CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Drama engole plano para matar atiradores de escola com drones Taser

droneT104/06/2022 - Infelizmente, isso não é tão surpreendente em 2022. O plano do fabricante de armas de choque Axon International de colocar drones Taser nas escolas é tão ruim que o próprio órgão de ética da empresa o derrubou. Poucas horas depois de anunciar seus Taser Drones de pesadelo, o conselho de ética da empresa divulgou uma declaração pública condenando não apenas o desenvolvimento da arma, mas a decisão da empresa de divulgar o plano, embora seu conselho de ética tenha desaconselhado todo o conceito.

Na carta não assinada, o Conselho Consultivo de Ética da Axon AI revelou que a ideia dos drones Taser foi trazida a eles “há mais de um ano” e que o órgão inicialmente votou para permitir que um programa piloto “seja usado apenas pela polícia”. Para adicionar ainda mais drama, o conselho disse que finalmente votou no mês passado para encerrar o desenvolvimento de drones Taser até que a empresa abordasse suas muitas preocupações éticas. Deu aos membros do conselho "uma pausa considerável", escreveram eles, que a Axon anunciou o programa contra seu conselho.

Leia também - Pulseira Salva-Vidas Kingii

Em entrevista à NBC News, a membro do conselho de ética da Axon e professora de direito da Universidade da Virgínia, Danielle Citron, disse que há uma chance de alguns ou todos os membros do conselho se demitirem devido a esse problema com a empresa.

"Há muita decepção", disse Citron, "mas muitos de nós não querem ser apressados ​​e perder a chance de influenciar. Se todos nós renunciarmos, quem está lá?"

droneT2

Ela disse ao site de notícias que até agora, o CEO da Axon, Rick Smith, estava atento às preocupações do conselho de ética, que toma sua decisão de anunciar o programa de drones Taser depois de ter sido desaconselhado a todo o estranho. Um lado bom? Pelo menos o desastre mostra que o conselho de ética da empresa não está apenas carimbando seus projetos. Em sua declaração inicial, Smith disse que o tiroteio em Uvalde e o debate sobre o controle de armas em torno dele o fizeram sentir que era o momento certo para anunciar os drones Taser.

“Agora é a hora de tornar essa tecnologia uma realidade”, escreveu Smith na declaração original da Axon, “e iniciar uma discussão pública robusta sobre como introduzir eticamente drones não letais nas escolas”.

Em um tópico do Reddit "Ask Me Anything" postado após os anúncios do duelo, o CEO disse que, embora planeje trabalhar com o conselho consultivo no processo de desenvolvimento do conceito de drone Taser, a Axon "pode ​​tomar uma decisão de que o conselho não Apoio, suporte." Ele acrescentou que ir a público contra a vontade do conselho "valeu o risco, dada a intensidade da discussão" em torno de Uvalde e os tiroteios em massa que ocorreram em seu rastro. Esse desastre é tão distópico quanto dramático, e acompanharemos essa história de perto para ver o que mais vem do debate sobre o drone Taser.

 

Axon propõe drones com taser para responder a eventos de atiradores ativos

droneT3

06/06/2022 - O fabricante de taser Axon propôs o desenvolvimento de um sistema de drone taser não letal operado remotamente, projetado para incapacitar atiradores ativos em menos de um minuto. Seguindo os recentes eventos de atiradores ativos em Uvalde, Texas, e Buffalo, Nova York, entre outros, a Axon espera desenvolver um drone ou robô com tasers que possam ser implantados no caso de uma situação de atirador ativo.

Para desenvolver essa tecnologia, a Axon sugere a fabricação de uma carga útil leve de taser que pode ser implantada em um drone ou robô e que pode ser enviada para uma escola para potencialmente desarmar um atirador ativo. Além disso, a Axon também propõe o uso do produto final para treinamentos de atiradores ativos de realidade virtual (VR).

Leia também - Gurgel, a montadora que surgiu de um sonho bem brasileiro

Embora nenhum produto oficial tenha sido lançado, a Axon já está recebendo críticas de alguns membros de seu conselho de ética e de alguns de seus consultores de tecnologia que estão chamando a ideia de implantar drones taser em uma sala de aula potencialmente perigosa. Por enquanto, o drone de divulgação de taser da Axon está nos estágios iniciais de planejamento e um protótipo não é esperado no futuro imediato.

Fonte: https://futurism.com/
           https://insights.globalspec.com/