VERDADES INCONVENIENTES

De acordo com um relatório recente, cerca de 55,5% dos estudantes abandonam seus estudos antes de alcançarem a conclusão do ensino superior

relatorioensino106/2023 - Em uma entrevista à CNN Rádio, o diretor-geral do Semesp, Rodrigo Capelato, encarregado do estudo, esclareceu os motivos por trás do aumento na desistência dos cursos de ensino superior. O levantamento realizado pelo Instituto Semesp, chamado "Panorama do Ensino Superior no Brasil," constatou que mais de 50% dos estudantes que ingressam em instituições de ensino superior no país abandonam antes de concluir seus cursos. "Lamentavelmente, este é um dado negativo que suscita preocupações", afirmou o diretor-geral do Semesp, Rodrigo Capelato, durante uma entrevista no programa CNN Educação da CNN Rádio. De acordo com ele, o estudo acompanhou os alunos que ingressaram no ensino superior em 2017 até 2021 e revelou uma taxa de desistência significativa: 55,5% interromperam seus cursos, 18,1% continuam ...

estudando, e somente 26,3% conseguiram concluir no prazo previsto. Capelato explicou que vários fatores contribuem para essa alta taxa de evasão, muitos dos quais são comuns a todos os países, incluindo os mais desenvolvidos. Ele observou: "Há uma falta de alinhamento entre a oferta de ensino superior e as expectativas dos jovens de hoje."

"Esses jovens desejam estabelecer contato com o mercado de trabalho mais cedo, valorizam a vida digital e podem sentir-se desanimados ao iniciar um curso de graduação com duração de 4,5 anos."

No Brasil, no entanto, existem fatores que contribuem para esse cenário desfavorável.

"A situação econômica é um aspecto crítico: cerca de 80% das oportunidades de Ensino Superior são oferecidas por instituições privadas, o que implica em mensalidades a serem quitadas."

De acordo com o estudo, aproximadamente 90% dos estudantes que ingressam no ensino superior possuem renda de até 3 salários-mínimos, sendo que 45% têm renda de até 1,5 salário-mínimo, o que dificulta o pagamento das mensalidades e a permanência no ensino.

Simultaneamente, o especialista ressalta que a qualidade do ensino fundamental público é deficiente.

"Isso faz com que os alunos cheguem ao ensino superior com lacunas de aprendizado, especialmente em disciplinas de natureza exata, tornando difícil o acompanhamento e levando à desistência."

Outro fator relacionado à dimensão econômica é a escolha do curso, que frequentemente é influenciada pelo custo e localização, levando os estudantes a ingressarem em cursos para os quais possuem pouca afinidade, o que aumenta as chances de evasão.

Raio-X do Brasil

Apenas 17,7% dos indivíduos em faixa etária adequada para frequentar o ensino superior estão matriculados em instituições de ensino superior. As disparidades entre os estados são notáveis, com a maior taxa observada no Distrito Federal, atingindo 30,5%, enquanto o Maranhão apresenta a menor taxa, registrando apenas 10,3%. São Paulo, por exemplo, possui uma taxa de adesão de 19,6%.

Solução

Rodrigo Capelato considera que a reversão dessa situação a curto prazo não é viável, mas a solução reside na implementação de "políticas que ampliem o acesso ao ensino superior e na transformação da educação básica".

REFERENCIAS:  CNN Brasil

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