CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A NASA alerta para uma 'oscilação da lua' em breve. Inundações dramáticas podem seguir

lualouca114/07/2021 - Aparentemente as coisas vão ficar loucas em 2023. De acordo com um novo estudo da NASA Sea Level Change Science Team da Universidade do Havaí, todas as costas dos Estados Unidos verão um aumento nas marés altas por causa de um "oscilar" na órbita da lua. A equipe continua dizendo que essas marés altas darão início a "uma década de aumentos dramáticos nos números de inundações" na década de 2030.

Em um relatório do USA Today, a NASA explica a correlação do nível global do mar com a órbita da lua.

"As marés altas ficam mais altas e as marés baixas ficam mais baixas. O aumento global do nível do mar empurra as marés altas em apenas uma direção - mais alta. Assim, metade do ciclo lunar de 18,6 anos neutraliza o efeito do aumento do nível do mar nas marés altas, a outra metade aumenta o efeito", explica a NASA.

Os cientistas dizem que não há nada de novo ou perigoso na oscilação. Na verdade, o primeiro relato de uma oscilação da lua data de 1728. "A novidade é como um dos efeitos da oscilação na atração gravitacional da Lua - a principal causa das marés da Terra - se combinará com o aumento do nível do mar resultante do aquecimento do planeta, "A Nasa diz.

Quais partes dos EUA serão mais impactadas? De acordo com pesquisas da NASA, quase todas as costas continentais dos EUA, Havaí e Guam terão um salto nos números de inundações.

"Apenas as costas do extremo norte, incluindo o Alasca, serão poupadas por mais uma década ou mais, porque essas áreas de terra estão aumentando devido a processos geológicos de longo prazo", dizem os pesquisadores.

Leia também - Gravidade - Um dos Maiores Mistérios do Universo

Quão ruim será o aumento das inundações?

“As inundações às vezes ocorrem em aglomerados que duram um mês ou mais, dependendo das posições da Lua, Terra e Sol”, afirma o estudo.

Phil Thompson, professor assistente da Universidade do Havaí e principal autor do novo estudo, ressalta que, embora os furacões tragam mais água do que as inundações de maré alta, terão um grande impacto.

"Se inundar 10 ou 15 vezes por mês, uma empresa não pode continuar operando com seu estacionamento debaixo d'água", diz ele. “As pessoas perdem o emprego porque não conseguem trabalhar.

NASA, oscilação, lua, inundações, órbita, marés, inundações, realtório, correlação, global, atração, atração gravitacional, Terra, Sol

Fonte: https://www.chron.com/