CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O impacto da vacina COVID-19 nos ciclos menstruais precisa ser investigado após 30.000 mulheres relatarem mudanças, diz o principal cientista

ciclomes119/09/2021, por Bethany Dawson - Desde o lançamento das vacinas COVID-19, milhares de mulheres no Reino Unido têm dito que seus períodos foram interrompidos, dizem especialistas. Mais de 30.000 mulheres disseram que seu ciclo menstrual foi um pouco alterado após receber a vacina COVID-19, informou a Sky News. O esquema de Cartão Amarelo do Reino Unido, onde as pessoas podem relatar voluntariamente seus efeitos colaterais a qualquer medicamento - incluindo vacinas - mostrou que muitas mulheres tiveram uma interrupção em seus períodos.

A Dra. Victoria Male, imunologista reprodutiva do Imperial College London, escreveu no British Medical Journal que, embora essas mudanças sejam seguras e de curta duração, afirmou que uma investigação sobre por que isso acontece é crucial.

Nos EUA, o Instituto Nacional de Saúde está investindo US$ 1,67 milhão para entender como as vacinas COVID-19 afetam os períodos.

Dr. Male afirma que os períodos podem ser mais pesados ​​ou atrasados ​​por causa de uma resposta imune, e não representa nenhum perigo para o corpo.

"Pesquisas robustas sobre essa possível reação adversa permanecem críticas para o sucesso geral do programa de vacinação. Uma lição importante é que os efeitos das intervenções médicas na menstruação não devem ser uma reflexão tardia em pesquisas futuras", escreveu o Dr. Male.

Leia também - Como os aromas influenciam a nossa percepção

Escrevendo no The Telegraph, Caroline Criado-Perez, autora de Invisible Women, disse: "Como na maioria dos estudos clínicos, os testes de vacinas Covid-19 não investigaram os efeitos do ciclo menstrual - na verdade, em muitos testes, as mulheres são excluídas por causa do potencial efeitos do ciclo menstrual."

Não há razão para se preocupar significativamente com as alterações menstruais e os impactos a longo prazo, escreve o Dr. Male, já que a grande maioria dos que relatam as alterações pós-vacinais afirma que a normalidade ocorre rapidamente.

Enquanto isso, os dados disponíveis mostram que a vacina COVID-19 não tem efeitos adversos na fertilidade e na gravidez.

Fonte: https://www.businessinsider.com/