QUALIDADE DE VIDA

Exercitar-se por 30 minutos todos os dias melhora a “riqueza, diversidade” do microbioma intestinal

microbio125/03/2023 - O exercício é uma abordagem essencial para músculos e ossos mais fortes, o que ajuda a prevenir o risco de inflamação e doenças crônicas. Agora, uma nova pesquisa da Universidade de Calgary descobriu que o exercício também melhora a saúde intestinal! Acontece que malhar apenas 30 minutos por dia mantém nosso aparelho digestivo feliz e saudável. Os pesquisadores dizem que a flora intestinal dos atletas demonstra o quão poderosa a aptidão física pode afetar o microbioma. “Os atletas geralmente são magros e seguem uma dieta rigorosa e horários de treinamento – esses fatores por si só podem explicar os diferentes microbiomas dos atletas”, diz Shah, um estudante de doutorado em Cinesiologia especializado em Nutrição, Metabolismo e Genética, em um comunicado à imprensa.

Mas para explorar a relação entre exercício e bactérias intestinais em pessoas que não são atletas, o estudo analisou o tipo de exercício, tempo e intensidade em uma grande coorte de adultos típicos de meia-idade. Peso corporal, dieta e força de preensão manual também foram utilizados.

“Encorajadoramente, o estudo descobriu que a atividade física de duração moderada (≥150 minutos por semana) aumentou a riqueza e a diversidade dos microbiomas intestinais em comparação com os participantes do estudo que se exercitaram menos”, diz Jane Shearer, PhD, professora da Faculdade de Cinesiologia e a Medicina da Escola Cumming. “Dado isso, mais exercícios parecem ser importantes para melhorar a saúde do microbioma e os indivíduos devem procurar atingir os 150 minutos recomendados pela Health Canada de atividade física de intensidade moderada por semana”.

Especificamente com a intensidade do exercício, o estudo descobriu que a duração importava mais para melhorar a presença de boas bactérias intestinais do que a intensidade. O raciocínio exato para isso ainda não está claro, então é algo para a equipe investigar mais. Além disso, os resultados mostram que as mudanças no microbioma intestinal não eram as mesmas em todos os aspectos. Pessoas com peso normal obtiveram melhores resultados em comparação com pessoas com sobrepeso.

“Estar acima do peso exerce suas próprias influências no microbioma intestinal independentemente do exercício. Nesse caso, maus hábitos alimentares superam algumas das influências benéficas do exercício sobre os micróbios intestinais”, explica o pesquisador do estudo, Dr. Chunlong Mu, PhD, associado de pós-doutorado em Cinesiologia.

É claro que o exercício é incrivelmente importante para a saúde intestinal, mas as descobertas também enfatizam a importância de garantir que obter ou manter um peso saudável também seja uma prioridade. Não há necessidade de ser um atleta que trabalha toneladas de horas por semana para conseguir isso, apenas meia hora por dia durante cinco dias pode fazer o trabalho!

Os resultados são publicados no The FASEB Journal.

Fonte: https://studyfinds.org