Os vírus podem modificar epigeneticamente o DNA de uma pessoa

virter107/10/2018 - Os vírus podem causar muitos problemas de saúde diferentes em humanos, incluindo HIV / AIDS, hepatite, herpes e até câncer. Eles são um organismo estranho extremamente pequeno que invade células saudáveis ​​e procuram causar estragos em um ser humano ou animal saudável. Os vírus são compostos de RNA ou DNA coberto por uma casca de proteína e não podem se reproduzir por conta própria, portanto, dependem de seu hospedeiro para sobreviver.

Quando o vírus está dentro do corpo, ele sequestra a maquinaria das células saudáveis ​​inserindo seu próprio DNA na célula, permitindo que a célula fabrique mais do vírus. Acontece que os vírus desenvolveram a capacidade de fazer isso sem praticamente nenhuma consequência, porque podem inativar epigeneticamente um sistema imunológico saudável, não desligando-o completamente, mas silenciando-o, tornando o sistema imunológico inútil no combate ao vírus.

Um dos vírus mais prejudiciais ao corpo humano é o papilomavírus humano (HPV), que é responsável por mais de 500.000 casos de câncer cervical anualmente, em todo o mundo. O HPV se espalha pelo contato pele a pele e é dividido em dois tipos - HPV de baixo risco e HPV de alto risco. Muitas pessoas têm HPV de baixo risco, que causam verrugas na pele ou nas membranas mucosas (genitais masculinos e femininos) e raramente causam câncer porque são normalmente eliminadas pelo sistema imunológico. Quando o sistema imunológico não consegue lutar contra a infecção por HPV, o risco de câncer aumenta e torna-se HPV de alto risco.

Em um estudo recente da University of Colorado Cancer Center, o Dr. Sharon Kuss-Duerkop e o Dr. Dohun Pyeon descobriram que os vírus são capazes de suprimir a expressão gênica por meio da metilação do DNA, especificamente visando DNA metiltransferases (DNMTs).

Leia também - Corredores gravitacionais podem baratear viagens espaciais

Os pesquisadores explicaram que os vírus têm como alvo regiões do genoma conhecidas como regiões promotoras de DNA, que são seções de DNA que iniciam a transcrição de um determinado gene. Essas regiões são abundantes em nucleotídeos CpG e atuam como interruptores para a expressão gênica. Quando eles estão hipermetilados (muita metilação), eles são essencialmente desligados, o que também silencia esse gene.

Curiosamente, o vírus não metila diretamente esta área em si, mas, em vez disso, recruta as próprias proteínas humanas da pessoa para fazer o trabalho sujo e metilar a região.

"Os vírus codificam proteínas específicas que podem de alguma forma modular as metiltransferases do DNA", disse Kuss-Duerkop.

Os vírus optam por desativar genes como o interferon-b, que o sistema imunológico regularmente aloca para combater patógenos estranhos, o que lhes permite se replicar rapidamente e se desenvolver de maneira desenfreada. Isso pode levar ao desenvolvimento de câncer.

Em última análise, o vírus está suprimindo o sistema imunológico para seu próprio benefício, e promover a formação e proliferação de células cancerosas pode ser apenas um efeito colateral disso ”, disse Sharon Kuss-Duerkop. O ambiente que o vírus cria permite que as células tumorais se escondam das defesas do sistema imunológico, o que pode permitir que o tumor se espalhe mais facilmente.

No entanto, nem tudo são más notícias. A descoberta desse processo viral destaca as áreas em que os pesquisadores podem ligar o sistema imunológico para intensificar o combate a esses cânceres. Recentemente, houve sucesso no emprego de um inibidor do ponto de controle imunológico PD-1, que essencialmente remove as proteínas que camuflam as células cancerosas do sistema imunológico, permitindo que as células T destruam o tumor. Outra imunoterapia que está sendo considerada são as terapias com células CAR-T, que utilizam células T especificamente projetadas para procurar e destruir certas proteínas específicas do câncer e seus tumores associados.

Embora esses tratamentos tenham sido eficazes em alguns pacientes, outros pacientes não respondem da mesma maneira, portanto, pesquisas futuras são necessárias para descobrir como essas terapias podem ser universalmente eficazes. Kuss-Duerkop sugere que talvez a resposta esteja na desmetilação das regiões promotoras conhecidas associadas aos cânceres causados ​​por vírus. “Você não quer apenas diminuir a metilação globalmente, o que resultaria na superativação de todos os genes na célula, mas desmetilar algumas dessas regiões promotoras de genes seletivamente poderia reviver um sistema imunológico silenciado por vírus causadores de câncer”, ele notado.

Os vírus desenvolveram seus próprios métodos para garantir sua própria sobrevivência. O fato de serem capazes de modificar epigeneticamente o DNA de uma pessoa é, sem dúvida, perigoso para a saúde humana. Kuss-Duerkop espera que as informações descobertas neste estudo possam ajudar a desenvolver tratamentos futuros que envolvam a revitalização do sistema imunológico do próprio paciente para combater esses vírus furtivos e as doenças que eles causam.

Fonte: Kuss-Duerkop, S. et al. (2018). Regulação do vírus do tumor de DNA da metilação do DNA do hospedeiro e suas implicações para a evasão imunológica e oncogênese. Vírus, 10 (2): 82.

Referência: University of Colorado Anschutz Medical Campus. “É assim que os vírus inativam o sistema imunológico, causando câncer.” ScienceDaily. 2 de março de 2018. Web.

Fonte: https://www.whatisepigenetics.com/