CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Napalm

nalpa topoNapalm é um composto gelatinoso baseado em alguns derivados de petróleo, seu nome vem de dois constituintes de sua formula os ácidos NAftênico e PALMítico. Foi criado na segunda guerra mundial por um grupo de químicos da universidade de Harvard, liderados por Louis Fieser. Um colega de Fieser sugeriu a adição de fósforo à formula do Napalm, para aumentar seu poder de penetração na musculatura, onde queimaria dia após dia. O napalm moderno (Napalm B) é composto de gasolina, benzeno e poliestireno, além de um agente químico para dar a ignição, no napalm original utilizava-se fósforo branco, o moderno utiliza Thermite. O napalm original queima por certa de 30 segundos, o moderno, 10 minutos! Entre 1965-1969, o napalm foi fabricado pela empresa Dow ...

(que aliás existe até hoje), na época a mesma sofreu boicotes e protestos. O napalm foi desenvolvido em 1942 durante a Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos por uma equipe de químicos da Universidade Harvard liderada por Louis Frieser. O nome napalm deriva do acrônimo dos nomes dos seus componentes originais, sais de alumínio co-precipitados dos ácidos nafténico e palmítico. Estes sais eram adicionados a substâncias inflamáveis para serem gelificadas.

Leia também - Indústria prepara boom de 3D em TVs e computadores

nalpa1

Mata?

E como... "Napalm é a dor mais terrível que você pode imaginar" disse Kim Phúc, protagonista de uma das fotos mais conhecidas do mundo, que garantiu o prêmio Pulitzer ao fotógrafo Nick Ut.

Segundo Kim, em uma entrevista cedida anos depois, disse que no momento estava gritando "Nóng quá, nóng quá" (muito quente, muito quente)

Para efeito de comparação, a água, ferve a 100 ºC, o napalm atingue temperaturas da casa de 800ºC!!

O napalm gruda na pele humana, e não há meios de removê-lo. Quando usado como bomba, o napalm satura todo o ar com monóxido de carbono, matando por asfixia; uma bomba de napalm lançada de um avião em voo rasante afeta uma área de 2,1 km² . Ele adere a pele e derrete a carne e para apagar só sufocando-o, o que causa uma dor insuportável. Um outro efeito do napalm em bombas, consiste na desoxigenação do ar envolvente e aumento da concentração de Monóxido de Carbono os quais provocam asfixia.

É proibido?

nalpa3

nalpa2

Leia também - A Banda "LERDA" do Brasil...Até quando? 

Em termos, não precisa nem falar pra não brincar com isso em casa, a chance de queimaduras extremas é quase certa, mas a lei internacional proíbe o uso de napalm contra alvos civis, porém não contra alvos militares.

 

Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Napalm
             http://toxipedia.org/display/toxipedia/Napalm
             http://brutoinformativohist.blogspot.com
             https://wordofhistory.wordpress.com