CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Como cobrir uma assinatura de calor infravermelha

verm1As pessoas usam a tecnologia térmica de muitas maneiras diferentes. Algumas aplicações são alguns grandes jogos de estratégia, semelhantes ao paintball, e sistemas de segurança, tanto por parte das forças policiais e de CCTV (circuito interno de televisão, do inglês: closed-circuit television). A termografia torna muito fácil encontrar pessoas ou objetos que estejam escondidos devido à sua assinatura de calor. Apenas esconder a sua assinatura de calor completamente não é uma opção viável, pois a falta da assinatura de calor pode causar um destaque diante das câmeras. Para cobrir a sua assinatura de calor, você precisa confundir a câmera.

Instruções

1 - Anexe um painel de vidro a uma alça de metal longa. Segure o escudo na frente de você na direção da câmera. O vidro filtra os raios da câmera, o que a impede de detectar a sua assinatura de calor.

2 - Cubra-se por galhos e arbustos enquanto estiver escondido. Apesar de a vegetação não mascarar a sua assinatura de calor, ela pode quebrar a silhueta que a câmera mostra e fará você se parecer menos como um ser humano. Feito corretamente, a assinatura de calor é tão dispersada que é geralmente negligenciada.

3 - Esconda-se embaixo de uma manta térmica ou tenda. Somente as suas partes cobertas pelo cobertor não poderão gerar uma assinatura de calor, então, garanta que as suas partes expostas não pareçam humanas.

4 - Esconda o seu entorno. Os escapamentos podem ser facilmente resfriados colocando uma toalha molhada em sua extremidade ou pulverizando com água. Feche as janelas, portas e aberturas para evitar que o calor escape. Muitas paredes dispersarão o calor lentamente, e isso só registrará uma assinatura baixa de calor.

5 - Use uma roupa de mergulho de neoprene. Ela impedirá que seu corpo transmita uma assinatura de calor, embora, uma vez que ela se aqueça, isso não será mais eficaz. Como resultado, esse método só funciona em curto prazo.

Dicas

Cobrir-se na lama não esconderá a sua assinatura de calor, apesar de esse ser um mito comum. A lama não reflete os feixes da câmera e se esquentará.

Fonte: SAS Survival Handbook: The ultimate guide to surviving anywhere; John Wiseman; 2009 [em inglês]
Thermal Imaging Cameras; T. L. Williams; 2009 [em inglês]
http://www.ehow.com.br/