HISTÓRIA E CULTURA

A China está instalando câmeras de vigilância fora das portas das pessoas ... e às vezes dentro de suas casas

camvigi1camvigi129/04/2020 - Na manhã seguinte ao retorno de Ian Lahiffe a Pequim, ele encontrou uma câmera de vigilância sendo montada na parede do lado de fora da porta de seu apartamento. Sua lente estava apontando diretamente para ele. Depois de uma viagem ao sul da China, o expatriado irlandês de 34 anos e sua família estavam iniciando a quarentena doméstica de duas semanas, uma medida obrigatória imposta pelo governo de Pequim para impedir a disseminação do novo coronavírus. Ele disse que abriu a porta enquanto a câmera estava sendo instalada, sem avisar.

"(Ter uma câmera do lado de fora da porta é) uma erosão incrível da privacidade", disse Lahiffe. "Parece ser uma grande captura de dados. E não sei quanto disso é realmente legal."

Embora não haja nenhum anúncio oficial afirmando que as câmeras devem ser fixadas fora das casas das pessoas em quarentena, isso vem acontecendo em algumas cidades da China desde pelo menos fevereiro, de acordo com três pessoas que contaram sua experiência com as câmeras para a CNN, também como postagens de mídia social e declarações do governo.
Atualmente, a China não tem uma lei nacional específica para regulamentar o uso de câmeras de vigilância, mas os dispositivos já fazem parte da vida pública: muitas vezes eles estão lá observando quando as pessoas atravessam a rua, entram em um shopping center, jantam em um restaurante, embarca um ônibus ou até mesmo sentar em uma sala de aula.

Mais de 20 milhões de câmeras foram instaladas em toda a China em 2017, de acordo com a emissora estatal CCTV. Mas outras fontes sugerem um número muito maior. De acordo com um relatório da IHS Markit Technology, agora parte da Informa Tech, a China tinha 349 milhões de câmeras de vigilância instaladas em 2018, quase cinco vezes o número de câmeras nos Estados Unidos.

Leia também - O acidente nuclear de Chernobyl

A China também tem oito das dez cidades mais vigiadas do mundo, com base no número de câmeras por 1.000 habitantes, de acordo com a Comparitech, empresa britânica de pesquisa de tecnologia. Mas agora a pandemia aproximou as câmeras de vigilância da vida privada das pessoas: desde os espaços públicos na cidade até as portas da frente de suas casas - e em alguns casos raros, câmeras de vigilância dentro de seus apartamentos. A CNN solicitou comentários da Comissão Nacional de Saúde da China. O Ministério da Segurança Pública não aceitou os pedidos de comentários da CNN enviados por fax.

Evolução das táticas

camvigi2

A China já está usando um sistema digital de "código de saúde" para controlar os movimentos das pessoas e decidir quem deve entrar em quarentena. Para impor a quarentena doméstica, as autoridades locais recorreram novamente à tecnologia - e foram abertas sobre o uso de câmeras de vigilância.

Um escritório subdistrital do governo em Nanjing, na província oriental de Jiangsu, disse que instalou câmeras do lado de fora das pessoas em quarentena para monitorá-las 24 horas por dia - uma medida que "ajudou a economizar despesas com pessoal e aumentar a eficiência do trabalho ", de acordo com sua postagem de 16 de fevereiro no Weibo, a plataforma semelhante ao Twitter da China.

Na província de Hebei, o governo do condado de Wuchongan na cidade de Qianan também disse que está usando câmeras de vigilância para monitorar residentes em quarentena em casa, de acordo com um comunicado em seu site. Na cidade de Changchun, no nordeste da província de Jilin, as câmeras de quarentena no distrito de Chaoyang são alimentadas com inteligência artificial para detectar formas humanas, disse o governo do distrito em seu site.

Na cidade oriental de Hangzhou, a China Unicom, uma operadora de telecomunicações estatal, ajudou os governos locais a instalar 238 câmeras para monitorar residentes em quarentena desde 8 de fevereiro, disse a empresa em um post do Weibo.

No Weibo, algumas pessoas postaram fotos de câmeras que disseram ter sido colocadas recentemente do lado de fora de suas portas, enquanto entravam em quarentena em Pequim, Shenzhen, Nanjing e Changzhou, entre outras cidades. Alguns pareceram aceitar a vigilância, embora não esteja claro quantas críticas contra a medida são toleradas na internet monitorada e censurada no país. Uma usuária do Weibo, que entrou em quarentena domiciliar após retornar da província de Hubei a Pequim, disse que foi informada com antecedência por seu comitê de bairro que uma câmera e um alarme seriam instalados em sua porta. "(Eu) respeito e compreendo totalmente o acordo", escreveu ela.

Outro residente de Pequim disse não achar que a câmera era necessária, "mas como é um requisito padrão, (estou) feliz em aceitá-la", escreveu uma pessoa que se identificou como Tian Zengjun, um advogado de Pequim. Outros, preocupados com a disseminação do vírus em suas comunidades, pediram às autoridades locais que instalassem câmeras de vigilância para garantir que as pessoas obedecessem às regras de quarentena. Jason Lau, especialista em privacidade e professor da Universidade Batista de Hong Kong, disse que as pessoas em toda a China se acostumaram à vigilância prevalente muito antes do coronavírus.

Zhou ficou furioso. Ele perguntou por que a câmera não poderia ser colocada do lado de fora, mas o policial disse que ela poderia ser vandalizada. No final, ele disse que a câmera permaneceu no gabinete, apesar de seu forte protesto. Naquela noite, Zhou disse que ligou para a linha direta do prefeito e para o centro de comando de controle de epidemias local para reclamar. Dois dias depois, dois funcionários do governo local apareceram em sua porta, pedindo-lhe que entendesse e cooperasse com os esforços do governo para o controle da epidemia. Eles também lhe disseram que a câmera só tiraria fotos quando sua porta se movesse e não gravaria nenhum vídeo ou áudio.

"Na China, as pessoas provavelmente já presumem que o governo tem acesso a muitos dos seus dados de qualquer maneira. Se eles acham que as medidas vão mantê-los seguros, manter a comunidade segura e são no melhor interesse do público, eles não podem se preocupar muito com isso ", disse ele.

Câmeras dentro de casa

camvigi3

Algumas pessoas dizem que câmeras foram colocadas dentro de suas casas. William Zhou, um funcionário público, voltou da sua província natal de Anhui para a cidade de Changzhou, na província oriental de Jiangsu, no final de fevereiro. No dia seguinte, ele disse que um trabalhador comunitário e um policial foram ao seu apartamento e colocaram uma câmera apontando para a porta da frente - de um armário dentro de sua casa.

Zhou disse que não gostou da ideia. Ele perguntou ao trabalhador comunitário o que a câmera gravaria e o trabalhador comunitário mostrou a ele as imagens em seu smartphone. "Eu estava na minha sala de estar e a câmera me capturou claramente em seu enquadramento", disse Zhou, que pediu para usar um pseudônimo por medo de repercussões.

Mas Zhou não se convenceu. (A câmera) teve um grande impacto psicológico em mim", disse ele. "Tentei não dar telefonemas, temendo que a câmera gravasse minhas conversas por acaso. Não conseguia parar de me preocupar mesmo quando fui dormir, depois de fechar a porta do quarto." Zhou disse que não teria problema se a câmera fosse colocada do lado de fora de sua porta, porque ele não abriria a porta para sair de qualquer maneira. “Instalá-lo dentro da minha casa é uma grande invasão da minha privacidade”, disse ele. Zhou disse que dois outros residentes que estavam em quarentena em seu complexo residencial lhe disseram que também tinham câmeras instaladas em suas casas.

O centro de comando de controle de epidemias do distrito de Zhou mora confirmou à CNN o uso de câmeras para impor a quarentena domiciliar, mas não quis dar mais detalhes. Na cidade de Nanjing, no leste do país, o governo do subdistrito de Chunxi postou fotos no Weibo mostrando como as autoridades usavam câmeras para garantir a quarentena. Uma foto mostrava uma câmera em um armário dentro de um apartamento. Outro mostrou uma captura de tela de quatro câmeras, algumas das quais pareciam ter sido filmadas de dentro das casas das pessoas.

O governo do subdistrito de Chuxi não quis comentar. O centro de comando de controle de epidemias no distrito disse que a instalação de câmeras não era uma política obrigatória e alguns governos de subdistrito optaram por adotar a medida eles próprios.

Como funcionam as câmeras?

camvigi4

Não há uma contagem oficial sobre o número de câmeras instaladas para impor a quarentena doméstica em toda a China. Mas o governo do distrito de Chaoyang em Jilin, uma cidade de quatro milhões de habitantes, disse em um comunicado que instalou 500 câmeras até 8 de fevereiro. Em todo o mundo, os governos adotaram tecnologias menos intrusivas para rastrear se uma pessoa sai de seu apartamento. Em Hong Kong, por exemplo, todas as chegadas internacionais que passam por uma quarentena doméstica de duas semanas devem usar uma pulseira eletrônica, que se conecta a um aplicativo de smartphone que alerta as autoridades se elas se desviarem de seus apartamentos ou quartos de hotel. A Coreia do Sul usa um aplicativo que rastreia locais com GPS e envia alertas quando as pessoas saem da quarentena. No mês passado, a Polônia lançou um aplicativo que permite que as pessoas em quarentena enviem selfies para avisar às autoridades que estão ficando em casa.

Mesmo em Pequim, nem todos na quarentena domiciliar têm uma câmera fora de casa. Dois residentes, que recentemente voltaram de Wuhan para a cidade, disseram que tinham um alarme magnético instalado nas portas de seus apartamentos, que notificaria os trabalhadores comunitários caso saíssem. A CNN entrou em contato com as autoridades de Pequim para comentar o assunto.

Leia também - WTC 11/09 - A Maior Farsa do Século?

Lahiffe, o expatriado irlandês que mora em Pequim, acredita que as filmagens de sua câmera estão sendo monitoradas pelos trabalhadores comunitários em seu complexo residencial, encarregados de garantir que ele fique em casa e não receba visitantes - tudo a partir de um smartphone. "O telefone do cara tem um aplicativo que (mostra) todas as portas", disse Lahiffe sobre um dos trabalhadores comunitários que veio instalar a câmera. “Você pode ver todas as portas das diferentes câmeras que foram instaladas”, disse ele, acrescentando que viu mais de 30 portas no aplicativo, todas de seu complexo residencial, que ele diz ser vivido por “principalmente estrangeiros”.

Na China, cada comunidade residencial urbana é administrada por um comitê de bairro, um legado comunista da era Mao que agora se tornou a base de um sistema de "gerenciamento de rede" de controle social apoiado por alta tecnologia e big data. Oficialmente, são órgãos autônomos que administram e educam os residentes. Mas eles também servem como os olhos e ouvidos dos governos em nível de base, ajudando a manter a estabilidade ao cuidar de milhões de residentes em todo o país e relatar atividades suspeitas.

Sempre que Lina Ali, uma expatriada escandinava que vive na cidade de Guangzhou, no sul, abria a porta da frente para receber entregas de comida, ela dizia que uma luz forte brilhava da câmera que foi apontada para a porta de seu apartamento enquanto ela estava em quarentena. Ela disse que a equipe de administração de imóveis de seu prédio veio instalar uma câmera de vigilância do lado de fora de sua porta no primeiro dia de quarentena no início deste mês.

“Eu odiava quando a câmera iria brilhar uma luz forte, eles nos disseram que ela se conecta à delegacia de polícia”, disse Ali. A CNN concordou em se referir a ela com um pseudônimo para proteger sua segurança. "Isso me fez sentir como se realmente fosse um prisioneiro em minha própria casa."

A CNN entrou em contato com as autoridades de Guangzhou para comentar. Em Shenzhen, as câmeras usadas para monitorar residentes em quarentena em um distrito foram conectadas a smartphones de policiais e trabalhadores comunitários, de acordo com um relatório no site do governo distrital. Se alguém violou sua quarentena, disse o relatório, "a polícia e os trabalhadores comunitários receberão um alerta imediatamente notificando que algo está errado". Maya Wang, pesquisadora sênior da Human Rights Watch na China, disse que há uma ampla gama de medidas que os governos podem tomar para proteger a saúde pública na pandemia, mas "eles não precisam necessariamente cobrir a sociedade com dispositivos de vigilância".

"Se você olhar para as medidas de vigilância da China durante o surto de coronavírus, desde o desenvolvimento de códigos de saúde até a instalação de câmeras de vigilância para impor a quarentena, vemos um uso cada vez mais invasivo de tecnologias de vigilância que antes só eram vistas em regiões particularmente reprimidas, como Xinjiang ", disse ela, referindo-se à região do extremo oeste, lar da minoria uigur da China.

"As medidas de vigilância que estão sendo implementadas durante a Covid-19, infelizmente - se não forem adiadas - vão viver conosco por muito tempo."

A postura legal

camvigi5

Atualmente, a China não possui uma lei nacional específica para regulamentar o uso de câmeras de vigilância em espaços públicos. O Ministério da Segurança Pública divulgou um projeto de regulamento sobre câmeras de segurança em 2016, mas a portaria ainda aguarda a aprovação do legislativo nacional do país. Nos últimos anos, alguns governos locais publicaram seus próprios regulamentos sobre as câmeras.

Tong Zongjin, advogado baseado em Pequim, disse que instalar câmeras do lado de fora da porta de uma pessoa sempre foi uma área legal cinzenta.
“A área em frente à porta de uma pessoa não faz parte de sua residência privada e é considerada um espaço comum. Mas a câmera pode estar monitorando algo pessoal, como quando o indivíduo sai e chega em casa”, disse ele.

Para aumentar a complexidade do problema, essas câmeras são instaladas pelas autoridades durante uma emergência de saúde pública para fins de controle de epidemia, portanto, a privacidade de um indivíduo deve ser equilibrada com o interesse público e a segurança, disse Tong.

Em 4 de fevereiro, a Administração do Ciberespaço da China emitiu uma diretiva, conclamando as autoridades regionais do ciberespaço a "fazer uso ativo de grandes volumes de dados, incluindo informações pessoais, para apoiar o trabalho de prevenção e controle de epidemias", enquanto protegem as informações pessoais das pessoas.
A diretiva proíbe a coleta de dados pessoais para controle de epidemias sem o consentimento de organizações que não tenham recebido a aprovação das autoridades de saúde sob o gabinete da China, o Conselho de Estado.

Ele também disse que a coleta de informações pessoais deve ser limitada a "grupos-chave", como pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19 e seus contatos próximos, e que as informações coletadas não devem ser usadas para outros fins ou tornadas públicas sem consentimento. As organizações que coletam informações pessoais devem adotar medidas rígidas para proteger os dados de roubos ou vazamentos, afirma o documento.

Lau, o especialista em privacidade, disse que, de acordo com a lei chinesa, as organizações com autoridade para coletar e relatar informações pessoais sobre emergências de saúde pública incluem autoridades de saúde nacionais e regionais, instituições médicas, autoridades de prevenção e controle de doenças, bem como autoridades locais, como municípios e comitês de residentes autorizados pelo governo e quartéis-generais do comando de emergência.

“É claro que o governo tentará coletar o máximo de dados possível para ajudar a impedir a disseminação do vírus”, disse ele. Mas o governo precisa considerar se a coleta de dados é apropriada, necessária e proporcional, e avaliar se existem outros métodos menos invasivos de privacidade para fazer a mesma coisa, acrescentou.

Uma nova era de vigilância digital?

camvigi6

No início deste mês, mais de 100 organizações de direitos e privacidade em todo o mundo emitiram uma declaração conjunta para pedir aos governos que garantam que o uso de tecnologias digitais para rastrear e monitorar os cidadãos durante a pandemia seja feito de acordo com os direitos humanos.^

"Os esforços dos Estados para conter o vírus não devem ser usados ​​como uma cobertura para uma nova era de sistemas muito expandidos de vigilância digital invasiva", disse o comunicado.

"A tecnologia pode e deve desempenhar um papel importante durante esse esforço para salvar vidas, como divulgar mensagens de saúde pública e aumentar o acesso aos cuidados de saúde. No entanto, um aumento nos poderes de vigilância digital do estado, como obter acesso a dados de localização de telefones celulares, ameaça a privacidade, a liberdade de expressão e a liberdade de associação de maneiras que podem violar direitos e degradar a confiança nas autoridades públicas - prejudicando a eficácia de qualquer resposta de saúde pública ", afirmou.

Leia também - O Assassinato da Princesa Diana

Por enquanto, parece que as câmeras de vigilância nas portas da frente das pessoas não estão lá para ficar. Depois que Ali e Zhou terminaram a quarentena, eles disseram que as câmeras foram retiradas. Os trabalhadores comunitários disseram a Zhou que ele poderia ficar com a câmera gratuitamente. Mas Zhou ficou tão furioso por ter que viver sob seu olhar por duas semanas que disse que pegou um martelo e quebrou o dispositivo na frente dos trabalhadores comunitários.

“Se as câmeras de vigilância forem colocadas em locais públicos, não há problema - elas podem monitorar e impedir atos ilegais. Mas não devem aparecer em nossos espaços privados”, disse ele. "Não consigo suportar a ideia de que nossa vida cotidiana esteja completamente exposta ao escrutínio do governo."

Fonte: https://edition.cnn.com/