RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

Co-fundador do Templo Satânico sobre a recuperação de Satanás e o SatanCon de Boston neste fim de semana

templosata126/04/2023, por Zoe Mathews - O Templo Satânico revela sua estátua de Baphomet, uma criatura de cabra alada, em um comício pela primeira emenda em Little Rock, Ark., quinta-feira, 16 de agosto de 2018. O Templo Satânico quer instalar a estátua no terreno do Capitólio como um símbolo da liberdade religiosa depois que um monumento dos Dez Mandamentos bíblicos foi instalado em 2017.

O Templo Satânico espera que sua segunda convenção anual - realizada em Boston neste fim de semana e dedicada à prefeita de Boston, Michelle Wu - seja o maior encontro de satanistas de todos os tempos. O Templo Satânico, com sede em Salem, está organizando o SatanCon esgotado no Marriott Copley Place de 28 a 30 de abril; promete trazer uma programação de painéis, entretenimento e um “Mercado Satânico”.

“Na verdade, é apenas uma conferência normal, as pessoas estão falando sobre questões próximas às pessoas dentro do Templo Satânico”, disse o co-fundador e porta-voz Lucien Greaves à Boston Public Radio na quarta-feira. Não deve ser confundido com a Igreja de Satanás, uma organização satânica anterior fundada na década de 1960, o Templo Satânico é um movimento religioso não teísta que usa imagens satânicas para realmente promover a separação entre igreja e estado.

Suas ações nacionalmente incluem a prestação de serviços de saúde reprodutiva no Novo México e a organização de clubes satânicos depois da escola. Localmente, a organização está processando a cidade de Boston e a prefeita Michelle Wu por sua negação como vereadora de permitir que o Templo Satânico faça a oração de abertura habitual antes das reuniões do conselho municipal.

Leia também - O Papa Francisco exorta seus seguidores a orar para que a IA e os robôs "sempre sirvam à humanidade"

Mas Greaves queria deixar claro que o Templo Satânico não é apenas uma organização de liberdade de expressão ou um grupo de trolls.

“Acho que muitas pessoas cometem o erro de que nossa veneração pelo personagem de Satanás é um estratagema oportunista para zombar de outras religiões e outras coisas do gênero, mas não é bem assim”, disse ele. Então, por que usar uma figura tão controversa como Satanás, e por que não apenas se apresentar como um grupo heterossexual de liberdade de expressão ou liberdade civil?

“Existem muitas imagens diferentes retratadas em Satanás ao longo dos tempos e muito disso foi trazido à tona por imagens destinadas a marginalizar outras pessoas de maneira injusta na maioria das vezes, e nós meio que recuperamos esse simbolismo e recuperamos esse personagem para defender. os marginalizados injustamente e os acusados injustamente”, disse Greaves. “Para nós, Satã é uma metáfora literária que abraça esses valores que temos de abraçar nosso status de estranho e enfrentar a tirania onde quer que a vejamos.”

Fonte: https://www.wgbh.org