O relógio astronômico de Praga

    reloastro topoO relógio astronômico de Praga, feito pelo relojoeiro Mikuláš não é só lindo de se ver, é também um dos relógios mais antigos e mais detalhados já fabricados no mundo. Esse relógio na fachada da Prefeitura é uma das principais atrações de Praga. Além de marcar as horas, ele também indica as fases da lua e o movimento das estrelas. A obra-prima foi instalada em 1410 e reconstruída em 1490 por outro relojoeiro, Mestre Hanuš. Por muitos séculos acreditou-se que ele era o criador do relógio, até que se achou um documento em 1961 que revelou a verdadeira história.

    O relógio é formado por três componentes principais: uma esfera astronômica que indica a hora e a posição do sol e da lua, uma esfera com medalhões que representam os meses, e um mecanismo que mostra aos espectadores a cada hora a procissão dos Doze Apóstolos.

    Estatuetas em movimento

    Diariamente à hora certa, das 8h às 20h, todo o mecanismo ganha vida. Além do movimento mecânico dos apóstolos, há outras estatuetas que se movimentam na parte externa do relógio. Elas representam algumas das coisas mais temidas pelos habitantes de Praga hoje em dia: avareza, vaidade e morte. Desde o século XVI, o mecanismo que mede o tempo foi consertado e restaurado diversas vezes. A última restauração foi em 1865. Esse também foi o ano em que os apóstolos foram agregados ao relógio.

    Leia Também - Brasão do Supremo Conselho do Brasil para o Rito Escocês Antigo e Aceito

    Tempo babilônico

    O relógio astronômico de Praga indica várias horas: a hora astronômica, a centro-europeia, a tcheca antiga e a babilônica. Esse relógio de Praga é o único no mundo que pode dizer a hora babilônica. É claro que existe uma lenda sobre esta obra de arte histórica e especial. Quando o Mestre Hanuš terminou seu trabalho no relógio, ele foi supostamente cegado pelas autoridades da cidade para impedir que recriasse essa obra-prima em outra cidade e até mesmo construísse um melhor. Diz-se que Mestre Hanuš, por vingança, danificou o relógio pouco antes de morrer e o maldisse. Ainda segundo a lenda, todos os homens que tentaram consertar o relógio enlouqueceram ou morreram – mas, como na maioria das lendas, é claro que ninguém sabe o que realmente aconteceu.

    O Relógio Astronômico

    A esfera superior da Torre do Relógio é o Relógio Astronômico propriamente dito. Sua função não era dar a hora, e sim representar as órbitas do Sol e da Lua.

    reloastro4

    As figuras animadas

    A principal atração do relógio é o desfile dos doze apóstolos que acontece toda vez que o relógio marca as horas. Esse desfile se produz nas janelas superiores do Relógio Astronômico. Além dos apóstolos, você encontrará outros quatro personagens: o Turco, a Avareza, a Vaidade e a Morte, um esqueleto que marca o início do desfile ao puxar uma corda.

     

    Desvendando o Relógio Astronômico

     reloastro1

    27/03/2021 - Em viagem recente a Praga, a capital da República Tcheca, fiquei fascinado pelo Relógio Astronômico, ou Orloj como dizem os tchecos. O fascínio veio não apenas pela idade do instrumento — instalado em 1410 — mas pela variedade de informações que ele é capaz de apontar. Além das horas, ao consultar o Orloj também podemos obter mais algumas informações interessantes: o momento do amanhecer e do anoitecer; a fase da Lua e em qual posição está o Sol em relação às constelações do zodíaco. Para a leitura do relógio, é essencial entender quais são suas partes móveis.

    O ponteiro dourado

    O ponteiro dourado tem uma mão dourada na extremidade e uma haste fixa sobre ele por onde um pequeno sol desliza. O movimento do ponteiro é sempre no sentido horário. A mão dourada foi idealizada para apontar dois horários: o Germânico e o Boêmio. O horário Germânico é o mais próximo do qual estamos acostumados. Representa as 24 horas do dia por meio de dois grupos de algarismos romanos de I a XII no mostrador do relógio. A primeira hora do dia fica na parte inferior do relógio. Atualmente o Orloj está regulado para representar o Horário da Europa Central (em inglês: Central European Time — CET) no mostrador do horário Germânico. O CET só equivale ao horário local de Praga durante o inverno, quando o horário de verão não está em vigor na República Tcheca. Na imagem, podemos ver que a mão dourada está sobre o número IV. São cerca de 4 horas da tarde (16h00).

    Lemos o antigo horário Boêmio com os chamados numerais de Schwabacher. São 24 numerais dispostos no anel preto mais externo, que representam quantas horas se passaram após o pôr do Sol. O anel gira com a passagem do ano para se adequar à hora em que o Sol se põe. Quando a mão dourada atinge a número 24, chega a hora do pôr do Sol. Por isso, conforme o verão se aproxima (o anoitecer começa mais tarde no verão, quando os dias são mais longos que as noites), o anel move no sentido horário. Conforme o verão se afasta, o anel move no sentido anti-horário. Na imagem, são aproximadamente 21 horas passadas após o pôr do Sol — ou 3 horas para o fim do dia.

    O pequeno sol fornece um terceiro tipo de horário: o horário Babilônico.Ele é medido em 12 “horas” desiguais do dia — apenas entre o nascer e o pôr do Sol — e representado pelos numerais indo-arábicos em preto, de 1 a 12. Cada numeral pertence a uma linha curva. Quando o pequeno sol passa sobre uma dessas linhas curvas, marca aquela “hora”. Na imagem, o Sol nasceu há cerca de 10 “horas”. O pequeno sol desliza sobre o ponteiro para acompanhar a variação da duração de tempo entre o nascer e o pôr do Sol. Assim, temos “horas” curtas no inverno e “horas” longas no verão.

    O ponteiro da Lua

    O ponteiro da Lua possui uma esfera que gira conforme o ponteiro anda. Ela é metade preta e metade prateada, simbolizando a fase em que a Lua está no céu. A pequena lua também desliza em uma haste, fixa sobre este ponteiro.

    reloastro2

    O anel zodiacal

    O anel zodiacal indica o movimento do Sol e da Lua na eclíptica, região definida pelo aparente movimento do Sol no céu durante o ano. Se observarmos o céu antes do nascer do Sol, enquanto olhamos para o Leste, podemos estimar qual constelação estará atrás do astro durante o dia. Ao repetirmos esse procedimento periodicamente, notaremos que a posição do Sol em relação às constelações varia, percorrendo as 12 constelações do zodíaco durante o ano.

    Leia Também - Torii

    No anel zodiacal, os 12 símbolos representam as casas do zodíaco e podemos ver sobre eles quais as posições da Lua e do Sol. Repare que o pequeno sol e a pequena lua estão conectados ao centro geométrico do anel zodiacal por barras, que os mantêm na borda do anel (no caminho da eclíptica) no decorrer do ano. O pequeno sol fica sobre determinada casa do zodíaco de acordo com o calendário dos signos.

    ♈️ Áries (21/03 — 20/04)
    ♉️ Touro (21/04 — 20/05)
    ♊️ Gêmeos (21/05 — 20/06)
    ♋️ Câncer (21/06 — 22/07)
    ♌️ Leão (23/07 — 23/08)
    ♍️ Virgem (24/08 — 23/09)
    ♎️ Libra (24/09 — 23/10)
    ♏️ Escorpião (24/10 — 22/11)
    ♐️ Sagitário (23/11 — 21/12)
    ♑️ Capricórnio (22/12 — 20/01)
    ♒️ Aquário (21/01 — 19/02)
    ♓️ Peixes (20/02 — 20/03)

    Este anel completa uma volta em torno do centro do relógio em um dia sideral. O dia sideral é baseado no aparente movimento das estrelas causado pela rotação da Terra. Sua duração é cerca de 4 minutos menor que o dia comum (dia solar). Por isso, o anel zodiacal anda ligeiramente mais rápido que o ponteiro com o pequeno sol. O ponteiro menor com uma estrela na ponta conta o tempo sideral. Ele está fixo no anel zodiacal e foi posicionado entre os signos de Peixes e Áries para simbolizar o ponto vernal. A leitura das horas siderais é feita no mostrador com algarismos romanos. Na imagem, o relógio marca por volta de 2h30 no tempo sideral. O ponto vernal é determinado pela posição do Sol durante seu movimento aparente na eclíptica, quando encontra o equador celeste (plano imaginário definido pelo equador da Terra). Nesse momento ocorre o equinócio de primavera no hemisfério norte — quando o dia tem a mesma duração que a noite (ver imagem abaixo).

    reloastro5

    Agora que sabemos quais são as partes móveis, vamos entender a parte fixa do Orloj.

    A placa fixa

    Já sabemos a utilidade dos numerais da placa fixa, mas resta saber o significado de suas cores e das quatro palavras nela escritas. Quando o pequeno sol está sobre o segmento azul, significa que é dia. Quando está sobre o segmento laranja, é hora do amanhecer (AVRORA — aurora) no horizonte leste (ORTVS) ou do anoitecer (CREPVSCVLVM — crepúsculo) no horizonte oeste (OCCASVS). E quando ele entra no segmento preto, significa que é chegada a noite. O círculo dourado mais externo, onde estão os algarismos romanos, representa o Trópico de Câncer. O círculo dourado de menor diâmetro, que contém a Terra, representa o Trópico de Capricórnio. O círculo entre esses dois representa o Equador. Durante o verão, o pequeno sol fica mais próximo do Trópico de Câncer (quando o Sol está mais alto no céu) e durante o inverno ele fica mais próximo do Trópico de Capricórnio (quando o Sol está mais baixo no céu).

    reloastro3

    E muito mais

    Mais que um ponto turístico, o Orloj é um monumento à observação dos céus. É uma máquina do tempo que nos transporta para uma época em que ainda se acreditava que a Terra estava no centro do universo. E acima de tudo, é muito mais que um relógio.

    Curiosidades

    O Orloj foi criado por Mikuláš de Kadaň com base nos cálculos de Jan Šindel;
    A Torre do Relógio tem outras atrações, como as esculturas que se movem (dentre elas os doze apóstolos) a cada vez que o relógio completa uma hora e um calendário que indica o dia atual;
    O Orloj não é o único relógio astronômico, mas é o mais antigo em funcionamento;
    A torre onde está instalado o relógio tem 69,5 metros de altura;
    O ponto vernal não é mais observado na constelação de Áries, mas sim na constelação de Peixes, devido a um fenômeno chamado precessão dos equinócios;
    No final da Segunda Guerra Mundial, os nazistas danificaram o Orloj, mas ele foi reparado e voltou a funcionar alguns anos depois;

    Fonte: https://www.klm.com/
               https://www.tudosobrepraga.com/
               https://blogdaciencia.com/

    Translate

    ptenfrdeitrues