HISTÓRIA E CULTURA

A 'múmia' do dinossauro está tão bem preservada que ainda tem a pele e as entranhas intactas

dinossaur112/05/2020 - Em 2011, menores de idade em Alberta, no Canadá, descobriram acidentalmente um dinossauro fossilizado de 110 milhões de anos. Este dinossauro estava tão bem preservado que, em vez de chamá-lo de fóssil, os paleontólogos o chamam de “múmia de dinossauro”. Os pesquisadores gastaram mais de sete mil horas de trabalho meticuloso para descobrir a descoberta notável. Por fim, o público conheceu a criatura em 2017 no Royal Tyrrell Museum. Uma Múmia Dinossauro - Os pesquisadores estão chamando essa descoberta de o espécime de dinossauro mais bem preservado que alguém já encontrou. 110 milhões de anos após a morte da criatura, sua pele, armadura e até mesmo algumas de suas entranhas ainda permanecem intactas.

“Não temos apenas um esqueleto”, disse Caleb Brown, pesquisador do Royal Tyrrell Museum. “Temos um dinossauro como teria sido.” [1]

O dinossauro é um membro da espécie recém-descoberta, o nodossauro. Era um herbívoro com quatro patas, que tinha uma armadura pontiaguda e revestida. No total, pesava cerca de três mil libras. Esta múmia de dinossauro está tão intacta que ainda pesa 2.500 libras.

Visitar o nodossauro no Royal Tyrrell Museum of Paleontology em Alberta, Canadá, é diferente de qualquer outra experiência com dinossauros. Em vez de ver ossos, você verá pele fossilizada. O museu descreve o animal como sendo “envolto em uma armadura corporal intacta” [2].

Uma múmia de dinossauro chamada Mitch

A descoberta histórica aconteceu em 2011. Um operador de escavadeira encontrou a múmia de dinossauro enquanto cavava em uma mina de areias betuminosas em Alberta, Canadá. O técnico do Royal Tyrrell Museum, Mark Mitchell, passou mais de sete mil horas escavando cuidadosamente a criatura do solo.

Por esta razão, os pesquisadores batizaram a múmia de dinossauro de dezoito pés de comprimento Borealopelta markmitchelli, para homenagear o dedicado pesquisador [3].

Como o Nodossauro estava tão bem preservado?

Os cientistas acreditam que um rio inundado pode ter varrido esse nodossauro. Provavelmente o carregou para o mar, onde acabou afundando. Como o animal ficou no fundo do oceano por milhões de anos, os minerais substituíram a armadura e a pele do dinossauro. Isso preservou o animal, permitindo que ele mantivesse sua forma e tamanho originais [2].

“Este nodossauro é realmente notável porque está completamente coberto por pele escamosa preservada, mas também é preservado em três dimensões, mantendo a forma original do animal”, disse Brown. “O resultado é que o animal parece quase o mesmo hoje em dia do Cretáceo Inferior.” [4]

A múmia do dinossauro também pode nos dar informações sobre como era a vida naquela época da história da Terra. Especificamente, dá-nos uma ideia dos tipos de ameaças que o nodossauro enfrentava.

“A forte predação de um dinossauro enorme e fortemente blindado ilustra o quão perigosos os dinossauros predadores do Cretáceo devem ter sido”, explicou Brown [4].

Quão realista é esta múmia de dinossauro?

Os cientistas estão incrivelmente impressionados com a integridade desse nodossauro. Tanto que a chamam de “a Mona Lisa dos dinossauros”.

Na verdade, o dinossauro estava tão intacto que os cientistas conseguiram determinar a coloração do animal. Os pesquisadores encontraram pigmentos nas escamas do dinossauro usando técnicas de espectrometria de massa. A espectrometria de massa é uma técnica analítica que mede a relação massa-carga de íons [5]. Eles determinaram que o animal seria marrom-avermelhado escuro na parte superior, mas mais claro na parte inferior do corpo [3].

Este é um exemplo de contra-sombreamento, que é mais uma pista de que esta criatura estava sob ameaça de predadores. Esse tipo de coloração ajuda os animais a se camuflarem. É uma técnica comum em animais hoje, como veados ou pinguins [6].

Esta múmia de dinossauro está ajudando os pesquisadores a entender melhor as relações predador-presa durante a era mesozóica. Para o resto de nós, oferece uma visão única do passado com suas proporções incrivelmente realistas.

“Você não precisa usar muita imaginação para reconstruí-lo”, disse Brown. “Se você apertar os olhos um pouco, quase pode acreditar que ele estava dormindo.” [4]

1 - https://www.nationalgeographic.com/magazine/2017/06/dinosaur-nodosaur-fossil-discovery/

2 - https://edition.cnn.com/2017/05/14/americas/perfect-dinosaur-fossil-alberta-canada-museum-trnd/

3 - https://www.sciencealert.com/this-amazing-dinosaur-is-so-well-preservado-that-researchers-have-worked-out-its-weird-skin-colour

4 - https://www.scimex.org/newsfeed/the-mona-lisa-of-dinosaurs-discovered-in-canada

5 - https://www.broadinstitute.org/proteomics/what-mass-spectrometry

6 - https://www.cell.com/current-biology/fulltext/S0960-9822(17)30808-4

descoberta, dinossauro, múmia, preservado, Alberta, Canadá, Royal Tyrrell Museum, nodossauro, armadura, pele fossilizada, ameaça, predadores, nodossauro

Fonte: https://theheartysoul.com