Verdades Incovenientes

    O Mito do Leite - Porque estamos todos sendo enganados ! Parte 1

    leite faz mal1Dr Lair Ribeiro, Cardiologista e Nutrólogo - É tão óbvio, há literatura farta, os dados estão ai é só ler! Mas parece que as pessoas não entenderam ainda a mensagem. Junto como o mito do leite vem o mito do calcionismo. Essa febre que existe no mundo, errada eu vou provar, do cálcio. É outro problema sério! Vou provar que o cálcio prejudica, do jeito, principalmente, do que ele vem sendo tamado. É apenas, na minha opinião, uma crise de bom senso. Porque se ...

    você olha dos dados da literatura, analisa e pensa um pouco se vê que não faz nenhum sentido o que dizem.  Um rato dobra de peso em quatro dias. Ele nasceu, você pesa ele logo que ele nasce, quatro dias depois ele pesa o dobro. Um bezerro dobra de peso em 47 dias. Um ser humano em média dobra de peso em 180 dias. Claro que o leite do rato deve ser diferente do leite do bezerro, que deve ser diferente do leite humano. Porque nós estamos falando de estruturas bem diferentes. E ai começa a problemática. Leite foi feito para bezerro, o leite de vaca foi feito para o bezerro, o leite do rato foi feito para o rato, o leito humano foi feito para humano.

    História do Leite

    Se você analisar na história, tomar leite é uma coisa rescente, historicamente falando. Ha 10 mil anos atrás ninguem tinha vaca, se estava la caçando e pescando. Não era uma coisa comum, foi indroduzido. O seu genoma não mudou porque você começou a tomar leite. Porque os países com alto consumo de leite e derivados, como é o caso dos EUA, tem maior incidência de osteoporose e fraturas ósseas?

     

    grande lider

    Veja Aqui !!!

     

    Porque a grande maioria dos estudos não consegue demonstrar uma correlação positiva entre ingestão de cálcio, na forma de produtos lácteos, e um equilíbrio do cálcio no organismo? Por que os países com menor consumo de leite e derivados têm menor incidência de osteoporose e fraturas ósseas? No mundo é assim, onde se toma mais leite tem mais osteoporose e mais fraturas, onde toma menos leite se tem menos osteoporose e menos fratura.

    E por incrível que pareça a tônica que permanece é a seguinte: eu tenho que tomar leite por causa dos meus ossos ! Porque nós humanos somos a única espécie que toma leite de outra espécie? Além disso somos a única espécie que toma leite quando adulto, você nunca viu uma girafa ou um leão adultos mamando. A vaca come capim. Não existe essa hisória de um mamífero adulto mamar. É uma característica nossa, da espécie humana, um fenômeno rescente na história da humanidade. Era complicado, para vocÊ ordenhar uma vaca, vocÊ tem que cuidar dela. Nós éramos nômades, íamos a vários lugares, as vacas nos acompanhavam? Não, não tinha jeito, então ninguém se preocupava com isso. Foi quando começou a era da agricultura a mais ou menos 10 mil anos atrás, que o homem parou para plantar, parou para colher. Ai começou a juntar umas vaquinhas e o processo de ordenha começou.

    Antigamente o sujeito tirava o leite e vendia na própria fazenda, não tinha processo de pasteorização. A pasteorização do leite resolveu alguns problemas e criou outros. Atualmente as vacas leiteiras vivem apenas 6 em vez de 20 anos e a produção de leite, comparada com ha 50 anos, aumentou 250%. Você deve estar se perguntando o que fez uma vaca hoje dar 250% a mais de leite do que dava antigamente, e o que faz uma vaca leiteira que vivia 20 anos, hoje ela é produtiva apenas por 6 anos e ela é mandada para o corte, ela vai se executada porque não da mais.

    Produtos lácteos não fazem parte da dieta na China, Japão, Vietnam ou Tailândia. No entanto os habitantes desses paises tem uma das mais baixas taxas de osteoporose e fratura óssea do mundo (Hegsted, M. Fractures, calcium and modern diet. AJCN 74 (2001):571-7...e assim como essa existem várias outras publicações a respeito). Essa é a tônica hoje, a necessidade de tomar leite por causa dos ossos....mas se é tão óbvio o contrário porque ninguem presta atenção nisso? Porque tem uma indústria por trás, claro !!!

    Desmestificando o mito

    leite e derivados


    Os maiores consumidores de leite do mundo (Austrália, Nova Zelândia, Amérida do Norte e Oeste Europeu) também tem a maior incidência de ostoporose e risco de fratura óssea! (Feskanich, D. et al. Milk, dietary calcium ad bone fractures in women: a 12-uear poospectuve sutdy; AJPH (1997): 992-997.) Ou seja, os que tomam menos tem menos, os que tomam mais tem mais. Então tomar leite para prevenir a osteoporose não tem nada a ver, muito pelo contrário......É PROJUDICIAL !!!

    Nós começamos a desmistificar esse mito de precisar tomar leite, porque se você fala para um paciente parar de tomar leite, ele pergunta onde vai obter o calcio? e como é que ficam os seus ossos. O leite é branco, o osso é branco então eles fazem uma associação, parecendo que o leite vai direto pra o osso. O número de americanos diagnosticado com osteoporose aumentou 55% de 1995 a 2006 (US Departament of Health and Human Services, Agency for healthcare Research and Quality, Osteoporosis-linked fractures rise dramatically.) E a propaganda para se tomar mais leite nos ÊUA é enorme, ou seja, o estilo, cada vez se toma mais leite nos EUA e cada vez se tem mais osteoporose.

    Associação do leite com "coisas boas"

    A história do leite é assossiada as coisas boas, a mãe, a criança nasce ela mama, a relação com a mãe se faz através do leite que é branquinho igual ao da vaca. A criança tem a mamadeira, começa a tomar o leite ela vai sendo acostumada desde pequena a fazer uso do leite. A associação é muito forte entre leite, mãe e outras coisas agradáveis da vida, vai se fazendo uma associação e vai se criando uma dependência. Isso é psicológico isso tem que ser QUEBRADO !!! Eu não faso uso de leite a mais de 30 anos. Eu me lembro que quando eu parei eu tinha que quebrar esse paradigma na minha cabeça, porque essa era a tendencia que eu tinha. Quando você esta triste, doente, a sua mãe lhe trazia um leite morno e uns biscoitos com todo o carinho e amor, você ficava ali tomando o seu leitinho, com biscoitinho e o amor da mamãe. E se juntou tudo, o biscoito, o leite, o amor da mamãe e ficou no mesmo lugar no cérebro então quando você esta com saudade da mamãe você toma um copo de leite. Esta conectado !Você não sabe disso, porque isso opera a nivel subconsciente.

    Hoje nos EUA se consome uma média de 300kg de leite por pessoa por ano. Então o pai, o filho, o neto, todo mundo se acostumou a "importancia do leite". Eles, ingenuamente, pensam que o leite, primeiramente o leite que sai do peito da vaca não é o leite que sai da caixinha. Esse é o grande problema. Porque o leite que sai do peito da vaca, apesar de todos os problemas que vou mostrar aqui, ele pelo menos tem lactobacilos, ele tem uma flora que vai lhe ajudar de alguma forma, mas quando ele passa pelo processo de pasteorização aquela bactérias, muitas delas são mortas todas, o leite fica totalmente estéril, digamos assim. Isso faz uma diferença enorme. Além dos conservantes, das desnaturações no processo da pasteorização.

    leite hulk

    Até o Hulk numa propaganda de tv nos EUA aparece com um bigodinho de leite, porque ele ficou tão forte? Porque ele tomou o leite dele hoje. Isso vai direto no insconscinte...vocÊ ja tomou o seu leite hoje? Olha...o Hulk ja tomou!! Você ve o quanto isso vai fazendo a lavagem cerebral. e vem tudo bonitinho, a vaquinha, o leitinho, o bezerrinho...tudo encantado !

    Intolerância a Lactose

    Intolerância a lactose. o que é isso? O leite tem um açucar chamado lactase que quando atua nele a ensina chamada lactose quebra em galactose mais glicose. Até hoje você escutou esse problema. Comigo aqui hoje você vai ver um outro problema. É onde vai parar essa galactose. existe umoutro polimorfismo genético onde essa galactose, mesmo sendo quebrada pela lactose, quer dizer você nao tem problema nenhum com a lactose, voce faz o teste e não tem intolerancia. Mas quando a lactose quebra em glicose e galactose, agora você poderá ter intolerância a galactose. Que não é manifestada aqui porque ela esta presa na molécula, na hora que ela separa é outra história.

    Os afroamericanos vivendo nos EUA, 75% tem intolerancia a lactose, os nativos americanos, os índios americanos mais de 90% tem intolerancia a lactose e os asiáticos, 95% tem intolerancia a lactose. Não é a toa que não ha divulgação de leite nodia a dia na china, no japão, na Coréia! Então isso aqui é uma verdade "verdadeira" presente no nosso dia a dia. O ser humano para de fabricar lactose por volta dos quatro, cinco anos de idade em média. Mostrando o seguinte: você esta ficando adulto, você esta crescendo, você tem que parar de mamar, parar de tomar leite. NÃO HÁ NECESSIDADE DE tomar leite a vida inteira, por isso não ha necessidade de se produzir lactose a vida inteira,

    A Associação mundial de pediatria recomenda que você procure evitar ao máximo dar leite de vaca a um ser humano no primeiro ano de vida. Isso é estabelecido no mundo inteiro. E depois de um ano, se precisar você introduz, mas por um período de tempo, uns falam até os seis anos, outros até oito anos, mas na realidade a produção de latose começa a cair la pelos 4 anos de idade.

    Sports Drink

    Leite não pode ser considerado um "sports drink", não previne osteoporose e possivelmente contribui para o desenvolvimento de DCV (Doença cardio vascular) e câncer de próstata. (Physicians Committee for Responsible Medicine, Good Medicine 2, Spring 2001:23.). Possivelmente não, eu vou provar que é verdade, causa câncer de próstata, causa DCV. Aqui é um comite dos médicos norte americanos, da medicina responsável se reuniram em 2001 e fizeram uma manifestação sobre isso. Mas foram de leve ! Osteoporose ´é uma doença pediátrica com consequências geriátricas (Dr Duane Alexander). As mulheres que estão osteoporóticas hoje, isso começou la aos 18 anos de idade, nao foi ontem que se manifestou. Era o uso do anticonsepcional durante 3, 4, 12, 20 anos...e ai começa o processo. A doença começou muito tempo antes.

    Estudos demonstram que leite de vaca não protege seres humanos contra fraturas ósseas domodo como nos foi ensinado. De fato, o alto consumo pode aumentar o risco de fratura. (Feskanich, D. et al, Milk, dietary calcium and bone fractures in women: a 12-year prospective study. AJPH 87 (1997):992-997) "D. et al" é o autor Walter C. Willer, um professor de Harvard, da escola de saúde pública. Ele é o principal autor dos estudos das enfermeiras, quase 200 mil enfermeiras acompanhadas por esse estudo Cohort. Alem disso ele trabalha com os médicos também, tem o estudo de médicos profissionais da saúde, mais de 50 mil que ele também vem acompanhando. Ele é uma tutoridade nesse assunto e ele tem mais de 20 anos que ele acompanha essa correlação entre leite, cálcio, osteoporose.

    Dados e mais dados

    Uma avaliação de 58 estudos mostrou que não ha relação entre o consumo de leite,os níveis de cálcio e a sáude óssea. (LANOU, A.J et al. Dairy products and bone health in children and young adults: A reevaluation of the evidence. Pediatircs 115 (2005): 736-43.: News Online, "Conventional wisdom on milk questioned, " Mar, 7, 2005) Eu continuo mostrando dados e você deve começar a se questionar se tem tantos dados na literatura, mais recentes e mais antigos, porque ainda existe isso porque tem essa propaganda, porque as associações médicas estimulam a tomar o leite? Porque existe um lobby por trás, só isso !!! Assim como tem a indústria farmacêutica tem a indústria do leite. Então eles sacralizam queo leite tras cálcio, o cálcio do leite da vaca é muito pobre, a biodisponibilidade dele é muito pequena, 32% do cálcio que esta no leite é absorvido. A vaca não precisa tomar leite para ter cálcio, ela come o verde, em todo lugar onde há um planta verde ha o cálcio, muito mais disponível, a biodisponibilidade do cálcio que voce consegue na verdura é MUITO maior do que a do leite. E a outra coisa errada, o cácio trazendo sáude óssea, o que não é verdade muto pelo contrário porque o cálcio para se segurar ao osso, e para isso tem algumas exigências, precisa ter vitamina D3, magnésio...como falta isso na maioria das pessoas esse cálcio nao fica aqui, sabe para onde ele vai ? Ele vai ser depositad nas ártérias. Que artérias? coronária, aneurisma de aorta, ele vai para esses lugares.

    As pessoas que fazem injeção de cálcio, vou depois mostrar estudos, na realidade vivem menos, quem faz suplementação com cálcio sozinho esta dizendo: EU QUERO VIVER MENOS !!! E você vê isso na televisão, espalhado...todo mundo vendendo cálcio, que é uma das maiores mentiras que tem. Deixa eu fazer uma análise dos nutrientes em 100 gramas de leite de vaca e 100 gramas de leite humano. A primeira concentração de proteína é muito diferente, claro o bezerro tem que dobrar de tamnanho em 47 dias o ser humano em 180 dias dobra de peso. O carboidrato é ao contrário, o leite de vaca tem pouco carboidrato o leite humano tem muito carboidrato. O sódio é muito maior, o fosforo que é outro problema, é muito maior, e o cálcio é muito maior que no leite do se humano (ver tabela abaixo).

    leite tab 1

    Quer dizer, mostrando o seguinte, ainda bem que só 32% é absorvido porque a discrepancia é muito grande quando se analisa o leite de vaca e o leite humano. Sem falar dos outros problemas, como a caseína perce (???) causa alergia, a lactose desenvolve intolerancia. Caseína é apenas um exemplo, tenho várias proteínas lacteas que tem o potencial de desencadear fenômenos alérgicos, ja bem mais complicado, mas a gente continua ainda nessa noção errada de que o leite faz bem.

    Leite Pasteurizado

    leite pasteurizado

    Vamos conversar um pouco sobre pasteurização. Pasteur sugeriu que o leite deveria ser aquecido a uma temperatura de 71,7 gráus centígrados por 15 segundos. E isso mataria todos os micróbios, todas as bactérias. Foi criada ai a pasteurização padrão. Foi inventada depois outra pasteurização que é a temperatura altíssima onde você chega a 150 graus centígrados por 5 segundos. Quando isso é feito o leite se torna totalmente ESTÉRIL !!! Você armazena e ele fica até 180 dias na góndula do supermercado. É o chamado longa vida que se conhece, que passou por essa ultrapasteurização. Onde a desnaturação das proteínas é maior, porque não existe proteína com conjugação secundária e terciária que aguente essa temperatura.

    leite longa vida

    leite ubre

    E aqui temos o leite longa vida. Um leite estranho porque é uma coisa que você vai tomar, que pode ficar até 6 meses fora da geladeira, tem que ter algo estranho nisso, náo é? Fica 6 meses fora da geladeira, só precisa ir depois que a caixa é aberta. Então esse produto é bem diferente do produto que sai do peito da vaca, ja é OUTRO produto. Se olharmos na literatura, enfermidade relacionadas a ingestão de leite de vaca:

    - ARTRITE

    - ENXAQUECA

    - DOR NAS COSTAS

    - ESCLEROSE MÚLTIPLA

    - ACNE

    - DOENÇA CARDÍACA

    - ALERGIA

    - ASMA

    - CÃNCER DE PRÓSTATA

    - CÂNCER DE MAMA

    - OBESIDADE

    - DOENÇA DE PARKINSON

    - INFERTILIDADE

    ETc, ETC, ETC, ETC.....

    E essa lista continua. A literatura esta cheia de trabalhoso que demonstram claramente isso. Em geral, lactase é produzida pelo corpo humano até a idade de 4 anos. (Wiliams, SR. Nutrition And Diet Therapy, 7th Ed.(Mosby: St. Louis, 1993), p41.). A partir dos 4 anos começa a cair, aos nove anos não tem mais nada !!! Teoricamente o máximo que voce poderia tomar leite até os oito nove anos de idade !!! Não tomando no primeiro ano. Então a intolerÂncia a lactose é uma coisa, alergia ao leite é outra. A intolerancia a lactose é a sua inabilidade de transformar a lactose em galactose, glicose. Agora alergia ao leite não, tem uma lista (veja no quadro abaixo) das principais que foram detectados anticorpos contra.

    leite intolerancia

    VocÊ esta lembrado daquele conceito famoso que nós temos que é da homologia estrutural, o mimetismo molecular, ou seja se o leite cria um anticorpo contra a caseina e la no seu pâncreas tem uma proteína que na cadeia de aminoácidos dela tem um grupo de aminoácidos parecido com o grupo de aminoácidos da caseina, aquele anticorpo agora não só vai atacar a caseina do leite com também vai la e ataca o seu pâncreas! E vocÊ desenvolve diabetes tipo 1 ! Então, a insidência de diabetes tipo 1 esta relacionada com o consumo de leite, pelo processo do mimetismo molecular, pelo processo da homologia estrutural. Ou seja, a proteina, caseina tem proteinas primas semelhantes que estão no fígado, que estão no pãncreas, que estão em outras partes do corpo.

    PARTE 2

    Translate

    ptenfrdeitrues