LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

O cemitério de baleias no Vietnã

cemiba1Em determinadas áreas do Vietnã, as baleias são reverenciadas como uma entidade divina, que eles chamam de “Ca Ong“, “O Senhor Baleia“, e para muitos pescadores, é como um deus, e assim sendo, eles fazem muitas orações e oferendas, por considerarem as baleias, os seus anjos protetores. As baleias que são encontradas mortas nas praias ou mesmo boiando no mar, eles fazem um funeral, com direito a velório, caixão improvisado e todos os ritos funerários, como se fosse um humano e a pessoa que a encontrou, é responsável pelo seu funeral e fica de luto por três anos.

Após serem enterradas num cemitério específico, seus ossos são mantidos lá por até 10 anos e depois são retirados do cemitério e colocados em templos para serem venerados. A baleia é um animal tão importante para a população local que todos os anos é feito um festival em Vung Tàu, em homenagem a ela, com desfile pela cidade e outros eventos.

Leia também - A Misteriosa “Faixa de Buracos” no Peru

Em uma vila de pescadores, na costa de Lang Phuoc Hai, província de Bà Ria, Vung Tàu, o cemitério “Ngoc Lang Nam H?i” é considerado o maior cemitério de baleia do Vietnã. São centenas de túmulos de baleias, cobrindo uma área de 3 mil metros quadrados. Todos os túmulos tem uma lápide, com informações, como a data que a baleia foi encontrada e também os nomes de quem encontrou.

cemiba2

cemiba3

cemiba4

cemiba5

cemiba6

cemiba7

cemiba8

A também uma tradição de escrever na lápide, o nome do filho mais velho do pescador que encontrou a baleia morta, já que esse homem estará de luto pelo animal, assim como seu pai, ao longo do três anos consecutivos. Após os ossos da baleia serem desenterrados, são levados ao templo Ông Nam H?i, a cerca de um quilômetro do cemitério. Nesse templo, o “O Senhor Baleia” é venerado, e tem um grande altar no centro, e os ossos de baleias são colocados em grandes caixas de vidro.

Fonte: https://www.magnusmundi.com
           http://www.vietnahoje.com.br/
           http://m.english.vietnamnet.vn