CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Conheça Delta, o bom robô samaritano em uma vila na Indonésia

08/12/2021 - O robô, feito com uma panela de arroz e outros utensílios domésticos, está entregando alimentos e outros itens essenciais a moradores infectados pelo vírus. Seu nome é Delta, sua cabeça é feita de uma panela de arroz descartada e ela cumprimenta aqueles que se auto-isolam com “Assalamualaikum” – a paz esteja com você – ao entregar itens essenciais como comida ou desinfetante para os aldeões.

roboindo1Embora tenha o nome da variante maliciosa do coronavírus que circula agora, o robô branco e roxo se tornou uma força benevolente para o bem em Tembok Gede, uma vila indonésia em Java Oriental, onde ela está trazendo uma alegria muito necessária em um país duramente atingido pela pandemia. A ideia de um grupo de aldeões, a Delta foi criada ...

usando utensílios domésticos reciclados. Além de sua cabeça de panela de arroz, seu torso é feito de uma televisão quadrada, seus braços são feitos de tubos de PVC e sua voz pertence à esposa de um de seus criadores, Aseyan, líder comunitário.

“Desculpe, eu, assalamualaikum…. É uma entrega”, diz ela, ao chegar na casa de alguém. Ela é infalivelmente educada, dizendo adeus aos aldeões com um caloroso “Obrigado, desejo-lhe uma rápida recuperação”. Atenta a esses tempos de pandemia, a Delta também faz rondas de desinfecção toda semana, higienizando superfícies enquanto rola pela rua.
A Delta, que é operada por controle remoto e ganhou vida há duas semanas, tornou-se indispensável para os moradores presos em quarentena. A partir de agora, ela pode ser operada a cerca de 600 pés de distância. Mas Aseyan espera expandir seu alcance controlando-a em breve usando um telefone com conexão à Internet.

Tembok Gede tornou-se conhecida na Indonésia como uma vila inteligente, respeitada por seus esforços de reciclagem. A Delta foi originalmente projetada para trabalhar como garçonete servindo comida e bebidas em uma barraca de comida local. Benazir Imam Arif Muttaqin, um dos líderes deste projeto, disse que foi feito em colaboração com o Instituto de Tecnologia Telkom Surabaya e o Instituto de Tecnologia Adhi Tama Surabaya. Mas Aseyan disse que ela foi reaproveitada, à medida que a pandemia se espalhava, como uma maneira de alcançar aldeões que sofrem de coronavírus em áreas às vezes densamente povoadas, sem expor pessoas reais a riscos.

Leia também - Empresa holandesa começa a construir a primeira fazenda flutuante do mundo

“Havia uma pessoa que estava se auto-isolando e nos pediu para enviar seus bens”, disse ele. Ele colocou vegetais e comida no torso da Delta e enviou o robô para a casa dela por controle remoto.

No mês passado, a Indonésia tornou-se um novo epicentro da pandemia, ultrapassando temporariamente a Índia e o Brasil para se tornar o país com a maior contagem mundial de novas infecções. Na quarta-feira, o país havia relatado um total de 3,7 milhões de casos e mais de 112.000 mortes. Atualmente, 71 distritos e cidades na Indonésia estão sob fortes restrições, com escolas operando remotamente, mercados locais limitando visitantes e empresas locais fechando às 20h.

Fonte: The New York Times