HISTÓRIA E CULTURA

Conselheiro do FEM, Yuval Harari: 'Simplesmente não precisamos da grande maioria da população' no mundo de hoje

sempopulacao108/10/2022 - Yuval Noah Harari, historiador, futurista e conselheiro do Fórum Econômico Mundial (WEF), disse: “Simplesmente não precisamos da grande maioria da população” no início do século 21, devido às tecnologias modernas que tornam humanos mão-de-obra econômica e militarmente “redundante”. As observações de Harari foram feitas em uma entrevista com Chris Anderson, chefe do TED, publicada na terça-feira.

Ele avaliou a desilusão contemporânea generalizada entre “pessoas comuns” como sendo enraizada no medo de ser “deixado para trás” em um futuro dirigido por “pessoas inteligentes”. Tais temores são justificados, ele acrescentou, dada sua projeção de que as tecnologias emergentes deslocarão as necessidades econômicas para muitas categorias de trabalho existentes:

-------------------------------------------------- -------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------------------------------
Muitas pessoas sentem que estão sendo deixadas para trás e deixadas de fora da história, mesmo que suas condições materiais ainda sejam relativamente boas. No século 20, o que era comum a todas as histórias - a liberal, a fascista, a comunista - é que os grandes heróis da história eram as pessoas comuns, não necessariamente todas as pessoas, mas se você vivesse, digamos, na União Soviética Union na década de 1930, a vida era muito sombria, mas quando você olhava para os cartazes de propaganda nas paredes que retratavam o futuro glorioso, você estava lá. Você olhou para os cartazes que mostravam metalúrgicos e fazendeiros em poses heróicas, e ficou óbvio que este é o futuro.

Agora, quando as pessoas olham para os pôsteres nas paredes ou ouvem as palestras do TED, elas ouvem muitas dessas grandes ideias e grandes palavras sobre aprendizado de máquina, engenharia genética, blockchain e globalização, e elas não estão lá. Eles não fazem mais parte da história do futuro, e acho que — de novo, isso é uma hipótese — se eu tentar entender e me conectar com o ressentimento profundo das pessoas, em muitos lugares do mundo, parte do que pode ir para lá é que as pessoas percebem - e estão corretas em pensar isso - que 'O futuro não precisa de mim.

Leia também - 73 milhões de empregos nos EUA serão mortos até 2030?

Você tem todas essas pessoas inteligentes na Califórnia, em Nova York e em Pequim, e elas estão planejando esse futuro incrível com inteligência artificial, bioengenharia, conectividade global e outros enfeites, e não precisam de mim. Talvez se eles forem legais, eles jogarão algumas migalhas em minha direção como uma renda básica universal’, mas psicologicamente é muito pior sentir que você é inútil do que sentir que você é explorado.
-------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Harari comparou o século 20 com o 21 ao prever o que ele disse ser o século atual e as economias futuras diminuindo progressivamente a necessidade de seres humanos. Ele disse:

-------------------------------------------------- -------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------------------------------
Se você voltar para meados do século 20 - e não importa se você está nos Estados Unidos com Roosevelt, ou se você está na Alemanha com Hitler, ou mesmo na URSS com Stalin - e você pensa sobre construir o futuro, então seus materiais de construção são aqueles milhões de pessoas que estão trabalhando duro nas fábricas, nas fazendas, nos soldados. Você precisa deles. Você não tem nenhum tipo de futuro sem eles.
-------------------------------------------------- -------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------------------------------
“Agora, avancemos para o início do século 21, quando simplesmente não precisamos da grande maioria da população”, concluiu ele, “porque, como o futuro envolve o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais sofisticadas, como inteligência artificial [e] bioengenharia, A maioria das pessoas não contribui com nada para isso, exceto talvez com seus dados, e o que quer que as pessoas ainda estejam fazendo de útil, essas tecnologias tornarão cada vez mais redundante e possibilitarão a substituição das pessoas.”

Fonte: https://www.breitbart.com