Lugares Extraordinários

    A cratera de Al Wahaba na Arábia Saudita

    craara110/08/2019 - A cratera de Al Wahaba (também escrita Al Waba) é uma cratera vulcânica localizada no deserto da Arábia Saudita, a 254 quilômetros de distância de Taif, na borda oeste do platô de basalto Harrat Kishb, uma região que contém muitos cones vulcânicos. Esta cratera é a maior do seu tipo no Oriente Médio, com cerca de dois quilômetros de diâmetro, com falésias de 250 metros de altura até uma base plana, no centro da qual é uma crosta espessa de deslumbrantes cristais brancos de fosfato de sódio. Por algum tempo pensou-se que a cratera foi formada por um meteorito, devido a semelhança como a cratera de Barringer, no deserto do Arizona, nos Estados Unidos, com sua forma circular e lados altos. Agora é comumente aceito pelos geólogos que ...

    a cratera é uma cratera de maar, e foi formada por atividades vulcânicas na forma de uma explosão subterrânea de vapor gerado quando o magma basáltico derretido entrou em contato com a água subterrânea. De um lado da cratera está um cone de cinzas que é tudo o que resta do vulcão.

    craara2

    craara3

    craara4

    Leia também - A pedra dos 12 ângulos de Cusco

    A cratera está situada em uma área onde havia intensa atividade vulcânica no passado. A planície arenosa circundante é, de fato, um leito de cinzas vulcânicas. Para o noroeste, há um monte com uma face vertical na borda da cratera, que era um vulcão anterior, dividido ao meio quando a cratera foi formada. Neste penhasco podem ser vistos diques cheios de lava. Na face norte da cratera há palmeiras e um capim rasteiro.

     

    Fonte: https://www.magnusmundi.com/

    Translate

    ptenfrdeitrues

     

     

     Ajude a manter o site no ar.

     

    Curta O Arquivo no FacebookCurta O ARQUIVO no Facebook

    O Arquivo

    Sobre  |  Fale Conosco