RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

Por dentro da Maçonaria - Parte 8

letra_GO Desaparecimento de William Morgan. - Uma das razões de se concluir pricipitadamente que os maçons estavam envolvidos com a morte de Roberto Calvi foi que os maçons ja estavam associados ao desaparecimento misterioso de um irmão maçom anteriormente. Em 1826,Wiliam Morgan, do estado de Nova York, era um maçon principiante que alardeava estar prestes a publicar um livro revelando os segredos mais profundos da irmandade. Ele foi encarcerado sob a acusação de ter furatdo a camisa e a gravata de um homem e de nao ter pago uma divida de US$ 2,69.  De repente, uma gangue chegou a cidade, pagou sua fiança e levou-o embora numa carroça.

"Seus raptores eram maçons. Ele foi forçado a entrar na carruagem e levado embora gritando: "assassinato, assassinato!" Não se sabe o que aconteceu depois, o corpo nunca foi encontrado. mas quando o caso virou uma bola de neve, percebeuse que havia um grupo dentro do grupo, um governo dentro do governo, gente atuando nos bastidores, matando a vontade. O que estavam fazendo? Dessa forma, a partir desse ato não autorizado de maçons da rebião da Batavia, Nova York, uma onda antimaçonica varreu o pais."

Com o aumento da histeria, as 228 lojas do estado de NY foram minguando até chegarem a 45. "Surgiram jornais antimaçonicos. Seu proposito era expor os tentáculos diabólicos que a maçonaira havia espalhado pela sociedade e estava usando para estrangular. Não sei bem o que achavam que os maçons estavam estrangulando. Talvez a liberdade de expressão, talvez...não sei. Mas achavam que os maçons estavam praticando o mal."


Mitos sobre a maçonaria


Nuitos mitos sobre a maçonaira tem origem nos livros antimaçonicos. E não ha ninguem mais criativo de Leo Taxil, escritor e um dos maiores provedores de mentiras sobre a maçonaria de todos os tempos.

 

Grande_Oriente

 

Conrad Goeringer: "Ja apareceram boatos impressionantes, como o criado por Leo Taxil no século 19, quando ele criou toda uma teoria de conspiração sobre os maçons trabalharem para dominar o mundo, em parceria com o diabo."

Em 1881, Taxil ingressou numa loja maçonica, mas logo foi expulso, dadas suas repetidas transgressões a lei do plágio. Mais tarde ele voltou seu talento literário contra a maçonaria, ao escrever um livro em que afirmava que os maçõns faziam orgias sexuais, assassinatos rituais e até adoravam o diabo. John Hamill: "Leo Taxil desenvolvou toda uma literatura, sustentando que os maçons eramanticlericais, que suas cerimonias eram como missas satanicas. Então, quando todo mundo começo a investigar, ele fez uma reunião publica e disse: "Desculpem, amigos, eu estava brincando".

 

Iniciao

 

Conrad Goeringer: "Esse tipo de boato perdura até hoje, principalmente na internet,  na qual se encontram todas as variantes de uma teoria de conspiração. Logo, ele combina bem, com a propenção da internet ao exagero e a desinformação."

Escritores populares como Dan Brown ajuam a saciar a sede do público por teorias de conspiração.  "Se eu fosse um romancista como Dan Brown e precisasse de algo que rendesse uma boa trama, uma organização com filiais em muitos lugares, oculta sob uma história de mistério e sigilo, não teria melhor escolha que a maçonaria. "

John Hamill: "John Brown é interessante, mas uma das surpresas é que somos os heróis, em vez de vilões, como todos esperavam.

 

Iniciado_maom

 

Robert Cooper: "É uma situação muito interessante, emque vários autores populares se apossaram da maçonaria para promover uma teoria em particular. Nao estou dizendo que isso é errado sob algum aspecto, mas é interessante que nao se tenha perguntado a maçonaria, ou aos maçons, se o que se esta escrevendo esta correto. Infelizmente na maioria das vezes, não esta. "

Embora os maçons esperem por um fim nessas teorias de conspiração abrindo suas portas para a midia e para o público, será sempre dificil para eles limparem seu nome completamente. Antes de Roberto Calvi ser encontrado enforcado sob a ponte Blackfriars em 1982, conjecturava-se que ele ahvia se envolvido com a máfia.

 

Iniciado_maom_2

 

Rupert Cornwell: "Seus assassinos, ou supostos assassinos, foram, basicamente, 4 pessoas envolvidas de perto com sua fuga de Roma para Londres e mais um mafioso que, dizem, foi o mandante do assassinato. E o assassino, aquele que, segundo consta, exceutou o crime, morreu, convenientemente, ha 5 ou 6 anos, de forma que n~çao esta disponivel para testemunhar. "

David Southwell: "Sabe-se que Roberto Calvi foi morto, que nao foi suicidio. As provas periciais são muito fortes e claras para sustentarem, qualquer outra conclusão. E houve uma conspiração para matá-lo. Seja quem for, não fez tudo sozinho."

Um dos principais suspeitos é Pippo Calo, um homem conhecido como "o caixa da máfia". Atualmente esta cumprindo prisão perpétua numa prisão italiana, por outros crimes da Máfia. Calo teria arquitetado o assassinato de Calvi porque temia que ele revelasse segredos que viriam a prejudicar as instituiçoes políticas e religiosas italianas.


Várias peças.....muitas histórias

Maçonaria, Vaticano, escandalos financeiros, lavagem de dinheiro, conspiraçãoes, assassinatos!!!  Várias peças....que podem ser montadas de varias formas, formando uma única ordem.

O julgamento do caso Calvi continua em aberto. Quanto aos maçons, a maior supresa de todas, pode ser que eles sejam muito mais que um gurpo de irmãos, ou de uma socieade de filantropos bonzinhos. Então, vamos finalmente entender quem são os maçons? John Hamill: "Quando começarmos a retomar o relacionamento com a comunidade, tentamos encontrar a frase perfeita para descrever o que é a maçonaria. Uma dessas frases, que parece estar meio batida é A maçonaria pega os homens bons e melhora-os."

Robert Cooper: " A outra, que é a minha preferida é Um sistema especial de moral, especial aqui quer dizer inusitado, fora do comum. Um sistema especial de moral velado em alegoria e ilustrado por símbolos. E temos muitos simbolos. "

Se alguem esta procurando um sistema de moral para se orientar, a maçonaria tem condições de competir num mundo onde ha mais de 270 grupos religiosos conhecidos e uma quantidade crescente de novas fés como o jediismo. E a questão do sigilo ainda nao ficou explicada.

Jim Marss: "Acho que o conceito de sociedade secreta, ainda que compreensível no contexto da Idade Média e da Inquisição.... hoje não vejo qualquer necessidade para o sigilo, afinal, hoje nao se queima mais gente na fogueira. Assim, acho que ela deve ser posta na mesa e que devemos discutir as coisas inteligentemente."

 

mac1a

 

David Southwell: "Por mais que se doure a pilula, isso não vai modificar a percepção de queles são uma organização secreta. Mais muita gente enxerga nessa parte em branco do mapa todo tipo de mosntros, d e demonios. De medos e de paranoias manifestados. E as pessoas vao continuar a projeta-los, porque a maçonaria tem segredos que nao sao revelados as massas. "

Conrad Goeringer: " As pessoas sempre vao acreditar naquilo que querem acreditar e infelizmente, as teorias de conspiração tem grande imunidade a verdade. Pode se apontar o absurdo que ha nelas, podem se apresentar provas em contrário...Ha pessoas que preferem acreditar na teoria de conspiração, e isso é triste."

As evidencia apontam para uma associação que da a seus particiapantes, sejam eles quem for, a oportunidade de entrar numa série excepcional de aulas de autoaprimoramento.

Janet Wintermute: " A maçonaria é um pouco assim: voce pode sair dela, mas ela nunca sai de voce. Quer dizer, voce pode deixar de ser membro, para de pagar a mensalidade, e de participar das reuniões, mas as modificações que se produzem em voce como ser humano durante o processo de iniciação nao podem ser desfeitas. Seja homem ou mulher, esteja na minha ordem, na maçonaria predominante, ou em qualquer outra ordem,  essas mudanças nao podem ser desfeitas."d

 

mac1m

 

E incrivel, mas o desejo de criar uma sociedade que se autoperpetuasse realmente funcionou. A verdade é que, apesar de as mais divulgadas teorias de conspiração estarem associadas aos franco maçons, seus nomes merecem ser limpos. A pergunta para o futuro é : sera que a nova orientação de sua organização pra a abertura bastara para fazer desaparecerem as teorias de conspiração de uma vez por todas?

Fonte: Documentário "Por dentro da maçonaria" (Freemassons on Trial - 2010)