CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Algas sendo convertidas em um substituto de salmão defumado sem peixe

salmdefu126/04/22 - Enquanto muitas pessoas adoram o sabor do salmão defumado, nem todo mundo se sente confortável com peixes selvagens sendo capturados, nem com peixes em cativeiro sendo criados. Essas pessoas podem estar com sorte, no entanto, já que um novo substituto do salmão defumado está em andamento – e é feito de algas. O produto está sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre a IFF-Dupont e a startup israelense SimpliiGood. Alegadamente parecendo muito com salmão defumado real, ...

o substituto é "composto por spirulina 100% pura, fresca e minimamente processada". A espirulina é uma cianobactéria de ocorrência comum, também conhecida como alga azul-verde. Já é amplamente utilizado como aditivo alimentar e suplemento de saúde, pois é muito rico em nutrientes, além de possuir propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e protetoras do cérebro. De fato, a SimpliiGood afirma que o substituto do salmão é 40% de proteína completa. A empresa cria as algas em uma série de lagoas localizadas em estufas no deserto do sul de Israel. Aproximadamente 50 toneladas (45 toneladas) de espirulina são colhidas todos os anos e 98% da água usada para cultivar as algas é reciclada.

Por meio de uma técnica proprietária desenvolvida pela IFF-Dupont, a spirulina crua é processada para assumir o sabor e o aroma do salmão defumado real. A tecnologia desenvolvida pela SimpliiGood também confere uma textura, sensação na boca e cor semelhantes ao salmão – a cor é obtida isolando um pigmento beta-caroteno que ocorre naturalmente nas algas. Os planos prevêem que um produto acabado esteja disponível comercialmente até o final do próximo ano. Outros substitutos de peixe à base de espirulina podem seguir.

Fonte: Simplii Good