HISTÓRIA E CULTURA

Robôs: roubando nossos empregos ou resolvendo a escassez de mão de obra?

roboemprego110/02/2021 - Do fast food à agricultura, a Covid-19 acelerou a ascensão dos robôs trabalhadores. Isso, por sua vez, colocará mais empregos em risco e tornará cada vez mais urgente a necessidade de reformular a sociedade. À medida que a pandemia de coronavírus envolveu o mundo no ano passado, as empresas se voltaram cada vez mais para a automação para lidar com as condições em rápida mudança. Robôs de limpeza de pisos e desinfecção de micróbios foram introduzidos em hospitais, supermercados e outros ambientes. Algumas empresas descobriram que, dada a nova ênfase na higiene e no distanciamento social, as operações robóticas ...

ofereciam uma vantagem de marketing. A cadeia de fast food americana White Castle começou a usar robôs para cozinhar hambúrgueres em um esforço para criar “uma via para reduzir o contato humano com os alimentos durante o processo de cozimento”.

Com os piores dias da pandemia, esperançosamente, agora para trás, a história dos empregos acabou sendo inesperadamente complicada. Embora as taxas gerais de desemprego permaneçam elevadas, tanto os EUA quanto o Reino Unido estão enfrentando uma escassez generalizada de trabalhadores, focada especialmente nas ocupações que tendem a oferecer condições de trabalho extenuantes e salários relativamente baixos. Mesmo que um quarto de milhão de trabalhadores britânicos que mantinham empregos em 2019 permaneçam desempregados, as vagas de emprego aumentaram 20% em relação aos níveis pré-pandemia, pois os empregadores lutam para preencher muitos cargos.

Leia também - Os 10 Monstros Mitológicos mais Macabros

As razões por trás da escassez de trabalhadores não são totalmente claras. Uma suposição comum é que pagamentos estendidos a trabalhadores dispensados ​​permitiram que as pessoas permanecessem fora da força de trabalho. No entanto, evidências de vários estados dos EUA que decidiram suspender antecipadamente os benefícios de desemprego sugerem que os pagamentos estendidos podem não ter desempenhado um papel importante. Muitos trabalhadores podem ter simplesmente reavaliado sua disposição de fazer trabalhos difíceis e muitas vezes não recompensadores em troca de baixos salários. No Reino Unido, o Brexit exacerbou muito a situação. Pelo menos 200.000 cidadãos da UE, principalmente da Europa Oriental, que já desempenharam funções em áreas como agricultura, transporte e logística, deixaram o país e podem nunca mais voltar.

Tudo isso criou um poderoso incentivo para as empresas investirem em automação como forma de se adaptar à escassez de trabalhadores. À medida que as fazendas britânicas enfrentam a ausência de trabalhadores sazonais que chegaram do leste europeu, o interesse em robôs agrícolas está crescendo. A startup britânica Small Robot Company, por exemplo, desenvolveu dois robôs capazes de matar ervas daninhas em campos de trigo enquanto reduz drasticamente o uso de pesticidas químicos. O primeiro robô ronda de forma autônoma um campo de trigo e, com precisão e paciência que nenhum humano pode igualar, analisa cada planta de trigo individual usando várias câmeras, mapeando os locais exatos onde as ervas daninhas estão começando a invadir. Uma vez que esses dados foram coletados, um segundo robô de cinco braços, um tanto assustador, segue, matando as ervas daninhas administrando um poderoso choque elétrico.

Outra empresa iniciante, a Xihelm, que recebeu financiamento de risco do governo do Reino Unido em 2018, construiu um robô capaz de colher frutas e vegetais frágeis em estufas. O robô pode, por exemplo, colher tomates com cuidado depois de usar inteligência artificial para identificar apenas a fruta mais madura. Nos EUA, onde a escassez de trabalhadores atingiu especialmente a indústria de restaurantes, a rede White Castle introduziu a automação de fritas para trabalhar ao lado de seus novos robôs de hambúrguer, enquanto a rede nacional de restaurantes Sweetgreen adquiriu uma empresa iniciante que fornece tecnologia de cozinha robótica. Os restaurantes do McDonald's na área de Chicago estão experimentando um sistema de voz com inteligência artificial que pode processar pedidos de clientes em drive-thru.

Não há dúvida de que a pandemia e a escassez de trabalhadores associada estão acelerando o impulso para a implantação de inteligência artificial, robótica e outras formas de automação. No Reino Unido, a tendência está sendo ainda mais amplificada à medida que o impacto do Brexit na força de trabalho se torna evidente. No entanto, a realidade é que é improvável que a maioria dessas tecnologias chegue a tempo de oferecer uma solução para os desafios imediatos enfrentados pelos empregadores. O robô de colheita de tomate da Xihelm, por exemplo, continua em fase de testes; as máquinas ainda não estão geralmente disponíveis para compra. Algumas das carências mais críticas de trabalhadores no Reino Unido estão em transporte e logística. De acordo com uma estimativa, o país está atualmente com falta de pelo menos 100.000 caminhoneiros. Como foi amplamente divulgado, isso levou à escassez de tudo, desde gasolina até milkshakes do McDonald's. Nenhum robô virá em socorro em um futuro próximo. Enquanto várias empresas iniciantes no Vale do Silício e em outros lugares estão trabalhando em caminhões autônomos, a tecnologia permanece vários anos longe da viabilidade comercial. Dê mais tempo para os governos elaborarem os regulamentos necessários ou simplesmente para fazer com que o público aceite a ideia de caminhões totalmente carregados navegando nas estradas locais sem um motorista ao volante e a espera pode ser muito mais longa.

Ao longo de uma década ou mais, no entanto, o impacto geral da inteligência artificial e da robótica no mercado de trabalho provavelmente será significativo e, em algumas áreas específicas, as tecnologias podem levar a mudanças dramáticas nos próximos anos. E muitos trabalhadores logo enfrentarão a realidade de que a invasão da tecnologia de automação não se limitará às ocupações frequentemente mal remuneradas e menos desejáveis, onde a escassez de trabalhadores está atualmente concentrada. De fato, muitos dos empregos que os empregadores estão lutando para preencher podem se mostrar altamente resistentes à automação. Ao mesmo tempo, posições mais bem pagas que os trabalhadores definitivamente desejam manter estarão diretamente na mira, à medida que a IA e a robótica continuam seu avanço implacável.

Considere, por exemplo, os centros de distribuição administrados pela Amazon ou o varejista de alimentos online Ocado. À medida que as compras on-line se aceleram, esses armazéns se tornaram um ponto positivo de emprego, oferecendo empregos para muitos milhares de trabalhadores. Menos de uma década atrás, instalações desse tipo teriam sido animadas por centenas de trabalhadores que perambulavam continuamente entre prateleiras altas contendo milhares de itens diferentes. Os trabalhadores teriam incluído “estores” encarregados de pegar o estoque recém-chegado e armazená-lo em prateleiras e “coletores” responsáveis ​​​​por recuperar itens para atender aos pedidos dos clientes. A atividade teria sido uma corrida louca e contínua, talvez parecendo um formigueiro especialmente desordenado, no qual um trabalhador típico poderia caminhar uma dúzia ou mais de quilômetros ao longo de um único turno.

Nos centros de distribuição mais avançados de hoje, esse movimento movimentado tornou-se quase uma imagem espelhada de si mesmo. Agora são os trabalhadores que permanecem parados – fazendo a coleta e arrumação – enquanto as prateleiras de estoque aceleram, transportadas entre os destinos por robôs totalmente autônomos. A Amazon agora opera mais de 200.000 desses robôs em seus centros de distribuição em todo o mundo, enquanto a Ocado emprega mais de 1.000 em uma única instalação em Andover, Hampshire.

Empresas como Amazon e Ocado continuam a empregar grandes forças de trabalho humanas em grande parte porque os robôs são – até agora – incapazes de realizar as operações de coleta e armazenamento que exigem percepção visual e destreza no nível humano. Isso certamente mudará, no entanto. Ambas as empresas, assim como várias startups bem financiadas, estão trabalhando na construção de robôs mais hábeis. De fato, o CEO da Amazon, Jeff Bezos, falando em uma conferência em 2019, disse: “Acho que a apreensão [robótica] será um problema resolvido nos próximos 10 anos”. Em outras palavras, grande parte das centenas de milhares de trabalhadores agora empregados nessas instalações provavelmente se tornará redundante em um futuro relativamente próximo. E à medida que os robôs avançam, eles também serão implantados com cada vez mais frequência em restaurantes, supermercados e outros ambientes.

Trabalhadores de colarinho branco mais instruídos descobrirão rapidamente que não estão isentos da ascensão da IA. Qualquer trabalho que envolva a análise ou manipulação de informações relativamente rotineiras provavelmente cairá, no todo ou em parte, na automação de software. Algumas das maiores organizações de mídia do mundo, por exemplo, já usam sistemas de IA que geram automaticamente artigos de notícias, enquanto algoritmos jurídicos inteligentes analisam contratos e preveem o resultado de litígios. A IA está começando a demonstrar um talento para a programação de computadores de rotina. Em muitos casos, o trabalho do conhecimento provará ser mais fácil e menos dispendioso de automatizar do que o trabalho mal remunerado que requer manipulação física. Quando o trabalho é focado exclusivamente em trabalhar com informações, não há necessidade de um robô mecânico caro e não há necessidade de superar os difíceis desafios técnicos envolvidos na replicação da destreza ou mobilidade humana.

A longo prazo, à medida que o avanço da tecnologia molda nosso futuro pós-pandemia, a força de trabalho será cada vez mais dividida em vencedores e perdedores. Os perdedores serão aqueles que se concentram principalmente em tarefas rotineiras e previsíveis, independentemente de essas atividades serem de natureza física ou intelectual e, muitas vezes, independentes do nível de educação. Os vencedores provavelmente cairão em um dos três grupos gerais. Primeiro, trabalhadores qualificados, como encanadores e eletricistas, que realizam trabalhos que exigem destreza, mobilidade e capacidade de resolução de problemas em ambientes altamente imprevisíveis. O mesmo vale para um profissional de saúde que atende uma pessoa idosa em suas necessidades diárias. Esse tipo de trabalho está muito além da capacidade de qualquer robô existente e esses trabalhos permanecerão seguros no futuro próximo. Em segundo lugar, os trabalhadores cujas ocupações exigem o desenvolvimento de relacionamentos profundos e sofisticados com outras pessoas estarão relativamente seguros. Isso pode incluir funções de cuidado, como enfermagem, ou ocupações comerciais ou educacionais que exigem interações humanas complexas. Embora a IA esteja progredindo nessa arena – por exemplo, já existem chatbots que podem fornecer suporte rudimentar à saúde mental – é provável que leve muito tempo até que as máquinas possam formar relacionamentos verdadeiramente significativos com os humanos. A categoria final inclui o trabalho intelectual que é criativo ou atividades que são genuinamente não rotineiras e de natureza imprevisível. Para esses trabalhadores, a inteligência artificial provavelmente ampliará, em vez de substituir, seus esforços. Em muitas profissões, um cenário em que o vencedor leva tudo pode se desdobrar; os indivíduos mais criativos chegarão ao topo, enquanto aqueles focados em atividades mais rotineiras enfrentarão uma ameaça crescente da automação.

Leia também - Hitler: o marxista heterodoxo que tentou implantar a utopia socialista

O melhor conselho para os indivíduos é fazer a transição do trabalho rotineiro e previsível para uma dessas categorias vencedoras. Há dúvidas reais, no entanto, sobre a viabilidade desse conselho quando aplicado à sociedade como um todo. Historicamente, o avanço da tecnologia tende a levar a maioria dos trabalhadores do trabalho rotineiro em um setor para o trabalho rotineiro em outro. À medida que a agricultura se tornou mecanizada, os trabalhadores se mudaram das fazendas para as fábricas, mas continuaram a fazer o trabalho rotineiro. Mais tarde, os trabalhadores mudaram para empregos rotineiros no setor de serviços. A ascensão da inteligência artificial exigirá uma transição sem precedentes na qual uma grande fração da força de trabalho terá que encontrar e se adaptar a funções que não são genuinamente rotineiras. Não está claro se um número suficiente desses empregos será criado – e, mesmo que sejam, muitos trabalhadores provavelmente não terão os talentos inerentes e os traços de personalidade necessários para assumir funções criativas ou baseadas em relacionamentos.

Projetar uma sociedade que possa se adaptar à ascensão da inteligência artificial e permitir que todos prosperem à medida que essas mudanças se desenrolam provavelmente será um dos nossos desafios mais significativos nos próximos anos e décadas. Exigirá ênfase na reciclagem e educação para os trabalhadores que podem realizar a transição necessária de forma realista, bem como uma rede de segurança aprimorada – e talvez um contrato social inteiramente novo – para aqueles que inevitavelmente serão deixados para trás.

Fonte: https://www.theguardian.com/