VERDADES INCONVENIENTES

Inúmeras mulheres no México desaparecem, tornando-se vítimas do comércio de pessoas

traficomex1Em setembro de 2015, estatísticas revelaram que mais de 1.200 mulheres desapareceram ao longo de dois anos em apenas um estado do México. Jovens são atraídas online por traficantes de seres humanos, exploradas para uma variedade de propósitos. Recentemente, um artigo foi publicado aqui no blog Noite Sinistra abordando o comércio de pessoas em nível global, enfatizando o agravamento dessa problemática nos tempos recentes. Muitas das vítimas sequestradas acabam sendo submetidas a trabalho forçado, exploração sexual, tráfico de órgãos e práticas similares. Um grande número de mulheres e meninas desaparece anualmente no México, e muitas delas nunca são encontradas vivas. Quando um casal percebeu que a filha deles havia desaparecido, eles entenderam que o tempo era crucial para encontrá-la. Elizabeth notou que algo estava profundamente errado cerca de 15 minutos após o desaparecimento de sua filha adolescente, que chamaremos de Karen para proteger sua identidade, conforme solicitado pela família.

"Eu simplesmente tive um pressentimento, uma angústia que eu nunca havia sentido antes. Vasculhei as ruas, entrei em contato com parentes e amigos, mas ninguém tinha notícias dela", ela relatou.

"Karen saiu de casa apenas com as roupas do corpo, sem dinheiro, sem telefone celular. Suspeitamos que ela tenha sido sequestrada."

Karen desapareceu em abril de 2013, quando tinha 14 anos. Ela se tornou uma das muitas jovens que sumiram nos últimos anos no Estado do México, que é a região mais densamente povoada do país. Conforme os dados mais recentes, impressionantes 1.238 mulheres e meninas foram reportadas como desaparecidas no Estado durante os anos de 2011 e 2012. Dentre essas, 53% eram meninas com menos de 17 anos. O destino de muitas delas, se estão vivas ou mortas, e quantas ainda permanecem desaparecidas, é desconhecido. Esse é o Estado onde as mulheres enfrentam um dos maiores riscos, com pelo menos 2.228 delas sendo assassinadas na última década.

Elizabeth oficializou o desaparecimento de sua filha após uma busca angustiante de três horas. No entanto, no México, a polícia só inicia uma investigação de desaparecimento após 72 horas, mesmo no caso de crianças. Devido a isso, Elizabeth e seu marido, Alejandro, decidiram conduzir sua própria investigação, começando por uma análise minuciosa das atividades online de sua filha.

"Ao acessar o perfil dela no Facebook, descobrimos a existência de um perfil que não conhecíamos, com mais de 4 mil amigos. Era como procurar uma agulha em um palheiro, mas um homem chamou nossa atenção. Ele aparecia em fotos com armas e jovens vestidas de forma inadequada, sendo amigo de muitas garotas da mesma idade que nossa filha", relatou Elizabeth.

"Esse homem nos alarmou, pois agia como um traficante de drogas, falando sobre territórios, planos de viagem e que em breve iria vê-la. Ele havia mantido contato com ela poucos dias antes do desaparecimento e até lhe deu um celular para que pudessem se manter em contato, algo que não sabíamos", acrescentou Alejandro.

traficomex2

Calcula-se que cerca de 20 mil indivíduos sejam vítimas de tráfico anualmente no México, de acordo com dados da Organização Internacional para Migração. A maioria deles é forçada a se envolver na prostituição. Autoridades afirmam que um número crescente de pessoas está sendo atraído via internet. A família de Karen estava ciente de que tinham pouco tempo para evitar que ela fosse levada para fora do país. Eles pressionaram as autoridades para emitir um alerta e distribuíram cartazes em terminais de ônibus e cabines telefônicas na Cidade do México. Além disso, conseguiram levar o caso de sua filha a programas de televisão e rádio.

Esse esforço e agilidade acabaram rendendo resultados. Dezesseis dias após o desaparecimento de Karen, ela foi deixada em um terminal de ônibus, juntamente com outra garota que havia desaparecido em um estado diferente. O grande destaque dado ao caso assustou o traficante, que planejava levar as jovens para Nova York. No entanto, ele nunca foi capturado.

"Esse indivíduo fez promessas de viagens, dinheiro, uma possível carreira na música e fama para ela. Ele manipulou Karen de forma eficaz, e, em sua inocência, ela não compreendeu a extensão do perigo que enfrentava", disse Alejandro.

No início, Karen sentiu raiva dos pais por terem frustrado o que ela acreditava ser uma grande oportunidade no campo da música. Elizabeth então a acompanhou a uma conferência onde outras jovens que também foram vítimas de tráfico compartilharam suas experiências.

"Quando ela ouviu as histórias dessas meninas e os horrores que enfrentaram, finalmente percebeu o perigo que havia escapado. Ela voltou da conferência completamente transformada", relatou a mãe.

Desde o retorno de Karen, Elizabeth e Alejandro auxiliaram 21 famílias angustiadas a reunirem-se com seus filhos desaparecidos. Contudo, eles ainda mantêm um álbum cheio de fotografias de outras crianças, algumas com apenas cinco anos de idade, que continuam desaparecidas. Eles me levaram ao outro lado do Estado do México para encontrar a família de Syama Paz, de 17 anos, que desapareceu em outubro de 2014, também vítima de recrutamento pela internet.

Durante nossa jornada, percorremos ao longo do Grande Canal que corta o Estado, onde o odor de suas águas poluídas era nauseante. Centenas de fragmentos de ossos foram retirados do canal em setembro do ano anterior, e desde então, os corpos de várias jovens desaparecidas foram identificados. A ausência de um banco de dados nacional de desaparecidos no México dificulta a identificação dos restos mortais.

Enquanto dirigia, Elizabeth recebeu uma perturbadora ligação solicitando auxílio na busca por duas irmãs, de 14 e três anos de idade, que haviam desaparecido dias antes enquanto brincavam na rua. A família estava em desespero, e Elizabeth prometeu denunciar o desaparecimento. No entanto, desta vez, ela não conseguiu oferecer ajuda, pois no dia seguinte, ela me informou que as meninas foram encontradas sem vida.

Tirada de dentro de casa

Quando alcançamos o local de destino, tive a oportunidade de aprender mais sobre Syama Paz Lemus, uma jovem reservada que gostava de interagir e jogar em redes sociais, passando boa parte do seu tempo no quarto, navegando no computador ou jogando Xbox. Seu quarto seguia o estilo típico de adolescente, com as paredes adornadas com pôsteres de bandas e personagens de desenhos japoneses. Uma profusão de cosméticos ocupava sua escrivaninha, enquanto uma TV e um aparelho de DVD ficavam aos pés da cama, agora decorada com um grande cartaz de "desaparecida", que a família levava para protestos.

Na noite que precedeu seu desaparecimento, Syama parecia notavelmente silenciosa, porém, a família acreditou que esse comportamento era característico da adolescência e não a pressionou para saber o que a estava incomodando. No dia em que a garota desapareceu, a mãe ligou para ela por volta das 17h para saber se havia almoçado, enquanto estava no trabalho, mas ao avô de Syama, que chegou às 20h, a jovem já tinha sumido. Seu quarto estava desarrumado, e o Xbox e algumas peças de roupa não estavam mais lá.

Os vizinhos relataram que Syama havia aberto a porta para um homem de capuz que chegara em um táxi pouco depois das 17h. Em seguida, ele a conduziu para fora da casa, carregando duas malas, e partiram em um veículo branco. No momento do desaparecimento, a mãe de Syama, Neida, procurou na internet, mas as contas de sua filha no Facebook e no Xbox haviam sido desativadas. Ela, por fim, descobriu uma pasta secreta contendo capturas de tela de ameaças virtuais que a jovem havia recebido nas semanas que antecederam seu desaparecimento.

"As ameaças eram bastante explícitas: elas diziam que, caso ela não fosse com essa pessoa, sua vida se tornaria um inferno, prometiam expor a vida dela nas redes sociais e asseguravam que a família iria se arrepender", contou Neida.

traficomex3

"Sempre tivemos inquietações em relação ao tempo que ela passava online, mas tínhamos conversas sobre os perigos e a importância de não divulgar informações pessoais."

Syama deixou mensagens para a mãe e os avós. "Ela assegurou que ficaria bem, pedindo que não nos preocupássemos e que não a procurássemos. Também me solicitou que cuidasse da irmã mais nova, e trouxe um presente para que ela sempre se lembrasse dela", disse a mãe, com lágrimas nos olhos.

Desde então, a família empenhou-se em investigar qualquer pista que pudesse ajudar a localizar a filha. Eles rastrearam chamadas desconhecidas feitas para o celular da garota e seguiram pistas anônimas por todo o país. No entanto, após dez meses, não houve avanços significativos. Em julho, o governador do Estado finalmente reconheceu, após anos de negação, que a violência de gênero é uma questão séria em algumas regiões. Ele emitiu o primeiro "alerta de gênero" em 11 das 125 cidades, incluindo Ecatepec, onde Syama residia. Isso implica que as autoridades federais devem investigar as causas por trás dos altos índices de violência de gênero e implementar medidas de curto e longo prazo para proteger mulheres e jovens.

O caso de Syama permanece em aberto, e a família mantém sua esperança. "A história de Karen nos faz acreditar que minha filha possa retornar um dia. É extremamente desafiador, pois você percebe o quanto a segurança é precária aqui; nem mesmo em sua própria casa você está verdadeiramente seguro."

REFERENCIAS: BBC

                        UOL NOTICIAS

                        NEWS HOJE