CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Construa seu próprio raio trator sônico

raiotra124/01/2017 - Marzo usa seu raio trator sônico para levitar uma esfera de poliestireno de 3 milímetros de diâmetro. Há exatamente um ano, uma equipe da Universidade Pública de Navarra, na Espanha, apresentou um raio trator sônico capaz de manipular partículas em 3D. Agora eles simplificaram a tecnologia, permitindo que qualquer pessoa construa seu próprio raio trator sônico usando uma impressora 3D. A equipe disponibilizou um vídeo detalhado, além das instruções necessárias para a fabricação das peças e a montagem final do equipamento.

 

Levitação sônica e raio trator sônico

Embora a levitação sônica seja uma técnica largamente dominada, o raio trator sônico vai além - além de levitar os objetos, o dispositivo permite manipulá-los livremente. E tudo usando uma fonte única, ou seja, operando de um único lado do objeto.

"A parte mais importante é que ele consegue atrair a partícula em direção à fonte," explica Asier Marzo. "É muito fácil empurrar partículas para longe da fonte, mas o que é difícil é puxá-las, atrair as partículas."

A versão original era complexa e exigia um aparato eletrônico considerável para formatar as ondas sonoras de forma a criar uma "garra sônica". A nova versão "faça você mesmo" é passiva, baseada em um metamaterial cujos elementos fazem todo o trabalho de manipulação das ondas. Com isto, torna-se possível usar uma única fonte sonora.

"Nós podemos modular uma onda simples usando o metamaterial, que é basicamente um pedaço de material com um monte de tubos de diferentes comprimentos. O som passa através desses tubos e, quando sai do metamaterial, ele tem as fases corretas para criar o raio trator," detalhou Marzo.

Experimentos de microgravidade

Para montar seu raio trator, você precisará ter acesso a uma impressora 3D. Segundo Marzo, as peças que precisam ser adquiridas - que incluem um processador Arduino e um controlador de motor - custam cerca de US$70, pouco mais de R$220,00.

Segundo ele, o objetivo da disponibilização do projeto é permitir que pesquisadores e estudantes contem com um equipamento que pode ser muito útil, por exemplo, para estudar os efeitos da microgravidade sobre amostras biológicas.

"Recentemente tem havido vários artigos sobre o que acontece se levitarmos um embrião, como ele se desenvolve? Ou o que acontece se levitarmos bactérias?", detalhou Marzo. "Por exemplo, eles descobriram que a Salmonela é três vezes mais virulenta quando levitada. Alguns microrganismos reagem de maneira diferente à microgravidade."

As instruções para construção do raio trator sônico podem ser encontradas no Youtube, no endereço https://youtu.be/6YV0lou4L4c.

Bibliografia:

Realization of Compact Tractor Beams using Acoustic Delay-Lines
A. Marzo, A. Ghobrial, L. Cox, M. Caleap, A. Croxford, B.W. Drinkwater
Applied Physics Letters
Vol.: 110, Issue 1
DOI: 10.1063/1.4972407

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br