História e Cultura

Vamos Fazer Dinheiro !! - Parte 3

vamos_fd_-_John_PerkinsOs "assassinos ecocômicos", os "chacais" e os militares - West Palm Beach - EUA. "Sou John Perkins, sou um cidadão americano, nascido e criado nos Estados Unidos. Sou um antigo "assassino econômico". O nosso modo de operação era muito semelhante ao assassino da máfia, porque estamos a procura de um favor que virá mais tarde. Os mafiosos e os gansgsters ja fazem iso a muito tempo. 

Nós apenas o fazemos em uma escala muito maior, com Governos, com paises, uma enorme escala e somos muito mais profissionais. Nós fazemos isto de muitas formas diferentes, mas talvez a mais comum seja o "assassino econômico" identifica um pais que tenha recursos que as nossas companhias desejem, tal como petróleo. Depois conseguimos um enorme empréstimo ao seu pais a partir do Banco Mundial ou a partir de uma das suas organizações. Mas o dinheiro nunca vai realmente para o páis, em vez disso, vai para as nossas corporações para construirem grandes projetos de infra-estrutura naquele país.

Coisas que beneficiam apenas uns poucos e muito ricos daquele país, bem como as nossas próprias corporações. Mas não ajudam a maioria das pessoas, que são demasiado pobres. Mas a estas pessoas, aos pobres, é deixada uma enorme dívida e é tão grande que eles nunca vão poder reembolsar, pagar essa dívida. Mas no processo de tentar reembolsar a dívida, criam uma situação onde não podem ter bons programas de Saúde ou programas de Educação. Então, nós, os assassinos economicos voltamos lá e dizemos: Escutem, voces deve-nos muito dinheiro, não conseguem pagar as dívidas, por isso dêem-nos 1 kg de carne, vendam-nos o vosso Petróleo muito barato as nossas companhias petrolíferas ou votem conosco na próxima votação de uma situação crítica nas Nações Unidas, ou enviem tropas para nos apoiarem em alguma parte do mundo, tal como no Iraque.

E foi dessa forma que conseguimos criar este império, porque de fato, nós é que escrevemos as leis, nós controlamos o Banco Mundial. Nós controlamos o FMI, de certa forma, até controlamos as Nações Unidas. E então, nós escrevemos as leis e assim as coisas que o assassino econômico faz não são ilegais. Endividar enormemente os paises e depois exigir uma troca de favores, isso náo é ilegal, deveria de ser, mas não é.

Uma das características de um Império é que força a sua moeda ao resto do mundo e foi isso que fizemos com o dólar. Então, em 1971, os EUA tinham uma enorme dívida e muito disot era resultado da Guerra do vietnam e estávamos no padrão do ouro. Alguns dos paises decidiram executar as suas dívidas e queriam receber o pagamento em ouro porque não confiavam no dólar. O presidente Nixon recusou-se a pagar em ouro, de fato, retirou-nos do padrão do ouro porque ele sabia que nõs não conseguiamos pagar em ouro, não tínhamos o valor (quantia). Muito pouco tempo depois, fomos para o padrão do petróleo e eu fiz grande parte daquele acordo qu fizemos com a Arábia Saudita insistindo que a OPEP vendessem o petróleo apenas com o dólar. E então, de repente o dólar move-se do padrão do ouro para o padrão do petróleo, que, devido a muitos aspectos, é um padrão muito mais importante porque o petróleo é intrinsecamente mais valioso do que o ouro nesta era.

De repente, o mundo só pode comprar petróleo com o dólar e o dólar é uma moeda muito, muito importante. Atualmente, os EUA, mais uma vez, é um pais falido. Temos dívidas enormes, maiores do que qualquer pais alguma vez teve na história do mundo. E se algum desses paises pedir o reembolso dessa dívida,em outra moeda que não seja o dólar, nõs estaríamos em grandes apuros. De momento, ainda só pedem o reembolso em dólares porque o petróleo é a grande comodidade e só podes comprar o petróleo com dólares. Mas o Saddam Hussein ameaçou vender petróleo com outras moedas que não fossem o dólar, mesmo antes de ser "abatido.

Algumas vezes, quando nós, os assassinos econômicos, falhamos em corromper os líderes de outros paises, tal como eu falhei com o Omar Torrijos, no Panamá, e o Ramir Rodós, no Equador. Não é frequente acontecer, mas quando acontece, então, são enviados os "chacais". Os chacais são pessoas que derrubam Governos ou assassinam os seus líderes. Por isso, quando eu falhei com o Ramir Roldós, no Equador, ou com o Omer Torrijos, no Panamá, os chacais foram la e assassinaram-nos. Nas poucas ocasiões em que nem os assassinos enocomicos nem os chacais são bem sucedidos, então ai e apenas ai, nós enviamos os militares. E foi exatamente isot que aconteceu no Iraque.

O assassino economico não conseguiu corromper o Saddam Hussein, não conseguiu dar-lhe a volta, os chacais não conseguiram assassina-lo, por isso, enviaram os militares. Na primeira vez que enviamos os militares, em 1991, destuimos os seus militares e pensamos que ele tinha sido castigado o suficente e agora ele iria alinhar conosco. E então, durante a década de 90, o assassino economico voltou la e tentou de novo convercer o Sadam Hussein, mas ele não queria ceder. Se ele tivesse cedido, ele ainda estaria a frente do pais e nós ainda estaríamos lhe vendendo armas de guerra. Mas ele não cedeu, os chacais não conseguiram mata-lo, as suas forças de segurança eram muito boas e ele tinha muitos duplos, nem os sues próprios seguranças sabiam se o estavam guardando ou a seu duplo. Então pela segunda vez nem o assassino economico nem os chacais foram bem sucedidos e, naquele ponto, enviamos novamente os militares e, desta vez, conseguimos pega-lo e o resto é história. "


LUCROS AUMENTANDO SALÁRIOS DIMINUINDO

vamos_fd_-_Anton_Schneider

 
"Nos últimos 10 a 15 anos, houve uma mudança dramática na distribuição dos rendimentos devido a globalização. Milhões de trabalhadores de colarinho branco e azul tinham os rendimentos sob pressão. Ja não tinham os salários que exigiam. A globalização os fez trabalhar por menos. isso levou a uma mudança considerável nos rendimentos a favor do capital. Esta enorme quantidade de dinheiro tinha que ser investida. Isso levou a um desenvolvimento abortivo dramático. Emergiu uma nova indústria: Serviços Financeiros. Banqueiros de Investimentos. Fundo de Equidade Privado. Fundos de Risco. Essa nova indústria é um fenômeno: ganha montanhas de dinheiro, não apostando o seu próprio dinheiro, mas apostando o dinheiro estrangeiro. Para cada dólar e euro investido, eles obtêm uma comissão. Meu nome é Anton Schneider, sou um sócio num pequeno fundo de equidade privado. Isso que significa que cobramos o capital dos nossos investidores. Investimos conjuntamente com o nosso dinheiro em empresas, restruturamos e depois vendemos.

As industrias de equidades privadas estão no centro das atenções, porque normalmente compramos empresas com um capital de equidade algo baixo. O preço de compra é financiado principalmente pelas dívidas. Essas dívidas são fundidas com a empresa. Dessa forma, as empresas que foram compradas, tem que servir a enormes dívidas. Ja não tem dinheiro que chegue para investir. Isso funciona desde que a economia esteja bem, desde que hajam lucros elevados. Desde que não haja uma retração economica. Desde que as empresas tenham feito, previamente, investimentos suficientes. Mas em muitos casos, não funciona. Os preços de compra estão a aumentar incrivelmente. São financiados com uma enorme quantia de capital externo. O risco é que a empresa pode não reembolsar as suas dívidas. Nesse caso, os bancos tem que cancelar os créditos. As empresas são "tosqueadas" do seu dinheiro durante anos. Então não podem fazer o que supostamente deveriam fazer: desenvolver produdos, investir e criar novos empregos.

É por isso que são chamados de "Locusts". Infelizmente, penso que seja precisamente o termo correto. Todo o sistema financeiro tornou-se mais importante. É isso aconteceu por 2 razões:

1) Primeiro, aqueles que tinham capital tornaram-se ainda mais gananciosos.

2) Os gerentes do capital obtêm comissões.

Quanto mais arriscadas são as formas de investimento, mais lucram com a operação.


LUCROS PARA UNS POUCOS INDIVÍDUOS...PERDAS PARA TODOS

vamos_fd_-_Antonio_Baena_Perez

vamos_fd_-_hotel_Algarrobico_1

vamos_fd_-_hotel_Algarrobico_2

 Armeria, Espanha. Antonio Baena Perez (Spokesperson for Azata del sol): "Bom dia, bem vindos ao Hotel El Algarrobico. EStamos em Espanha, na Andaluzia, em Almeria, na aldeia de Carboneras. Esta aldeia esta situada no Parque Natural do "Cabo de Gata"que começa a oeste. Esta é uma importante reserva marinha e terrestre. Estamos a lutar pela preservação da biosfera, do clima, do ar puro e pela preservação das espécies que vivem em terra e no mar. Este hotel é um projeto importante. É o primeiro de 7 hoteis previstos para esta região. Alem disso, quremos construir um campo de golfe e um número limitado de apartamentos. Na primeira fase , vamos construir uns 500 apartamentos. Mais tarde haverão 1500 apartementos e casas."

vamos_fd_-_Miguel_Angel_torres

"O meu nome é Miguel Angel Torres. Sou um funcionário público, engenheiro técnico em topografia. Durante 18 anos tenho observado a construção de edifícios na "costa del Sol". Este é o "Parque Victória". Estão construindo cerca de 4000 apartamentos. A maioria são cosntruidos como investimento capital. Assim as sociedades imobiliárias, as empresas e os bancos europeus podem restabilizar o seu dinheiro, com um lucro médio anual de cerca de 20%. Um investimento tradicional num banco ou no mercado de ações tras um lucro de apenas 5 a 6%, Por isso os edificios aqui e na costa da Espanha não são cosntruídos para serem habitados, nem mesmo durante as férias. São construidos apenas para lançar uma corrente de investimentos. Depois de todo o processo, teremos milhares de apartamentos vazios em que pessoas que não conhecemos lucraram e que nem sequer vivem aqui. "

vamos_fd_-_Laureano_Ruiz_Liano

 Laureano Ruiz Liano (Estate Agent): "Imagine uma cidade, uma cidade projetada de novo, uma cidade desenhada para o divertimento, uma cidade projetada para não sofrer alterações nos próximos 50 anos. Imagine um lugar onde 124000 apartamentos num mesmo local, mas não todos juntos. Imagine um lago com 85000 m2, incluindo 75000 m2 de locais comerciais. Grade o suficiente para estares perdido durante uns 2 ou 3 dias. Mas não é uma cidade clássica, esta cidade não irá crescer a volta de uma igreja, como normalmente constumavam fazer. Ela não vai crescer durante vários séculos, ela irá crescer em poucos anos, ela vai crescer a partir de um alto design básico, priviamente pensado. Que é optimizado desde o início para ser o maior e mais luxuoso "resort" da Europa."

vamos_fd_-_apartamentos_1 vamos_fd_-_apartamentos_2

Miguel Angel Torres: "Se tens um fundo de pensão num banco europeu, é muito provável que o dinheiro seja investido numa daquelas casas na Espanha. Esses apartamentos, que ja estão vendidos, estão vazios durante todo o ano. Os jovens espanhois não conseguem comprar esses apartamentos. O preço destes apartamentos é muito mais elevado do que qualquer coisa que eles possam pagar. A manutençao destes edifícios, que tem muito pouca qualidade, a água e os recursos naturais são pagos pelo estado espanhol. Contudo, não se recebe nenhum benefício, aparentemente, dos 800000 apartamentos construidos anualmente na Espanha."

PARTE 4