CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Paciente teve seu cérebro operado enquanto tocava violino pela primeira vez na história

paciviolino1Fevereiro de 2020 - Já pensou você ter que operar o cérebro e durante toda a cirurgia se manter acordado? Foi justamente isso que aconteceu com a inglesa Dagmar Turner, de 53, que não só ficou acordada como também tocou violino para que os médicos identificassem ‘ao vivo’ as partes do cérebro responsáveis por suas mãos, para que não fossem prejudicadas. Tudo começou quando ela foi diagnosticada com um tumor cerebral que crescia gradualmente e de forma lenta, com o passar do tempo esse tumor se desenvolveu e foi preciso realizar uma cirurgia para a retirada, antes que comprometesse as habilidades da artista.

O procedimento foi realizado no Hospital King’s College, de Londres no dia 19 de janeiro, mas só foi anunciado um mês depois, deixando com que Dagmar pudesse ficar em repouso absoluto sem a mídia cercando-a. Com ela tocando violino enquanto seu cérebro estava sendo exposto, os médicos puderam proteger as células do lóbulo frontal, região próxima a parte do cérebro da mulher em que a cirurgia foi realizada. “A ideia de não poder tocar mais me deixava arrasada”, afirmou Turner, que agradeceu à equipe médica por ter feito “todo o possível” para que o procedimento fossem bem-sucedido.

paciviolino2

Leia também - Venenos ocultos

“Fazemos cerca de 400 ressecções (extirpação de tumores) por ano, o que com frequência implica despertar os pacientes para fazer testes de linguagem”, indicou o cirurgião-chefe na operação, Keyoumars Ashkan. “Mas foi a primeira vez que fiz um paciente tocar um instrumento”, finaliza. A boa notícia é que 90% do tumor não existe mais: “incluindo todas as zonas suspeitas de (registrar) uma atividade agressiva”, enquanto se permitia à violinista “conservar o uso pleno de sua mão esquerda”. “Graças a eles, espero me reintegrar muito em breve a minha orquestra”, destacou a violista, que agora pode ficar em casa ao longo de todo o processo de recuperação.

Fonte: https://www.criatives.com.br/