CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Significado das Siglas em informática

siglas_2ADSL Assimetric Digital Subscriber Line, tecnologia de acesso rápido que usa as linhas telefônicas oferecida em várias cidades. As velocidades variam em geral de 256 k a 2 mbps, dependendo do plano escolhido. A principal virtude é não usar o sistema telefônico comutado, dispensando o assinante de pagar pulsos, apenas a tarifa mensal. AGP Acelerated Graphics Port. Barramento de dados extremamente rápido usado pela placa de vídeo. Aparece como um slot marrom na placa mãe. Slot usado atualmente para colocar placas de vídeo Off-Board. Esse Slot possui 3 velocidades, 2X, 4X e 8X. O padrão recentemente foi trocado pelo PCI-E. APM Advanced Power ...

Management. Sistema avançado de gerenciamento de energia que permite diminuir o consumo elétrico do computador. Útil sobretudo em micros portáteis.

Amd – Advanced Micro Devices – Microdispositivos avançados, fabricante de circuitos integrados, incluindo processadores usados em computadores.

APM - Advanced Power Management (Gerenciamento Avançado de Energia) – controla diversos componentes do sistema com o intuito de poupar energia quando não estão sendo utilizados

AT Advanced Tecnology, como era chamado o 286 lançado pela IBM em 84 (na época fazia sentido :-) Hoje é mais usado para se referir a gabinetes que não ainda não usam fonte ATX.

ATX O padrão de design para as placas e gabinetes modernos, prevê medidas definidas para as placas mães, gabinetes e modificações na fonte de alimentação.

ASP Active Server Pages, linguagem de programação para a Internet.

BBS Bulletin Board Service. Os primeiros serviços online, bem antes da Internet. A conexão era feita via modem, na época ainda modelos de 1200 ou 2400 bips.

BGA – Outro tipo de encapsulamento de memórias, porém utilizadas em placas mid/high end.

BIOS Basic Input / Output System. A primeira camada de software do sistema, responsável por "dar a partida" no micro.

Blu-ray – Blu-ray Disc (Disco Blu-ray)- meio de armazenamento de dados high definition (de alta densidade), sendo o sucessor do DVD e capaz de armazenar muitos mais dados que o mesmo

Boot (Inicialização) – sequência de operações que são executadas desde o momento em que você liga o computador, até ele estar pronto para uso

CD Compact Disk.

CISC Complex Instruction Set Computer. Computadores que executam diretamente um conjunto complexo de instruções, como o 486. Os processadores atuais incorporam um núcleo RISC (Reduced Instruction Set Computer), sendo chamados de híbridos.

Clock - Todo computador funciona em cima de frequências. Elas são chamadas e Clock.

CMOS Complementary Metal Oxide Semiconductor. Um pequeno pedaço de memória volátil, alimentado por uma bateria, usado para gravar as configurações do Setup.

CPU Central Processing Unit. Era mais usado na época dos mainframes, o termo mais atual é processador.

CROSS FIRE – Tecnologia desenvolvida pela AMD(Radeon), para se utilizar até 4 placas de vídeo ao mesmo tempo, em paralelo.

CRT - Cathode Ray Tube (Tubos de Raios Catódicos) – como são chamados os monitores mais antigos para computador

DDR Double Data Rate. Um tipo de memória duas vezes mais rápido que as memórias SDRAM atuais, que vem ganhando popularidade.

DIMM Double Inline Memory Mode. Os módulos de memória de 168 vias usados atualmente.

DMA Direct Memory Access. É uma recurso da placa mãe que permite que os periféricos acessem diretamente a memória RAM, sem consumir poder de processamento do processador.

DNS Domain Name Service. Transforma os endereços IP em nomes amigáveis, como www.guiadohardware.net, pode ser usado também em Intranets.

DOS Disk Operating System. Pode ser usado em relação a qualquer sistema operacional, mas é normalmente usado em relação ao MS-DOS

DPI: sigla de Dot Per Inch, ou Pontos por Polegada. É a famosa resolução que vemos descrita em impressoras e também em câmera digitais. Quanto maior a DPI melhor a definição da imagem registrada ou impressa.

DVD Digital Versatile Disk, armazena muito mais dados que o CD-ROM, sendo atualmente usado para armazenar filmes.

ECP Extended Capabilities Port é o padrão atual para a porta da Impressora, bem mais rápido que os padrões anteriores.

EDO RAM Extended Data Output Dynamic Ramdom Access Memory, evolução das memórias FPM, usada principalmente em micros Pentium antigos.

EPP Enhanced Parallel Port, padrão de porta paralela anterior ao ECP, tem a mesma velocidade, mas não suporta DMA.

EULA End User License Agreement. O contrato que você aceita antes de instalar os programas, geralmente sem ler.

FAQ Frequently Asked Questions. As perguntas mais comuns sobre algum tema. Para ler antes de perguntar.

FAT File Allocation Table. Num HD armazena a lista dos endereços ocupados por cada arquivo guardado, permitindo localiza-los.

FDD Floppy Disk Drive. O infame drive de disquetes.

FSB – Front Side Bus. É a frequência que o Processador e as memórias utilizam. É um dos “componentes” que são usados pra calcular o Clock do processador.

FTP File Transfer Protocol. É um protocolo usado para transferir arquivos pela Internet.

GHz: vem de Gigahertz e é usado normalmente para determinar a velocidade do clock do processador. Ou seja, quanto mais GHz, mas o processador será rápido em gerenciar informações. Em telefonia é também a unidade utilizada para medir a freqüência de telefones sem fio e demais aparelhos que utilizam sinais de rádio para seu funcionamento.  Nestes casos quanto maior a freqüência menor a possibilidade de interferências ou chiados na ligação.

GPU – Graphics Processor Unit ou Unidade de processamento gráfico. É o “processador” da placa de vídeo.

HDD Hard Disk Drive. A mesma coisa que disco rígido.

HT – Tecnologia utilizada pela Intel nos P4. Simula dois processadores dentro de um só.

HTML Hyper Text Markup Language. Uma linguagem de formatação de texto desenvolvida nos primórdios da Internet, mas padrão até hoje.

HTT – Hyper Transport. Tecnologia utilizada nos A64. É como se fosse o FSB, mas de forma diferente. Liga o processador diretamente nas memórias dispensando o NorthBridge, pois já possui sua própria controladora de memória.

HTTP Hyper Text Transfer Protocol. Foi desenvolvido originalmente para transferir páginas HTML, mas pode e é usado também para outros tipos de arquivo. As páginas WEB são acessadas usando-se este protocolo.

IDE Integrated Device Electronics. Barramento de dados que serve para a conexão do disco rígido, CD-ROM e outros dispositivos.

IRQ Interrupt Request Line. Funciona uma campainha que cada dispositivo pode usar quando quiser transferir dados ou instruções para o processador. Existem apenas 16 IRQs nos micros PC, dois dispositivos não podem usar o mesmo endereço.

ISA Industry Standard Architeture, padrão de barramento desenvolvido para os micros 286, mas usado até hoje. Os slots pretos da placa mãe.

ISDN Integrated Services Digital Network. Permite acessar a Internet a 128 K usando a linha telefônica. Disponível na maioria das cidades, mas pouco usado por causa das altas tarifas.

LAN Local Área Network. Qualquer rede de micros que englobe um pequeno espaço, uma sala ou mesmo um prédio.

LBA Logical Block Addressing. Um método de tradução que permite ao BIOS reconhecer HDs com mais de 528 MB. Suportado por todas as placas mães atuais.

LCD: vem de Liquid Crystal Display, ou Display de Cristal Líquido. São os monitores mais atuais que dispensam tubo de imagem traseiro e têm melhor definição de imagem.

MAC Macintosh Computer. Desenvolvido pela Apple, foi em 84 o primeiro micro doméstico a usar interface gráfica e modem. A arquitetura continua evoluindo até hoje, sendo a principal concorrente dos micros PC.

MBR Master Boot Record. A trilha zero do HD, onde ficam guardadas as informações sobre o(s) sistema(s) operacionais instalados.

MB / GB: é a sigla para megabyte, utilizado em diversos produtos para indicar capacidade de memória e/ou espaço útil em mídias como pendrives e HDs.

MHz: vem de Megahertz e, no caso de produtos de informática representa normalmente a velocidade com que as informações saem da CPU para a placa mãe, ou seja, no Barramento Frontal.

Mosfets – Reguladores de voltagem da placa. Eles regulam a voltagem que vai pra placa de vídeo, memórias ou CPU. São quadradinhos pretos que ficam perto do socket do processador. Quanto mais alta a voltagem mais ele esquenta.

MP3 MPEG Layer 3. Padrão de compactação de áudio que permite que as músicas fiquem com 1/10 do tamanho original sem uma degradação muito grande da qualidade.

NorthBridge – Chip desenvolvido com uma série de funções. Tanto FSB (sem os Atlhons 64) quanto para recursos da placa como, por exemplo, o Nforce 4 SLI.

NTFS NT File System. Sistema de arquivos usado pelo Windows NT e Windows 2000. Oferece vários recursos.

OS Operational System

Overclock – Quando aumentamos a frequência de uma determinada peça do pc além dos requisitos de fabrica.

PC Personal Computer. O primeiro PC foi lançado pela IBM em 81. Depois vieram os XTs, 286s, 386s até chegar nos dias de hoje.

PCI Peripheral Component Interconnect. O padrão de barramento atual, usado pela maioria dos dispositivos. Os slots brancos da placa mãe. Slot da placa mãe onde pode-se colocar placas como som, vídeo e (antigas) USB etc.

PCI-E – Novo padrão do slot de placas de vídeo. Foi trocado por fornecer mais energia para as placas, além de ter uma banda maior (16). Há uma possibilidade de usar 2 placas de vídeo ao mesmo tempo. Essa tecnologia chama-se SLI (NVIDIA) ou Cross-Fire(AMD).

PLL – Controlador de FSB. Fica na placa mãe, ele que controla o FSB como citado acima. Lembrando que quanto maior o FSB, mais esse chip esquenta.

PnP Plug and Play. Também chamado jocosamente de "Plug and Pray" (encaixe e reze :-), a idéia era permitir que novos periféricos fossem automaticamente reconhecidos e instalados, sem esforço do usuário.

PPM: vem de Páginas Por Minuto e é utilizada normalmente em impressoras para apresentar o rendimento do equipamento em impressões contínuas.

PS2: a sigla é uma homenagem à primeira linha de computadores IBM que possuía as saídas para teclado e mouse neste padrão. Os conectores PS2 são usados até hoje em PCs modernos desafiando a praticidade do USB. Placas-mãe, mouses e teclados usam esta interface por ocuparem menos espaço e liberar as conexões USB para periféricos. Em 1997 foram definidas cores para os padrões de entrada/saída dos PCs e os conectores PS2 ganharam as cores lilás para teclado e verde para mouse.

RPM: sigla para Rotações Por Minuto que indica a velocidade de rotação de discos rígidos (HDs). Quanto mais RPMs, ou seja, quanto mais vezes o HD girar numa mesma unidade de tempo, mas rápido será o acesso aos arquivos.

RAM Ramdom Access Memory. Memória de acesso aleatório, é a memória mais usada não apenas em micros PCs, mas na maioria dos computadores. É barata, mas tem a desvantagem de ser volátil.

RIMM Rambus Inline Memory Mode. Um padrão de memórias ultra rápido e ultra caro desenvolvido pela Rambus Inc. que a Intel insiste em tentar empurrar junto com seus processadores.

RISC Reduced Instruction Set Computer. Computadores que são capazes de executar poucas instruções diferentes, sendo em compensação extremamente rápidos.

ROM Read Only Memory. Existem vários tipos, usada para guardar dados que não precisarão ser alterados.

SCSI Small Computer System Interface. Um padrão de barramento para a conexão de discos rígidos, CD-ROMs, scanners, impressoras e vários outros dispositivos. Desenvolvido originalmente pela Apple para uso nos MACs.

SIMM Single Inline Memory Mode, os módulos de 72 vias usados até pouco tempo atrás.

SLI – Tenologia desenvolvida pela Nvidia (fabricante de chips 3d) que possibilita a utilização de duas ou mais placas de vídeo em paralelo.

SouthBridge – Chip desenvolvido com outra série de dispositivos como USB, por exemplo.

SVGA Super VGA, é geralmente usado com relação a monitores que suportam resoluções superiores a 640 x 480 e mais de 256 cores.

TCP/IP Transmissão Control Protocol / Internet Protocol. Desenvolvido na década de 60 pelo departamento de defesa dos EUA, para ser usado na Arpanet, rede militar que foi o embrião da Internet atual. A principal virtude do TCP/IP é permitir que os outros computadores da rede continuem conectados mesmo caso um ou vários computadores caiam. No caso de uma guerra, o que sobrasse da rede continuaria funcionando.

TSOP – Um tipo de encapsulamento de memória. Utilizado nas placas Low-End de hoje em dia.

TSR Terminate and Stay Resident.

USB Universal Serial Bus. Barramento plug-and-play relativamente lento (12 mbps) que pode ser usado por vários tipos de dispositivos. Todas as placas mãe atuais trazem pelo menos 2 portas USB. Cada porta pode ser compartilhada por vários dispositivos.

VCore – Voltagem que o processador está utilizando.

VDimm – Voltagem que a memória está utilizando.

VGPU – Voltagem que o GPU está utilizando.

VLB Vesa Logical Bus. Um padrão de barramento sucessor do ISA, mas anterior ao PCI, usado apenas em placas para 486. Criado pela Vesa, uma associação de fabricantes de placas de vídeo em 93.

WAP Wireless Application Protocol, um protocolo de dados desenvolvido para uso em dispositivos sem fio, como celulares.

WWW World Wide Web, ou Wait, Wait, Wait caso você use modem de 14.4

ZAW Zero Administration for Windows. Uma coleção de utilitários produzidos pela Microsoft que visa diminuir o trabalho dos administradores de rede, permitindo atualizar programas das estações apartir de qualquer ponto da rede, por exemplo.


Fonte: http://sofavoritosdanet.blogspot.com
http://www.bloghardwaremicrocamp.com.br
http://rainydayss.com
http://jujudahora.blogspot.com