HISTÓRIA E CULTURA

O Olho de Horus - A escola de Mistérios (Episódio 1) Parte 3

chakrasDepois de receberem informações dirigidas a razão e treinamento para controlar sensações, emoções e pensamentos, dedicavam outros sete anos ao lado direito do cérebro, a inteligencia do coração a encontrar a difernça entre pensar e meditar. O Templo de Karnac, o maior do Egito, estava dedicado a consciencia, a analisar as forças que a moldam, ...
a entender o processo de evolução e acelera-lo, utilizando conceitos, palavras, sensações, pontos exatos ou movimentos. Aprenderam a concentrar-se em si mesmos, a diferenciar entre o eu superior e o ego, a identificar-se com o ser ou objeto externo até sentir e transformar-se no que se pensa. Realizavam exercicios de telepatia em lugares próximos e depois a distancia, num momento determinado do dia, até aprender a se comunicar mentalmente a qualquer hora. REcebiam informaçoes sobre o tempo e treinamento para vive-lo como um eterno presente. Entendiam que pensar é comparar para conhecer e que quando se sabe tudo nao se pensa nem se compara. Aprendiam  a mudar de estado ou nivel vibratório, a manejar as circustancias externas, conseguindo o equilibrio emocional como uma decisão mental interna.
 
 
animais
homem_cabeca_animal
 
 
Cada templo contina tres niveis de informação. Era uma maneira de revelar informação simultaneamente a homens em diferentes niveis ou estados evolutivos. O primeiro nivel transmitia informações basicas dirigidas ao povo.



Drama Sagrado

 
 
 
osiris_templo_2
homem_cabea_animal_2
 

Cada templo contava uma historia simples, repleta de simbolos e personagens fantasticos, um drama sagrado facilmente compreensível. As idéias eram expressadas como mito em forma de história. O mito, a historia fantastica, foi utilizado como método para revelar ao homem um mundo que ele so entende imperfeitamente. Os mitos ganham vida quando se acredita neles. Inventavam personagens com caracteristicas simbolicas com formas que trazem a mente a sua funçao e atividade principal. Que participavam de historias simples e parabolas que contam verdades sobre a natureza humana sem a aridez e a abstração da filosofia ou da metafísica.

O povo recebeu a informação sobre cada tema sagrado ao conhecer a historia central de cada templo. Ao conhecer as fraquesas e forças de cada personagem, as circunstancias que atravessam a maneira como os resolvem. Utilizavam um segundo nivel de informação, dirigido aos discipulos, seres com um nivel espiritual mais elevado, aos quais se explicava mais diretamente o mesmo tema sagrado de uma maneira mais concreta e profunda. Para isso utilizavam as cenas descritivas do mito talhadas nos muros do templo. Explicavam cada personagem, o que simboliza no universo, a parte no processo de aperfeiçoamento que representava, o porque da sua forma, comportamento e sua função principal.

A sabedoria dos sacerdotes do Olho de Horus fica evidente na historia contada por cada templo e nas formas que utilizavam como simbolos. So olha-los e ja vem a mente a ação vital que representam ou a qualidade que se ganha ao realiza-la. Ao representar homens com cabeça de animal como simbolo, os transformam em idéias que evocam a caracteristica vital do animal, trazem a mente a função do animal no universo.

Um homem com cabeça de chacal adquire as suas caracteristicas, seu instinto de orientação no deserto, seguindo-se as suas pegadas chega-se sempre a terras cultivadas, é portanto um excelente guia. Cada simbolo evoca uma simbologia. A forma simples de um pássaro evoca na mente o vôo, a liberdade. O disco solar sobre a cabeça de um homem, fala da sua iluminação, da sabedoria que iradia, da informação que tem, do nivel da sua consciencia. Estudaram detidamente animais e insetos, assim reuniram um profundo conhecimento sobre a sua vida, sua atividade principal. Suas necessidades vitais, os habitos que desenvolviam para supri-las, sua dieta alimentar, sua gestação, seus habitos sexuais e o sentido principal da sua existencia. Escolheram os animais mais idoneos para representar uma ação vital e o que acontece no universo quando se executa. O processo da lagarta que se arrasta e tece para depois transformar-se em borboleta.
 
 
osirion
maidun
 

De todos os pássaros o falcao é o que ve melhor, tem um cérebro ótico com a vista mais perfeita e desenvolvida, por isso é escolhido para representar essa função vital, o sentido da visão. Uma figura humana com cabeça de falcão, é um ser que tudo ve que domina o panorama vendo perfeitamente cada um dos detalhes em que foca sua atenção. Figuras chamadas deuses ou neters pelos egiptólogos que acredidam que o Egito era politeista representam apenas uma ação vital, um comportamento que transforma e aperfeiçoa. Cada ação importante da vida tem um simbolo que a representa, comunica a transformação que acontece na essencia do individuo que a executa o que obtem dela. Um par de braços indica adoração, um par de pernas ação de andar, uma boca a ação de falar.

E por ultimo, num terceiro nivel de informação, cada templo guardou um codigo secreto embebido no próprio simbolo, era conhecido apenas pelos altos sacerdotes e mestres, com informações sobre forças e energia fundamentais, como controla-las e utiliza-las para prestar serviço ao seu povo.



Paz, harmonia e desenvolvimento da consciencia

 
 
piramide2
templo_horus_edfu
 

Em templos como o de Horus, em Edfu, o sumo sacerdote levou seus discipulos mais evoluidos a descolar sua cosnciencia no tempo abrindo o inconciente para reviver e compreender suas vidas passadas em seu processo de reencarnação. O sumo sacerdote foi sempre um ser muito adiantado no caminho espiritual. Ele nao se identificava com o corpo, conhecia perfeitamente o seu funcionamento e que energia utilizar para equilibra-lo. Controlava do centro nervoso do alto da cabeça o mais alto da cabeça o mais alto nivel de energia vital. Permanecia num eterno presente irradiando amor, guiando e servindo com seu divino poder.

A matéria apenas recebe, se contrai, dar é irradiar, essa é uma caracteristica vibratória do espírito. Os seres de cada nivel recebem e transmitem aos niveis inferiores. Em seus salões entenderam que a realidade se compoem de sete niveis de energia vibratoria, sete correntes energéticas com sete diferentes niveis de poder ou força.

O corpo tem sete chakras ou centros de transformação da energia fundamental do universo. Cada ser humano, em sua vida presente, utiliza um desses sete centros, dependendo do nivel de evolução de sua consciencia. Quanto maior compreenção do unverso mais respeito , mais alto o chakra, o centro nervoso utilizado para transforma a aneriga, maior quantidade de energia processa diariamente, e mais poderes trancendentais tem.
 
 
piramide_roja
piramide_galeria


O sumo sacerdote podia controlar as forças fundamentais pelo altissimo nivel de energia vital em que permanecia o seu organismo. Seu sistema nervoso tinha uma resistencia correspondente a esse nivel de energia. Assim em todos os templos do Egito os inciado receberam informação e treinamento, aumentaram paulatinamente seu nivel de energia vital e de maneira correspondente o nivel de resistencia dos nervos de seu corpo.
 

PARTE 4