CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Os cães-robôs de US$ 75.000 da Boston Dynamics se juntam ao Corpo de Bombeiros de Nova York para ajudar nas missões de busca e resgate - menos de um ano depois de perder o emprego no NYPD em meio a preocupações com a privacidade

bomrob121/03/2022 - O Corpo de Bombeiros de Nova York revelou seu último lote de recrutas - e é provável que eles levantem algumas sobrancelhas. Os cães-robôs de US$ 75.000 da Boston Dynamics, conhecidos como Spot, serão usados ​​para ajudar os bombeiros em missões de busca e resgate, de acordo com os bombeiros. Seu lançamento ocorre menos de um ano depois que o Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) foi forçado a rescindir seu contrato com a Boston Dynamics em meio a preocupações com a privacidade dos cães robôs.

Falando ao New York Times, o capitão Michael Leo, da unidade de robótica do Corpo de Bombeiros, assegurou que os cães robôs estão seguros e vão 'salvar vidas'.

"A indústria da TV e a indústria do cinema estão nos prejudicando de algumas maneiras, porque muitas vezes mostram fotos de robôs armados, e então as pessoas pensam que é assim que todos os robôs são", disse ele.

“Toda a nossa missão é salvar vidas. Essa é a coisa principal. Esses robôs salvarão vidas.'

Os cães robôs serão controlados por um operador humano e poderão coletar imagens e dados durante missões precárias de busca e resgate, além de medir a concentração de gases perigosos, segundo o New York Times.

Os robôs só coletarão dados sobre situações de materiais perigosos, de acordo com as autoridades. No entanto, Albert Fox Cahn, advogado da NYU School of Law, expressou preocupação sobre como os robôs poderiam coletar e usar dados no futuro. que mantém os bombeiros seguros, isso seria ótimo.

Leia também - Sirius: o acelerador de partículas brasileiro

'Mas a história sempre foi que, mesmo que seja trazido pela primeira vez para um caso convincente, você tem essa mania onde é usado para mais e mais cenários até chegar a áreas onde simplesmente não parece justificável.'

Em abril do ano passado, a Boston Dynamics foi forçada a rescindir seu contrato com o NYPD em meio a preocupações com a privacidade dos cães-robôs e temores de que eles fossem “perturbadores”. O NYPD provocou indignação quando testou os robôs durante uma prisão em um prédio de habitação pública em Manhattan antes de usá-los em uma situação de reféns no Bronx. A congressista Alexandria Ocasio-Cortez descreveu o cão como um "drone terrestre de vigilância robótica", enquanto a União Americana das Liberdades Civis expressou medo de que, se não for controlado, possa um dia tomar decisões policiais.

bomrob2

O chefe de contraterrorismo de Nova York, John Miller, disse ao The New York Times que o cachorro seria devolvido ao Boston Dynamics porque se tornou um 'alvo' para pessoas que criticavam a polícia. Em seu site, a Boston Dynamics afirma que 'o Spot não foi projetado para conduzir vigilância em massa ou para substituir policiais.'

“O robô foi usado para ajudar os humanos a avaliar remotamente situações potencialmente perigosas que incluem explosivos ou outros ambientes onde o risco para a saúde e segurança humana é alto”, observa a empresa.

Além disso, os Termos e Condições da Boston Dynamics proíbem o uso do Spot para prejudicar ou intimidar pessoas ou animais. Os termos também exigem conformidade com todas as leis aplicáveis, incluindo leis de privacidade.' Esta não é a primeira vez que o Corpo de Bombeiros de Nova York volta sua atenção para os robôs. Um robô vermelho volumoso apelidado de Super Droid foi usado em 2014, mas foi considerado muito pesado para realizar tarefas básicas.

O QUE É O SPOT MINI ROBO-DOG DA BOSTON DYNAMICS?

A Boston Dynamics exibiu pela primeira vez o Spot, o cão robô mais avançado já criado, em um vídeo publicado em novembro de 2017. A empresa, mais conhecida pelo Atlas, seu robô humanóide de 1,7 metro, revelou uma nova versão 'leve' do seu robô Spot. O canino robótico foi mostrado trotando por um pátio, com a promessa de que mais informações da empresa notoriamente secreta estão “em breve”.

“O Spot é um pequeno robô de quatro patas que cabe confortavelmente em um escritório ou em casa”, diz a empresa em seu site. Ele pesa 25 kg (55 lb) ou 30 kg (66 lb) quando você inclui o braço robótico. O Spot é totalmente elétrico e pode durar cerca de 90 minutos com uma carga, dependendo do que está fazendo, diz a empresa, ostentando que 'Spot é o robô mais silencioso que construímos.'

Leia também - Já imaginou acampar com uma barraca que produz energia solar (e ainda tem sinal de internet)?

Spot foi revelado pela primeira vez em 2016, e uma versão anterior da mini versão do spot com um estranho pescoço extensível foi mostrada ajudando em casa. No vídeo anterior da empresa, o robô é mostrado saindo da sede da empresa e entrando no que parece ser uma casa.

bomrob3

Lá, ajuda a carregar uma máquina de lavar louça e carrega uma lata para o lixo. Ele também em um ponto encontra uma casca de banana caída e cai drasticamente - mas usa seu pescoço extensível para se empurrar de volta.

“O Spot é um dos robôs mais silenciosos que já construímos, diz a empresa, devido aos seus motores elétricos.

“Ele tem uma variedade de sensores, incluindo câmeras de profundidade, um giroscópio de estado sólido (IMU) e sensores de propriocepção nos membros.

'Esses sensores ajudam na navegação e manipulação móvel.

'O Spot executa algumas tarefas de forma autônoma, mas geralmente usa um humano para orientação de alto nível.'

Fonte: https://www.dailymail.co.uk/