QUALIDADE DE VIDA

Prata Coloidal: Entre Mitos e Fatos na Saúde Natural

pcoloidal1A prata coloidal é uma suspensão de partículas de prata microscópicas em um líquido, geralmente água destilada. Essas partículas de prata têm tamanhos variados, geralmente na faixa de nanômetros, o que as torna pequenas o suficiente para permanecerem em suspensão na solução sem se depositarem no fundo. Acredita-se que a prata coloidal tenha propriedades antimicrobianas e antissépticas. A prata tem sido usada historicamente por suas propriedades antimicrobianas, e a prata coloidal foi promovida como um suplemento alimentar e alternativa natural para tratar várias condições.

No entanto, é importante notar que a prata coloidal também é um tema controverso, e as alegações de seus benefícios para a saúde não são totalmente respaldadas pela comunidade científica. Algumas das alegações feitas pelos defensores da prata coloidal incluem sua eficácia contra bactérias, vírus e fungos. É fundamental ter cuidado ao considerar o uso da prata coloidal, pois o consumo excessivo ou uso inadequado pode levar a condições como argíria, uma condição em que a pele e outros tecidos do corpo adquirem uma coloração azulada devido ao acúmulo de prata. A argíria é geralmente considerada um efeito colateral indesejado do uso excessivo de produtos contendo prata, e seu tratamento pode ser desafiador.

Se alguém estiver considerando o uso de prata coloidal para tratamento de saúde, é altamente recomendável consultar um profissional de saúde qualificado antes de iniciar qualquer suplementação. Além disso, é importante escolher produtos de qualidade de fontes confiáveis para garantir a pureza e segurança do produto.

Principais vantagens

Os principais ganhos associados à prata coloidal incluem:

Apoio na inibição de microrganismos
Considera-se que quando a prata coloidal entra em contato com a umidade, libera partículas de prata que atuam impedindo a multiplicação de microrganismos, como bactérias e fungos, podendo contribuir no tratamento de infecções.

Promoção da rápida recuperação de lesões
Devido às suas propriedades antimicrobianas, a prata coloidal também pode acelerar o processo de cicatrização de feridas na pele. Por essa razão, é frequentemente utilizada na produção de curativos.

Auxílio no manejo da acne
Quando aplicada na pele, a prata coloidal pode colaborar no controle da acne, diminuindo a proliferação de bactérias em sua superfície, graças às suas propriedades antimicrobianas.

Modo de utilização da prata coloidal

A prata coloidal está disponível em concentrações que geralmente variam de 10 a 40 ppm, apresentada na forma de solução ou spray, por exemplo, para aplicação tópica. Embora existam também suplementos alimentares com essa substância, seu uso por via oral não é recomendado, pois, mesmo em concentrações baixas, podem surgir efeitos indesejáveis, especialmente quando utilizada por longos períodos.

Possíveis impactos na saúde

Apesar de seus benefícios, a prata coloidal pode acarretar alguns riscos à saúde, tais como:

Coloração azulada da pele, devido ao acúmulo de prata no organismo;
Cefaleia e/ou desconforto abdominal;
Irritação cutânea;
Redução da eficácia de medicamentos, como antibióticos e levotiroxina;
Problemas nos rins, fígado e/ou cérebro, embora sejam necessários mais estudos para confirmar este risco.
Esses efeitos são mais comuns quando a prata coloidal é ingerida por via oral. Portanto, desaconselha-se a ingestão de produtos contendo essa substância, especialmente sem a orientação de um profissional médico.

Precauções ao utilizar prata coloidal

A ingestão de produtos contendo prata coloidal não é recomendada devido aos potenciais riscos à saúde. Além disso, o uso dessa substância também não é indicado para mulheres grávidas, pois pode impactar o desenvolvimento do feto. Em caso de sintomas como vermelhidão ou coceira ao aplicar produtos com prata coloidal na pele, é aconselhável interromper o uso e procurar a orientação de um clínico geral ou dermatologista para avaliação.

REFERENCIAS: YOUTUBE

                        WIKIPÉDIA

                        TUA SAÚDE

                        ALMACURA

                        REVISTA QUESTÃO DE CIENCIA