conceitos opostos e em equilíbrio. Na MTC, o yin é responsável por umedecer e resfriar o corpo. Quando há deficiência ou desequilíbrio do yin, o corpo manifesta sinais de aquecimento, como febre nas extremidades, suor excessivo nas mãos e boca seca. O gengibre é considerado "quente" por natureza, sendo um alimento que aquece o corpo, portanto, seu consumo por pessoas com deficiência de yin pode agravar os sintomas dessa condição.

REFERENCIAS: CONQUISTE SUA VIDA

                        TERRA

                        YOUTUBE

                        BELEZA BRASILEIRA