VERDADES INCONVENIENTES

A Enseada (The Cove) - Parte 3

golf44Charles Hembleton: "Lembro claramente de um telefonema dizendo que eu precisava estar o Japão. Descemos do trem em Taiji, e fomos imediatamente recebidos por Ric O'Barry, juntamente com a polícia. Não estou inteiramente certo de que Louis sabia onde estava se metendo.Em nossa primeira viagem ao Japão, tivemos uma reunião formal no gabitente do prefeito com o sindicato de pesca e ...

todas as autoridades competentes." Louie Psihoyos: " Passamos sete hors tentando negociar um acordo onde tentaríamos respeitar o lado deles. Esse era o foco, respeitar ambos os lados. E começamos a perceber que eles estavam escondendo algo."

Charles Hembleton: "Tem que obter uma permissão para conseguir uma licença para conseguir uma permissão e ninguem quer fazer nada sem permissão.Após dois dias de negociações eles disseram: Não deixaremos você fazer isso."

golf45

E colocaram um mapa sobre a mesa e apontaram pontos marcados com x no mapa. E disseram: Não vá aqui, aqui e aqui. Charles disse: Poderíamos esperar que nos dissessem onde não ir, assim saberíamos onde deveríamos ir. Este tipo de coisa. Tornou-se então uma espécie de referência de onde deveríamos ir. A enseada secreta é uma fortaleza natural. É cercada por penhascos íngremes em três lados. É preciso atravessar vários túneis para chegar lá. Cercas altas com arame farpado.

golf46

golf48

golf47

golf49

Nos esquivamos até o parque Tsunami. Estava bloqueado mas chegamos lá. A única hora segura para ir ao parque Tsunami é quando não há golfinhos na lagoa. Então não há guardas por perto. Ric apontou para a lagoa secreta. E disse: É ali onde todo o negócio sujo acontece. Saimos então e fomos visitar alguns pontos turisticos, fora de Taiji.

golf50

golf51

golf52

Todos estes lindo templos estão lá, alguns dos mais belos templos de todo o Japão. Em um desses templos, ha um jardim seco, de rochas, onde os monges roçavam em torno delas, e no centro ha estas rochas que as pessoas vem do mundo todo para contemplar. Era lindo mas eu pensei: Na América as pessoas nunca iriam assistir rochas num domingo. De repente tive essa idéia. E se as pedras enxergassem?

golf53

Um dos meus melhores amigos (disse Louie Psihoyos) é meu primeiro assistente, era um cara que se tornou o chefe dos moldes na Industrial Ligth and Magic, então eu o chamei e disse: Tenho uma idéia para um projeto. Quero esconder cameras de alta definição em uma rocha. Pode nos ajudar?

golf54

golf55

golf56

Precisávamos de um grupo especial para executar essa missão. Precisávamos de gente com habilidades especiais. Eu comecei a criar esta equipe, uma espécie de "Onze hones e um segrdo". Simon Hutchins era o único que tinha experiência militar.

golf57

golf58

golf59

Simon criou todas essas maneiras estranhas de ocultar câmeras de alta definião e hidrofones. Ele é um gênio louco. O que sonhássemos Simon conseguia construir.

Joe Chisolm organizava consertos de rock, e estavamos parecendo um concerto de rock sabe, incógnitos. Tinhamos centenas de caixas de material que tivemos de importar para o Japão, e ele fez a logística. Tinhamos uma câmera militar de sensor térmico, que não é permitida a saída do país. Se houver um pulso, a câmera capta. Uma coisa que decidimos foi fazer algumas imagens aéreas,por isso decidimos levar nosso próprio helicóptero.

golf60

golf61

golf62

Decicimos fazer nosso próprio balao não tripulado. com uma câmera de alta definição giratória abaixo dele. Demos o nome de Cathy, em homenagem a Ric O'Barry. A idéia era que, mesmo se o balão não tivesse êxito e fossemos apanhados, todo mundo adora balões, crianças, policiais, todo mundo. Um dos dispositivos mais importantes é o hidrofone, dispositivo de som de alta tecnologia, colocado em uma caixa subaquática.

golf63

golf64

golf65

Mandy-Rae Cruickshank e Kirk Krack sao mergulhadores livres mundialmente conhecidos. Mergulho livre, em termos mais simples, é como um mergulho de snorkel mais profundo. Em um fôlego, vemos quanto conseguimos descer no ocedano, quanto tempo prendemos a respiração. Eles juntaram-se a nós rapidamente quando descobriram o que queríamos fazer.

Temoa alguma das mesmas características fisiológicas que baleias, focas e golfinhos. Somos todos mamíferos que respiram. Eles vivem na água, nos vivemos na terra. Quando você esta nadando no oceano, e baleias e golfinhos vem nadar com você, é uma das experiências mais incríveis.

golf66

golf67

golf68

golf69

golf70

Mandy-Rae Cruickshank: "Nosso primeiro encontro com os pescadores foi quando eles desceram la no raiar do dia, e logo que chegamos, muitos pescadores apareceram. Estávamos perto da prais, olhando, dava para ver o sangue saindo da lagoa assassina. Dava para ver um bando de bebês que foram isolados de seus pais, enquanto os pais eram todos abatidos. Eu quis dar uma olhada melhor na lagoa, e assim que Joe e eu tentamos descer essa trilha alguns dos pescadores vieram e, literalmente, nos peitaram. Tentaram nos impedir de termos uma melhor vista da matança. E logo depois disso, descemos a beira da água, e um pobre golfinho, ele...(emoção e lágrimas...).....ele estava nadando em nossa direção, na costa, e ele nadava sobre duas redes, e cada vez que ele subia para respirar, dava para ver o sangue saindo por trás dele, e vimos o último suspiro que ele deu, então ele afundou e nunca mais o vimos......

golf71

golf72

golf73

golf74

golf75

golf76

golf77

golf78

golf79

golf80

golf81

É um grupo relativamente pequeno que está fazendo isso. Fora destas poucas aldeias remotas, a maoiria da população nem sequer sabe que istgo está acontecendo. Os pescadores que fazem isso dizem: Esta é a nossa tradição, esta é a nossa cultura, vocês não nos entendem. vocês comem vacas, nós comemos golfinhos.

Bem, a verdade é que isso é uma grande mentira. Como pode ser a cultura, a tradição se o povo japonês nem sequer sabe disso? Pessoas em Osaka, Kyoto e Tóquio simplesmente nunca ouviram falar dessa barbárie. A razão pela qual não sabem disso é porque a mídia encobre. Uma sistemática e deliberada cobertura, uma ocultação toal da mídia, pois a carne de golfinho é fortemente contaminada com mercúrio. Mercúrio é o mais tóxico elemento não radiotivo da Terra. O nível de mercúrio no ambiente aumenta entre 1 a 3% todos os anos desde a revolução industrial devido a queima de combustíveis fósseis.

O mercúrio inicia no ambiente com organismos menores e cada passo acima na cadeia alimentar amplia-se cerca de dez vezes até o topo da cadeia, onde os níveis são incrivelmente tóxicos. Todos os peixes que adoramos comer, tais como robalo, anchova, atum, peixe-espada, marlin, são as principais fontes de mercúrio. E estas substancias estão causando sérios problemas, não apenas aos golfinhos, mas as pessoas, porque pessoas e golfinhos se alimentam no mesmo nível da cadeia alimentar. Se você olhasse os golfinhos nariz de garrafa, aliás, é o Flipper, você descobriria, de fato, que este animais nadam em depósitos de lixo tóxico.

golf83

golf82

"O nível recomendado de mercúrio em produtos do mar no japão é de 0,4 ppm. Isto é carne de golfinho. Ela contém 2000 ppm de mercúrio. Muito, muito, muito elevado, TÓXICO. Eu a comprei em Wakayama, Taiji."

Quase ningém come carne de golfinho, mais de 23.000 são assassinados todos os anos, o que levanta a questão: Para onde vai toda essa carne?


golf84


"Carne de golfinho é considerada mercadoria pouco desejada e venderia muito menos se fosse devidamente identificada. Assun a carne é distribuída muito mais amplamente do que sabemos.O consumidor pode pensar ue está comprando carne saudável de baleias do hemisfério sul, e podem estar levando um golfinho nariz de garrafa da costa de Taiji com níveis de mercúrio que são 20 vezes maiores do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde."

golf85

Scott Baker montou um laboratório portátil de DNA em um hojtel no centro de Tóquio. Nós trouxemos amostras, e ele as analisou e descobriu que um monte de embalagens etiquetadas como carne mais cara, de baleia, era na verdade, carne de golfinho !!!

Os pescadores que estão comendo golfinhos, estão se envenenando, mas também estão envenenando as pessoas para quem estão vendendo. E o governo SABE DISSO, e esta acobertando. Eles ja tiveram esse problema uma vez, em Minamata. É onde o envenenamento por mercúrio foi descoberto pela primeira vez. Chamaram de Doença de Minamata.A doença surgiu em 1956. A mais avançada fábrica no Japão, Chisso Minamata, havia despejado secretamente seus dejetos na baia. Por 12 anos, o governo japonês e Chisso conspiraram para encobrir a conexão.

O Japão tem uma história desta terrivel tragédia de Minamata. Não é uma doença, não se pega ela. É o resultado desta toxidade. Os mais graves riscos de saúde destes niveis elevados de mercúrio é para grávidas. O feto é mais sensível a estes níveis de mercúrio. As crianças começaram a nascer deformadas. E isso vai acontecer novamente. Ningém tem realmente olhado nos hospitais, nos registros, para ver quantas pessoas tem intoxicação por mercúrio. O sintomas são perda de memória, perda da audição, perda da visão. Não mata instantaneamente. Demora um tempo. E está acontecendo.

Por fim, a carne de golfinho baseia-se na oferta e na demanda, como qualquer outo produto e se esse produto é venenoso, e não puderem vender em Taiji, então não podem vender em Iwate, e não podem vender em Okinawa, e não podem vender em nenhum outro lugar onde estão vendendo. Então temos que ficar focados naquela lagoa em Taiji, penso eu, para por um fim a isso.

Gostaria de ter uma experiência em três dimensões do que está acontecendo nessa lagoa. Quero ouvir tudo o que os golfinhos estavam fazendo, tudo que as baleias estavam dizendo. O esforço não foi apenas para mostrar o massacre. queria capturar algo que fizesse as pessoas mudarem. Tem de haver uma nova geração que assuma a partir daqui.

Os golfihos estão sempre tentando se comunicar conosco, é dificil explicar, mas quando se convive com eles, como eu convivi, dia e noite, no programa de tv Flipper, eu conseguia entender a linguagem corporal deles.

golf86

"Há algo visceral em estar na água comum animal como este. Como cientista, sou treinado para reconhecer inteligência através de medidas objetivas, uso de ferramentas, processo cognitivos, essas coisas. Como ser Humano, quando vejo um golfinho me olhando, seus olhos me rastreando e eu olho nos olhos daquele animal, há uma resposta humana que torna inegável que eu estou me conectando com um ser inteligente."

A ciência tem sido atromentada há anos pela expectativa de falar com as criaturas mais inteligentes da Terra, que podem não ser os humanos. Um pequeno grupo de cientistas se determinou a descobrir se humanos e golfinhos podem aprender a falar entre si. Continuamos gastando bilhões para enviar sinais para o céu, e temo uma espécie aqui que pode eventualmente ser mais inteligente que os humanos. Golfinhos podem aprender a manipular situações, se relacionar com pessoas, como inovarem e superarem sua própria imaginação.

Não é questão de inteligência, é questão de consciência. Eles são auto-conscientes, assim como os humanos. Isso significa que nós olhamos no espelho, sabemos exatamente o que estamos olhando. Não creio que os pescadores estejam cientes disso. Quando estão naquela enseada assassina e seus bebês estão sendo massacrados na frente deles, eles estão conscientes disso. Conseguem antecipar o que vai acontecer com eles.

PARTE 4