CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Especialista: O Neuralink pode vender seus pensamentos privados para o "licitante mais alto"

neurapen14/04/2021 - "PREOCUPOU-ME COM O USO GERAL DE CHIPS CEREBRAIS NO FUTURO." Na semana passada, a Neuralink, empresa de implante neural de Elon Musk, lançou um vídeo de um primata, que foi implantado com sua tecnologia, jogando o jogo "Pong" com seus pensamentos. A demonstração tecnologicamente exuberante, mas de outra forma decepcionante - os neurocientistas desenvolveram e demonstraram a tecnologia de controle da mente em primatas décadas atrás - representou a crescente proeminência da Neuralink na esfera pública e levantou ...

questões importantes sobre privacidade, propriedade de dados e ética biomédica. “Embora eu esteja entusiasmada com as aplicações terapêuticas dos chips cerebrais para pessoas com problemas de movimento e memória, me preocupo com o uso generalizado de chips cerebrais no futuro”, disse a psicóloga cognitiva Susan Schneider ao Observer.

Schneider, que é o diretor do Center for the Future Mind da Florida Atlantic University, criticou as ambições de Elon Musk para o Neuralink por anos. Em 2019, ela disse que fundir a mente humana com a IA, como Musk disse que queria que o implante neural fizesse, seria o mesmo que suicídio.

Leia também - NPR: “Mounting Evidence” sugere que COVID não é tão mortal quanto o pensamento. Os especialistas falharam novamente?

“Sem regulamentações adequadas, seus pensamentos mais íntimos e dados biométricos poderiam ser vendidos para o licitante mais alto”, acrescentou Schneider em sua última entrevista.

Os dados neurológicos coletados como parte de um experimento ou tratamento médico são protegidos por regulamentos como o HIPAA. Mas não há barreiras legais que impeçam uma empresa como a Neuralink de coletar e vender dados cognitivos por meio de um implante neural de consumidor, como uma versão mais invasiva de como o Facebook monetiza seus dados.

E embora um implante neural capaz de fazer isso ainda esteja longe no futuro, o fato de que a tecnologia pode ultrapassar as regulamentações destinadas a proteger o público é alarmante.

Fonte: https://futurism.com/