Realidade Virtual, ou ambiente virtual, é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário. Além da compreensão da RV como simulação da realidade através da tecnologia, a RV também se estende a uma apreensão de um universo não real, um universo de ícones e símbolos, mas permeando em um processo de significação o espectador desse falso universo o fornece créditos de um universo real.
O designer Erik De Nijs resolveu dar um ar mais casual ao conceito de computador vestível. Para isso, deixou de lado as roupas super futuristas e simplesmente “grudou” teclas na calça jeans. O modelo ainda está em seu estágio conceitual, mas funciona da seguinte maneira: ao se sentar, o usuário tecla em sua própria calça, como se estivesse apoiando o teclado no colo. A tal calça possui um teclado completo, com caixinhas de som e ainda mais com um mouse que pode ser facilmente guardado no bolso...
As TVs de LED, LCD e Plasma representam as principais tecnologias de exibição que moldaram o entretenimento doméstico nas últimas décadas. Cada uma dessas tecnologias tem suas características únicas, refletindo avanços significativos na forma como consumimos conteúdo visual.
2024 - As luvas de dados, ou luvas virtuais, são dispositivos essenciais na interação com sistemas de realidade virtual e robótica. Diferente das luvas comuns, essas tecnologias permitem ao usuário controlar diversos aspectos em ambientes simulados ou físicos, através da captação de parâmetros físicos como pressão, força linear, temperatura e textura de superfícies.