IBM desenvolve o computador mais rápido do mundo: o Sequoia

    Sequoia_318/06/2012 - O mundo da tecnologia não se resume apenas a pequenos e elegantes dispositivos, a PCs de secretária, a iDevices, Androids e afins. Para manter a infraestutura de toda a Internet é necessário máquinas com um poder computacional quase incomparável, de alta disponibilidade e que dêm garantias de fiabilidade. Recentemente a IBM apresentou o seu super computador, o qual baptizou de Sequoia. Segundo consta, esta novo “super maquinão” será usado para construir e testar modelos de armas nucleares, evitando assim testes subterrâneos.

    Para se ter ideia da super potencia da máquina, o Sequoia é capaz de fazer 16,32 quatrilhões de cálculos por segundo! Por exemplo, em apenas uma hora o Sequoia é capaz de fazer cálculos que levariam cerca de 320 anos e necessitariam da colaboração de 6,7 mil milhões de pessoas, considerando que estas usavam calculadoras.

    Instalado no Laboratório Nacional de Lawrence Livermore, o Sequoia, computador desenvolvido pela IBM. pertence ao Departamento de Energia dos Estados Unidos e deve ser usado em simulações de armas nucleares, reduzindo a necessidade de testes físicos.

    Sequoia_1

    O computador colocou novamente os  Estados Unidos no topo da lista dos 500 supercomputadores mais rápido do mundo, superando o japonês ‘K Computer’, desenvolvido pela Fujitsu.

    O novo supercomputador norte-americano é 1,55 vezes mais rápido do que o japonês e utiliza mais de 1,5 milhão de processadores.

    Baseado na arquitetura Blue Gene/Q, o supercomputador atingiu um desempenho de 16,32 petaflops nos testes realizados e superou os 10,51 petaflops do japonês K Computer.

    Para manter tudo isso resfriado, a IBM utilizou em sua maior parte resfriamento por água. Só resta saber por quanto tempo a IBM segura esse título, pois a Fujitsu já anunciou planos para comercializar um supercomputador que poderá chegar aos 23,2 petaflops de cálculos por segundo.


    Fonte: http://www.cabecadecuia.com
           http://pplware.sapo.pt
           http://www.slashgear.com

    Translate

    ptenfrdeitrues

     

     

     Ajude a manter o site no ar.

     

    Curta O Arquivo no FacebookCurta O ARQUIVO no Facebook

    O Arquivo

    Sobre  |  Fale Conosco