HISTÓRIA E CULTURA

'Severo impacto' na economia global de guerra e sanções, alerta Fundo Monetário Internacional

impactoglo103/05/2022 - O Fundo Monetário Internacional alertou que a guerra da Rússia com a Ucrânia e as subsequentes sanções impostas ao país do presidente Vladimir Putin terão um “severo impacto” na economia global. "Embora a situação permaneça altamente fluida e as perspectivas estejam sujeitas a incertezas extraordinárias, as consequências econômicas já são muito sérias", disse o credor de Washington em comunicado no sábado.

Os preços de alimentos e energia subiram nos últimos dias e as cadeias de suprimentos se desgastaram, aumentando as pressões inflacionárias que os formuladores de políticas já estavam lutando para combater. Economistas do JPMorgan Chase & Co. reduziram suas perspectivas de crescimento global este ano em cerca de um ponto percentual e aumentaram sua estimativa de inflação em um valor semelhante.

“Os choques de preços terão impacto em todo o mundo, especialmente nas famílias pobres para as quais alimentos e combustíveis são uma proporção maior das despesas”, disse o FMI. “Se o conflito aumentar, os danos econômicos serão ainda mais devastadores. As sanções à Rússia também terão um impacto substancial na economia global e nos mercados financeiros, com repercussões significativas para outros países”.

Leia também - Neurociência coloca em xeque a aula tradicional

O Fundo disse que os bancos centrais precisarão “monitorar cuidadosamente o repasse do aumento dos preços internacionais para a inflação doméstica, para calibrar as respostas apropriadas”. Os governos precisarão encontrar maneiras de apoiar as famílias mais vulneráveis ​​e ajudar a compensar o aumento dos custos de vida.

“Esta crise criará compensações políticas complexas, complicando ainda mais o cenário político à medida que a economia mundial se recupera da crise da pandemia”, disse o Fundo.

A Ucrânia enfrentará "custos significativos de recuperação e reconstrução", disse o FMI, observando que danos econômicos "substanciais" já foram causados ​​pela guerra. bO país buscou ajuda de US$ 1,4 bilhão e as autoridades do FMI considerarão o pedido já na próxima semana, segundo o comunicado.

Fonte: https://fortune.com/