HISTÓRIA E CULTURA

Arqueólogos israelenses descobrem moeda da era bizantina representando a crucificação de Jesus

moedabiza topo18/08/2021, por Emily Jones - JERUSALÉM, Israel - Arqueólogos israelenses escavando em uma cidade perto de Tel Aviv descobriram artefatos raros que dão uma imagem de como era a vida há 1.500 anos durante o período bizantino. A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) encontrou os achados durante uma escavação na região de Ramat Ha-Sharon. “A escavação revelou evidências de atividade agroindustrial no local durante o período bizantino – cerca de 1.500 anos atrás. Entre outras descobertas, descobrimos um grande lagar pavimentado com mosaico,...

bem como instalações de gesso e as fundações de uma grande estrutura que pode ter sido usada como armazém ou até mesmo como uma fazenda”, explica o Dr. Yoav Arbel, Diretor da escavação em em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel.

“Dentro dos prédios e instalações, encontramos muitos fragmentos de potes de armazenamento e panelas que evidentemente eram usados por trabalhadores que trabalhavam nas roças daqui. Também recuperamos almofarizes e mós de pedra que eram usados para moer trigo e cevada e provavelmente também para esmagar ervas e plantas medicinais”, acrescentou o Dr. Arbel. “A maioria dos implementos de pedra é feita de basalto das Colinas de Golã e da Galileia.”

moedabiza1
A escavação arqueológica em Ramat Hasharon.

Eles também encontraram evidências da influência do cristianismo na região naquela época. Eles descobriram uma moeda de ouro rara que foi cunhada em 638 ou 639 dC pelo imperador bizantino Heráclio. O imperador é representado de um lado da moeda, enquanto uma imagem do Gólgota está do outro. A moeda contém uma inscrição em grego e possivelmente também em árabe. A inscrição é provavelmente o nome do proprietário que a considerou muito valiosa.

Leia também - Por que o Canadá está sacrificando os pobres?

Outro achado raro é uma corrente de bronze que foi usada para suspender um lustre contendo porta-lâmpadas de vidro. Esses tipos de lustres eram normalmente usados em igrejas naquela época. O local também continha evidências da conquista muçulmana no século VII, incluindo uma oficina de fabricação de vidro e um depósito onde foram encontrados quatro potes enormes. Os jarros provavelmente eram usados para armazenar grãos.

moedabiza2
Uma corrente de bronze que servia para pendurar um candelabro.

“Nesse período, as pessoas não só trabalhavam no local, mas também moravam lá, porque descobrimos restos de casas e dois grandes fornos de cozimento”, disse Arbel.

O prefeito de Ramat Ha-Sharon disse estar “emocionado” com as descobertas e quer que o local seja incorporado à construção de um novo bairro nos arredores de Tel Aviv.

Fonte: https://www1.cbn.com/