HISTÓRIA E CULTURA

Por que existe uma gárgula "Alien" numa igreja do século 13?

garalien2A existência da escultura na Abadia de Paisley despertou inúmeras teorias, que só foram derrubadas recentemente. Construída no século 12, precisamente no ano de 1245, a Abadia de Paisley passou por inúmeros processos de destruição e reconstrução durante os diversos episódios ocorridos na Escócia ao longo dos anos, como em situações de crise política e independência no país. Em uma dessas reconstruções – mais atual e muito menos dramática -, um detalhe interessante foi colocado na abadia, que agora conta com uma gárgula que se parece muito com o antagonista do filme terror sci-fi Alien – O 8º Passageiro.

O detalhe foi apontado pela primeira vez em uma fotografia, após um fã do filme notar a curiosa semelhança entre o ornamento da abadia e o assustador personagem do longa-metragem. As gárgulas * foram, inicialmente, construídas para afastar os maus espíritos das igrejas e catedrais, principalmente na Europa. Por isso, eram colocadas nas laterais das igrejas. E foi em um desses locais que um turista percebeu o curioso fato. Depois disso, teorias tentavam entender como era possível uma estrutura tão antiga abrigar uma referência tão atual e, principalmente, assustadora. Em 2013, quando a foto da década de 90 começou a ganhar popularidade e a história começou a circular pelo mundo todo, muitas teorias foram levantadas.

A emissora britânica BBC fez questão de ir atrás dos fatos, e entender o que um alien fazia na igreja paroquial. Para isso, entrevistaram o reverendo Alan Birss que explicou toda a história, esclarecendo os boatos. A verdade é que havia 12 gárgulas na igreja, que estava em péssimas condições – nunca foram reparadas e já estavam extremamente desgastadas. Como consequência, em 1991, elas acabaram sendo removidas e um artesão de Edimburgo foi contratado para restaurar as obras.

garalien1

Leia também - Os Druídas

No entanto, apenas uma das gárgulas havia sobrado no exterior da Abadia, faltando referência para o escocês, que foi obrigado a usar a própria imaginação. “Pessoalmente, acredito que ele estava se divertindo com as criações”, confessou o reverendo. “Talvez o filme fosse relativamente novo quando estavam esculpindo, e se ele estivesse pensando em um alienígena, a primeira associação seria com o Alien”. O terceiro filme da saga, Alien 3, foi feito em 1992, então a teoria é bem plausível. A gárgula ajudou a alavancar a popularidade da Abadia de Paisley, tornando-a um dos mais interessantes locais de se conhecer na Escócia.

Gárgula vem do francês gargouille, gargalo ou garganta. Eram estruturas colocadas próximas às calhas de igrejas medievais, com a função principal de esconder os canos que escoavam a água da chuva, que descia por suas “gargantas”. A ideia parece ter surgido no Egito Antigo. Templos egípcios já tinham gárgulas no formato de cabeça de leões. Isso também foi adotado na arquitetura grega e o costume não se perdeu.

Fonte: aventuranahistoria.uol.com.br